Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambara, Mariana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27072021-104740/
Resumo: O cinema na perspectiva da pesquisa educacional foi o caminho escolhido nesta dissertação de mestrado para estudar a infância em sua dimensão simbólica e cultural. Com o objetivo de investigar como a infância é pensada/imaginada/configurada pelo cinema e como pensa/imagina/configura o mundo, os outros e a si mesma, estudei personagens infantis de quatro filmes: Moncho em A língua das mariposas (1999), Thiago em Mutum (2007), Pelle em Pelle, o conquistador (1987) e Laure/Mickäel em Tomboy (2011). A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e na hermenêutica de Paul Ricoeur, com referencial teórico calcado na Antropologia do imaginário (Gaston Bachelard, Gilbert Durand) e em autores de áreas diversas, como cinema, sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento, entre outras abordagens educacionais. O percurso possibilitou compreender aspectos importantes da infância, como a relação aluno-professor, os processos iniciáticos, a memória e a construção da identidade. Buscou-se, na pesquisa desenvolvida, uma relação integrada entre cinema e educação, não subordinando um ao outro, mas considerando, em ambos, seu potencial formador, ao propiciar experiências sensíveis e transformadoras
id USP_bbf2c0f5b6487d6e12c374c668144469
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27072021-104740
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e TomboyChildhood, cinema and education: a hermeneutic study of the child in the films Butterfly, Mutum, Pelle and TomboyChildhoodCinemaCinemaEducaçãoEducationFilm interpretationGêneroGenreIdentidadeIdentityImaginárioImaginaryInfânciaInitiatory processesInterpretação de filmesMemóriaMemoryProcessos iniciáticosO cinema na perspectiva da pesquisa educacional foi o caminho escolhido nesta dissertação de mestrado para estudar a infância em sua dimensão simbólica e cultural. Com o objetivo de investigar como a infância é pensada/imaginada/configurada pelo cinema e como pensa/imagina/configura o mundo, os outros e a si mesma, estudei personagens infantis de quatro filmes: Moncho em A língua das mariposas (1999), Thiago em Mutum (2007), Pelle em Pelle, o conquistador (1987) e Laure/Mickäel em Tomboy (2011). A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e na hermenêutica de Paul Ricoeur, com referencial teórico calcado na Antropologia do imaginário (Gaston Bachelard, Gilbert Durand) e em autores de áreas diversas, como cinema, sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento, entre outras abordagens educacionais. O percurso possibilitou compreender aspectos importantes da infância, como a relação aluno-professor, os processos iniciáticos, a memória e a construção da identidade. Buscou-se, na pesquisa desenvolvida, uma relação integrada entre cinema e educação, não subordinando um ao outro, mas considerando, em ambos, seu potencial formador, ao propiciar experiências sensíveis e transformadorasThe cinema from the perspective of educational research was the way chosen in this work to study childhood in its symbolic and cultural dimension. The aim was to investigate how childhood is thought/imagined/configured by cinema and how childhood thinks/imagines/ configures the world, others and itself. The characters studied were: Moncho in Butterfly (1999), Thiago in Mutum (2007), Pelle in Pelle the Conqueror (1987) and Laure/Mickäel in Tomboy (2011). The methodology used was based on the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty, on the hermeneutics of Paul Ricoeur, with the theoretical approach based on the Anthropology of the Imaginary (Gaston Bachelard, Gilbert Durand), among others authors from different areas, such as cinema, childhood sociology, psychology development. The unfolding process of this research made it possible to understand important aspects of childhood, such as the student-teacher relationship, initiation processes, memory and the construction of identity. In the research developed, an integrated relationship between cinema and education was pursue, not subordinating neither of them to the other, but considering both in their potential to be formative, by providing sensitive and transforming experiencesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSaura, Soraia ChungTambara, Mariana2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27072021-104740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-27T16:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-27072021-104740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-27T16:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
Childhood, cinema and education: a hermeneutic study of the child in the films Butterfly, Mutum, Pelle and Tomboy
title Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
spellingShingle Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
Tambara, Mariana
Childhood
Cinema
Cinema
Educação
Education
Film interpretation
Gênero
Genre
Identidade
Identity
Imaginário
Imaginary
Infância
Initiatory processes
Interpretação de filmes
Memória
Memory
Processos iniciáticos
title_short Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
title_full Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
title_fullStr Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
title_full_unstemmed Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
title_sort Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy
author Tambara, Mariana
author_facet Tambara, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saura, Soraia Chung
dc.contributor.author.fl_str_mv Tambara, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood
Cinema
Cinema
Educação
Education
Film interpretation
Gênero
Genre
Identidade
Identity
Imaginário
Imaginary
Infância
Initiatory processes
Interpretação de filmes
Memória
Memory
Processos iniciáticos
topic Childhood
Cinema
Cinema
Educação
Education
Film interpretation
Gênero
Genre
Identidade
Identity
Imaginário
Imaginary
Infância
Initiatory processes
Interpretação de filmes
Memória
Memory
Processos iniciáticos
description O cinema na perspectiva da pesquisa educacional foi o caminho escolhido nesta dissertação de mestrado para estudar a infância em sua dimensão simbólica e cultural. Com o objetivo de investigar como a infância é pensada/imaginada/configurada pelo cinema e como pensa/imagina/configura o mundo, os outros e a si mesma, estudei personagens infantis de quatro filmes: Moncho em A língua das mariposas (1999), Thiago em Mutum (2007), Pelle em Pelle, o conquistador (1987) e Laure/Mickäel em Tomboy (2011). A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e na hermenêutica de Paul Ricoeur, com referencial teórico calcado na Antropologia do imaginário (Gaston Bachelard, Gilbert Durand) e em autores de áreas diversas, como cinema, sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento, entre outras abordagens educacionais. O percurso possibilitou compreender aspectos importantes da infância, como a relação aluno-professor, os processos iniciáticos, a memória e a construção da identidade. Buscou-se, na pesquisa desenvolvida, uma relação integrada entre cinema e educação, não subordinando um ao outro, mas considerando, em ambos, seu potencial formador, ao propiciar experiências sensíveis e transformadoras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27072021-104740/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27072021-104740/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257414849527808