Educação e ecologia: práticas de autonomia social ou renovados discursos do poder do capital transnacional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana, Fernando Bomfim
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102008-170403/
Resumo: A partir da perspectiva do fortalecimento da autonomia social dos diversos povos da Humanidade em relação ao Estado e às grandes corporações financeiras, a pesquisa aborda a atualidade dos conceitos e das práticas da educação integral e da ecologia social. Por um lado, procuro analisar criticamente a incorporação das ciências da educação e da ecologia no processo de transnacionalização do capital. Pelo outro lado, enfatizo as possibilidades de práticas de educação e ecologia na construção de relações sociais voltadas para as habilidades de auto-governo de comunidades e populações tradicionais. Assim, apresento alguns dos antecedentes históricos da educação integral e da ecologia social, e em seguida ressalto experiências inovadoras atuais nessas áreas do conhecimento. Durante este trabalho, destaco a experiência da Escola da Ponte, em Portugal. Finalmente, procuro estabelecer relações entre as novas formas de preconceito social e a visão urbanocêntrica de desenvolvimento humano, e alguns dos impactos sócioambientais e genocídios culturais contemporâneos sofridos pelas pessoas que não concordam com este caminho de existência humana.
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