Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambara, Mariana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27072021-104740/
Resumo: O cinema na perspectiva da pesquisa educacional foi o caminho escolhido nesta dissertação de mestrado para estudar a infância em sua dimensão simbólica e cultural. Com o objetivo de investigar como a infância é pensada/imaginada/configurada pelo cinema e como pensa/imagina/configura o mundo, os outros e a si mesma, estudei personagens infantis de quatro filmes: Moncho em A língua das mariposas (1999), Thiago em Mutum (2007), Pelle em Pelle, o conquistador (1987) e Laure/Mickäel em Tomboy (2011). A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e na hermenêutica de Paul Ricoeur, com referencial teórico calcado na Antropologia do imaginário (Gaston Bachelard, Gilbert Durand) e em autores de áreas diversas, como cinema, sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento, entre outras abordagens educacionais. O percurso possibilitou compreender aspectos importantes da infância, como a relação aluno-professor, os processos iniciáticos, a memória e a construção da identidade. Buscou-se, na pesquisa desenvolvida, uma relação integrada entre cinema e educação, não subordinando um ao outro, mas considerando, em ambos, seu potencial formador, ao propiciar experiências sensíveis e transformadoras
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