EducaÃÃo Integral no Brasil: reflexÃes acerca da formaÃÃo para o esclarecimento e a autonomia na perspectiva de Adorno.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18816 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEducaÃÃo Integral no Brasil: reflexÃes acerca da formaÃÃo para o esclarecimento e a autonomia na perspectiva de Adorno.2016-12-19EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012FÃtima Maria Nobre Lopes07399812349TÃnia Serra Azul Machado Bezerra83739114304http://lattes.cnpq.br/0753572752630200Adauto Lopes da Silva Filho06085431368Alberto Dias Gadanha53543041800http://lattes.cnpq.br/713863731411895752786358353OcÃlio Jackson BragaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo IntegralAutonomiaCapitalismoEmancipaÃÃo humanaIntegral EducationAutonomyCapitalismHuman emancipationEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior O tema do presente trabalho à a educaÃÃo integral no contexto da educaÃÃo brasileira, exercendo reflexÃes acerca da sua dimensÃo emancipatÃria tomando como referencial o pensamento adorniano. Atualmente, a educaÃÃo integral à apresentada pelo governo brasileiro como proposta norteadora das polÃticas pÃblicas e programas como o Mais EducaÃÃo. No entanto, à preciso verificar atà que ponto a educaÃÃo integral no nosso PaÃs realiza uma real formaÃÃo emancipadora ou se à mais um instrumento de alienaÃÃo da sociedade capitalista. Seguindo uma crÃtica a essa sociedade, Adorno, teÃrico da Escola de Frankfurt, considera que a sociedade capitalista avanÃada intensificou a alienaÃÃo do homem uma vez que predomina a racionalidade instrumental e a indÃstria cultural ocupando todos os aspectos da formaÃÃo cultural, principalmente, a educaÃÃo escolar, direcionando-a para o consumo supÃrfluo, a semiformaÃÃo, a padronizaÃÃo e a reproduÃÃo social e propÃe a formaÃÃo do sujeito crÃtico compartilhando com o pensamento marxiano de formaÃÃo omnilateral. Diante de tais questÃes, pergunta-se: a educaÃÃo integral brasileira à uma educaÃÃo emancipatÃria na perspectiva de Adorno? Levanta-se, pois, a hipÃtese de que a teoria de Adorno fornece elementos para se pensar um modelo de educaÃÃo integral, com base na formaÃÃo humana para o esclarecimento e a autonomia. O objetivo à investigar se a educaÃÃo integral na polÃtica educacional brasileira tem o sentido de uma educaÃÃo emancipatÃria, ou seja, se ela realiza uma formaÃÃo para o esclarecimento e a autonomia, tomando como referencial a perspectiva de Adorno. A metodologia da pesquisa à teÃrica, de natureza qualitativa, e consiste numa anÃlise imanente principalmente das obras de Theodor Adorno que versam sobre educaÃÃo, tendo como referencial o materialismo histÃrico-dialÃtico sem que se excluam a contribuiÃÃo de outros autores contemporÃneos sobre a temÃtica em estudo. Como resultado, o estudo possibilitou compreender que a dimensÃo polÃtico-filosÃfica da educaÃÃo integral no Brasil à orientada historicamente por uma matriz nÃo-crÃtica em relaÃÃo à sociedade capitalista e, portanto, voltada para a semiformaÃÃo, e nÃo para a formaÃÃo humana. Esta, por sua vez, encontra no pensamento adorniano, elementos de uma formaÃÃo omnilateral ou educaÃÃo integral emancipatÃria que visa desenvolver a racionalidade crÃtica e Ãtica com todos os seus sentidos fÃsicos e espirituais, valorizando a riqueza subjetiva da sensibilidade humana e libertando-a da razÃo instrumental, da semiformaÃÃo e da alienaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18816application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:35Zmail@mail.com - |
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