Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27072021-104740/ |
Resumo: | O cinema na perspectiva da pesquisa educacional foi o caminho escolhido nesta dissertação de mestrado para estudar a infância em sua dimensão simbólica e cultural. Com o objetivo de investigar como a infância é pensada/imaginada/configurada pelo cinema e como pensa/imagina/configura o mundo, os outros e a si mesma, estudei personagens infantis de quatro filmes: Moncho em A língua das mariposas (1999), Thiago em Mutum (2007), Pelle em Pelle, o conquistador (1987) e Laure/Mickäel em Tomboy (2011). A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e na hermenêutica de Paul Ricoeur, com referencial teórico calcado na Antropologia do imaginário (Gaston Bachelard, Gilbert Durand) e em autores de áreas diversas, como cinema, sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento, entre outras abordagens educacionais. O percurso possibilitou compreender aspectos importantes da infância, como a relação aluno-professor, os processos iniciáticos, a memória e a construção da identidade. Buscou-se, na pesquisa desenvolvida, uma relação integrada entre cinema e educação, não subordinando um ao outro, mas considerando, em ambos, seu potencial formador, ao propiciar experiências sensíveis e transformadoras |
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Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e TomboyChildhood, cinema and education: a hermeneutic study of the child in the films Butterfly, Mutum, Pelle and TomboyChildhoodCinemaCinemaEducaçãoEducationFilm interpretationGêneroGenreIdentidadeIdentityImaginárioImaginaryInfânciaInitiatory processesInterpretação de filmesMemóriaMemoryProcessos iniciáticosO cinema na perspectiva da pesquisa educacional foi o caminho escolhido nesta dissertação de mestrado para estudar a infância em sua dimensão simbólica e cultural. Com o objetivo de investigar como a infância é pensada/imaginada/configurada pelo cinema e como pensa/imagina/configura o mundo, os outros e a si mesma, estudei personagens infantis de quatro filmes: Moncho em A língua das mariposas (1999), Thiago em Mutum (2007), Pelle em Pelle, o conquistador (1987) e Laure/Mickäel em Tomboy (2011). A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e na hermenêutica de Paul Ricoeur, com referencial teórico calcado na Antropologia do imaginário (Gaston Bachelard, Gilbert Durand) e em autores de áreas diversas, como cinema, sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento, entre outras abordagens educacionais. O percurso possibilitou compreender aspectos importantes da infância, como a relação aluno-professor, os processos iniciáticos, a memória e a construção da identidade. Buscou-se, na pesquisa desenvolvida, uma relação integrada entre cinema e educação, não subordinando um ao outro, mas considerando, em ambos, seu potencial formador, ao propiciar experiências sensíveis e transformadorasThe cinema from the perspective of educational research was the way chosen in this work to study childhood in its symbolic and cultural dimension. The aim was to investigate how childhood is thought/imagined/configured by cinema and how childhood thinks/imagines/ configures the world, others and itself. The characters studied were: Moncho in Butterfly (1999), Thiago in Mutum (2007), Pelle in Pelle the Conqueror (1987) and Laure/Mickäel in Tomboy (2011). The methodology used was based on the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty, on the hermeneutics of Paul Ricoeur, with the theoretical approach based on the Anthropology of the Imaginary (Gaston Bachelard, Gilbert Durand), among others authors from different areas, such as cinema, childhood sociology, psychology development. The unfolding process of this research made it possible to understand important aspects of childhood, such as the student-teacher relationship, initiation processes, memory and the construction of identity. In the research developed, an integrated relationship between cinema and education was pursue, not subordinating neither of them to the other, but considering both in their potential to be formative, by providing sensitive and transforming experiencesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSaura, Soraia ChungTambara, Mariana2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27072021-104740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-27T16:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-27072021-104740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-27T16:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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