Tentativas de treino com reforçamento intercaladas em testes de equivalência por meio do procedimento Go/no-go com estímulos compostos em crianças com autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-09072020-163038/ |
Resumo: | O estudo de Silva e Debert (2017) mostrou o estabelecimento de relações condicionais (AB/BC) e a emergência de relações simétricas (BA/CB) em duas crianças com autismo a partir de um treino com o procedimento Go/no-gocom estímulos compostos. Entretanto, não foram obtidos resultados positivosna emergência das relações de Transitividade e Equivalência (AC/CA) em sessões de testes sem reforçamento. O presente estudo avaliou se testes com tentativas intercaladasde treino com reforçamento diferencialpermitiriam estabelecer classes de equivalência a partir do procedimentoGo/no-gocom estímulos compostos. Para isto, participaram quatro crianças com autismo. Apósos pré-testes (AB/BC, BA/CB e AC/CA) e doestabelecimento das relações AB/BC no treino, foram realizados os pós-testes BA/CB e AC/CA com tentativas intercaladas de treino (AB/BC) com reforçamento diferencial. Todos os participantes aprenderam as relações condicionais nas fases de treino, obtiveram altas porcentagem de acertos diante tentativas intercaladas e apresentaram a emergência das relações BA/CB. Nos testes AC/CA,dos quatro participantes, um apresentou a emergência imediata dessas relações, doisdeixaram de responder nas tentativas de teste e um respondeu diante de todas as tentativas de teste.A partir dos resultados obtidos foi realizado umsegundo experimento com duas díadessimilar ao experimento anterior com tentativas de treino com reforçamento diferencial intercaladas nos testes. Para primeira díade, os pré-testes (BA/CB e AC/CA)não foram realizados e o pós-teste AC/CA foi conduzido imediatamente após o treino. Para a segunda díade, não foram realizados os mesmos pré-testes, porémo pós-teste AC/CA foi conduzido imediatamente após a obtenção de resultados positivos no pós-testes BA/CB. Assim, pretendeu-se avaliar se uma redução naquantidade de testes em extinção facilitaria a produção dos desempenhos emergentes e se a simetria poderia ser um pré-requisito para a emergência da transitividade.Os quatro participantes apresentaram a emergência das relações simétricas, mas somente um participante da segunda díade apresentou a emergência atrasada das relações AC/CA. O conjunto de resultados aponta que o uso de tentativas intercaladas com reforçamento diferencial, com o conjunto de parâmetros utilizados,não produziu melhores resultados que estudos anteriores na formação de classes de equivalência com crianças com autismo por meio do Go/no-gocom estímulos compostos. A redução do uso de pré-testeseoutros parâmetros que podem produzir resultados positivos são discutidos |
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Tentativas de treino com reforçamento intercaladas em testes de equivalência por meio do procedimento Go/no-go com estímulos compostos em crianças com autismoInterspersed training trials with reinforcement in equivalency tests by go/no-go procedure with compound stimuli in children with autismAutismAutismoDerived relationsEquivalenceEquivalênciaGo/no-go com estímulos compostosGo/no-go with compound stimuliReforçamentoReinforcementRelações derivadasO estudo de Silva e Debert (2017) mostrou o estabelecimento de relações condicionais (AB/BC) e a emergência de relações simétricas (BA/CB) em duas crianças com autismo a partir de um treino com o procedimento Go/no-gocom estímulos compostos. Entretanto, não foram obtidos resultados positivosna emergência das relações de Transitividade e Equivalência (AC/CA) em sessões de testes sem reforçamento. O presente estudo avaliou se testes com tentativas intercaladasde treino com reforçamento diferencialpermitiriam estabelecer classes de equivalência a partir do procedimentoGo/no-gocom estímulos compostos. Para isto, participaram quatro crianças com autismo. Apósos pré-testes (AB/BC, BA/CB e AC/CA) e doestabelecimento das relações AB/BC no treino, foram realizados os pós-testes BA/CB e AC/CA com tentativas intercaladas de treino (AB/BC) com reforçamento diferencial. Todos os participantes aprenderam as relações condicionais nas fases de treino, obtiveram altas porcentagem de acertos diante tentativas intercaladas e apresentaram a emergência das relações BA/CB. Nos testes AC/CA,dos quatro participantes, um apresentou a emergência imediata dessas relações, doisdeixaram de responder nas tentativas