Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farhat, Nádia Moura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122810/
Resumo: Esta pesquisa investiga os saberes pedagógicos de docentes do lato sensu. Para tanto, inicialmente, contextualiza o ensino superior no Brasil e a composição dos saberes docentes: disciplinares, experienciais e pedagógicos. Destes, explicitaram-se a composição e sua inter-relação com a identidade profissional docente, considerando a pedagogia universitária e didática, o processo de ensino e aprendizagem de adultos, o planejamento pedagógico, a prática pedagógica em aula, a formação docente e pesquisas recentes sobre o tema. A pesquisa de campo coletou o perfil dos docentes num questionário on-line e depois, por meio de entrevistas semiestruturadas, os saberes pedagógicos de oito docentes da IES selecionada. Os resultados confirmaram a hipótese inicial. Constatou-se que eles praticamente não tiveram formação pedagógica prévia a sua atuação docente, mas se conscientizaram da importância desses saberes durante seu desenvolvimento profissional, a partir da prática de sala de aula, sem contar com uma fundamentação teórica educacional. As principais dimensões pedagógicas destacadas nas declarações foram a relação construtiva com os alunos e o desenvolvimento de seu pensamento crítico e complexo. Essas constatações subsidiaram propostas relevantes como dar voz aos alunos do lato sensu para que se complementem os resultados obtidos, intensificar o repertório de metodologias que promovam a autonomia do aluno, ampliar a responsabilidade da IES mediante a promoção e o desenvolvimento de ações pedagógicas formativas com o apoio dos coordenadores dos cursos lato sensu e mobilizar o Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a regulamentação desses cursos.
id USP_bb4040fa16edf90047aecf48e6240cfd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16102017-122810
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IESPedagogical know-how: a study with the faculty of a postgraduate diploma program in BrazilDidacticsDidáticaEnsino e aprendizagemFormação de professoresPedagogiaPedagogyPós-graduaçãoPostgraduate studiesProfessores de ensino superiorTeacher trainingTeachers of higher educationTeaching and learningEsta pesquisa investiga os saberes pedagógicos de docentes do lato sensu. Para tanto, inicialmente, contextualiza o ensino superior no Brasil e a composição dos saberes docentes: disciplinares, experienciais e pedagógicos. Destes, explicitaram-se a composição e sua inter-relação com a identidade profissional docente, considerando a pedagogia universitária e didática, o processo de ensino e aprendizagem de adultos, o planejamento pedagógico, a prática pedagógica em aula, a formação docente e pesquisas recentes sobre o tema. A pesquisa de campo coletou o perfil dos docentes num questionário on-line e depois, por meio de entrevistas semiestruturadas, os saberes pedagógicos de oito docentes da IES selecionada. Os resultados confirmaram a hipótese inicial. Constatou-se que eles praticamente não tiveram formação pedagógica prévia a sua atuação docente, mas se conscientizaram da importância desses saberes durante seu desenvolvimento profissional, a partir da prática de sala de aula, sem contar com uma fundamentação teórica educacional. As principais dimensões pedagógicas destacadas nas declarações foram a relação construtiva com os alunos e o desenvolvimento de seu pensamento crítico e complexo. Essas constatações subsidiaram propostas relevantes como dar voz aos alunos do lato sensu para que se complementem os resultados obtidos, intensificar o repertório de metodologias que promovam a autonomia do aluno, ampliar a responsabilidade da IES mediante a promoção e o desenvolvimento de ações pedagógicas formativas com o apoio dos coordenadores dos cursos lato sensu e mobilizar o Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a regulamentação desses cursos.The present study aims to investigate the pedagogical know-how of postgraduate diploma professors. In order to do so, it shall first contextualize higher education in Brazil and the constitution of a facultys disciplinary, experiential and pedagogical know-how. It shall focus on such constitution and its interrelation with teachers professional identity, taking into account university and didactic pedagogy, adult teaching and learning processes, pedagogical planning, pedagogical practice in classrooms, teacher training, and recent studies on the topic. Our field research collected teachers\' profiles by means of an online questionnaire. Then, the pedagogical know-how of eight professors from the selected higher education institution was assessed with semi-structured interviews. The results confirmed our initial hypothesis: most of them had not undergone pedagogical training before they started teaching; they noticed their classroom practice lacked a theoretical framework and became aware of its importance during their professional development. The main pedagogical dimensions highlighted in their testimonies were constructive relationships with students, and the development of complex and critical thinking. These findings supported relevant propositions such as giving voice to students so as to complement the results achieved, enhancing the repertoire of methodologies that promote students autonomy, increasing the institutions responsibility by promoting and developing pedagogical training with the support of postgraduate diploma coordinators, and mobilizing the Brazilian Ministry of Education (MEC) to strengthen the regulation of these programs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria de Lourdes Ramos daFarhat, Nádia Moura2017-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122810/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-16102017-122810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
Pedagogical know-how: a study with the faculty of a postgraduate diploma program in Brazil
title Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
spellingShingle Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
Farhat, Nádia Moura
Didactics
Didática
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Pedagogia
Pedagogy
Pós-graduação
Postgraduate studies
Professores de ensino superior
Teacher training
Teachers of higher education
Teaching and learning
title_short Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
title_full Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
title_fullStr Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
title_full_unstemmed Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
title_sort Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
author Farhat, Nádia Moura
author_facet Farhat, Nádia Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria de Lourdes Ramos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Farhat, Nádia Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Didactics
Didática
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Pedagogia
Pedagogy
Pós-graduação
Postgraduate studies
Professores de ensino superior
Teacher training
Teachers of higher education
Teaching and learning
topic Didactics
Didática
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Pedagogia
Pedagogy
Pós-graduação
Postgraduate studies
Professores de ensino superior
Teacher training
Teachers of higher education
Teaching and learning
description Esta pesquisa investiga os saberes pedagógicos de docentes do lato sensu. Para tanto, inicialmente, contextualiza o ensino superior no Brasil e a composição dos saberes docentes: disciplinares, experienciais e pedagógicos. Destes, explicitaram-se a composição e sua inter-relação com a identidade profissional docente, considerando a pedagogia universitária e didática, o processo de ensino e aprendizagem de adultos, o planejamento pedagógico, a prática pedagógica em aula, a formação docente e pesquisas recentes sobre o tema. A pesquisa de campo coletou o perfil dos docentes num questionário on-line e depois, por meio de entrevistas semiestruturadas, os saberes pedagógicos de oito docentes da IES selecionada. Os resultados confirmaram a hipótese inicial. Constatou-se que eles praticamente não tiveram formação pedagógica prévia a sua atuação docente, mas se conscientizaram da importância desses saberes durante seu desenvolvimento profissional, a partir da prática de sala de aula, sem contar com uma fundamentação teórica educacional. As principais dimensões pedagógicas destacadas nas declarações foram a relação construtiva com os alunos e o desenvolvimento de seu pensamento crítico e complexo. Essas constatações subsidiaram propostas relevantes como dar voz aos alunos do lato sensu para que se complementem os resultados obtidos, intensificar o repertório de metodologias que promovam a autonomia do aluno, ampliar a responsabilidade da IES mediante a promoção e o desenvolvimento de ações pedagógicas formativas com o apoio dos coordenadores dos cursos lato sensu e mobilizar o Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a regulamentação desses cursos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122810/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122810/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257081727418368