de teste e um respondeu diante de todas as tentativas de teste.A partir dos resultados obtidos foi realizado umsegundo experimento com duas díadessimilar ao experimento anterior com tentativas de treino com reforçamento diferencial intercaladas nos testes. Para primeira díade, os pré-testes (BA/CB e AC/CA)não foram realizados e o pós-teste AC/CA foi conduzido imediatamente após o treino. Para a segunda díade, não foram realizados os mesmos pré-testes, porémo pós-teste AC/CA foi conduzido imediatamente após a obtenção de resultados positivos no pós-testes BA/CB. Assim, pretendeu-se avaliar se uma redução naquantidade de testes em extinção facilitaria a produção dos desempenhos emergentes e se a simetria poderia ser um pré-requisito para a emergência da transitividade.Os quatro participantes apresentaram a emergência das relações simétricas, mas somente um participante da segunda díade apresentou a emergência atrasada das relações AC/CA. O conjunto de resultados aponta que o uso de tentativas intercaladas com reforçamento diferencial, com o conjunto de parâmetros utilizados,não produziu melhores resultados que estudos anteriores na formação de classes de equivalência com crianças com autismo por meio do Go/no-gocom estímulos compostos. A redução do uso de pré-testeseoutros parâmetros que podem produzir resultados positivos são discutidosDebert and Silva (2017) showed the establishment of conditional relations (AB/BC) and the emergence of symmetrical relations (BA/CB) in two children with autism using the Go/no-go procedure with compounds stimuli. However, participants did not show positive results in Transitivity and Equivalence (AC/CA) tests. The present study evaluated if tests with interspersed training trials with differential reinforcement would allow the establishment of transitivity and equivalence relations using the same procedure. Four children with autism participated in this study. After the pretests (AB/BC, BA/CB and AC/CA) and the establishment of AB/BC relations in training, the BA/CB and AC/CA post-tests with interspersed training trials with differential reinforcement (AB/BC) were performed. All participants learned the conditional relations in the training phases, obtained a high percentage of correct responses on interspersed trials and presented the emergence of BA/CB relations. In AC/CA testing, one participant presented the immediate emergence of these relations, two did not respond to test trials and one responded to all test trials. A second experiment with two dyads was performed. For the first dyad, pretests (BA/CB and AC/CA) were not performed and the AC/CA posttest was conducted immediately after training. For the second dyad, the same pretests were not performed, but the BA/CB posttest were conducted before the AC/CA posttests. The reduction in the number of tests in extinction were performed to evaluate if it would produce all the emergent performances. The four participants showed the emergence of symmetrical relations, but only one participant of the second dyad showed delayed emergence of AC/CA relations. Results from Experiments 1 and 2 show that interspersing training trials with differential reinforcement in testing phase and reducing the number of testing trials did not produce better results than previous studies using this procedure with the same population. Reducing the number of pretests and other parameters which would produce positive results are discussedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDebert, PaulaSilva, Rafael Augusto2020-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-09072020-163038/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-07-10T00:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-09072020-163038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-07-10T00:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O estudo de Silva e Debert (2017) mostrou o estabelecimento de relações condicionais (AB/BC) e a emergência de relações simétricas (BA/CB) em duas crianças com autismo a partir de um treino com o procedimento Go/no-gocom estímulos compostos. Entretanto, não foram obtidos resultados positivosna emergência das relações de Transitividade e Equivalência (AC/CA) em sessões de testes sem reforçamento. O presente estudo avaliou se testes com tentativas intercaladasde treino com reforçamento diferencialpermitiriam estabelecer classes de equivalência a partir do procedimentoGo/no-gocom estímulos compostos. Para isto, participaram quatro crianças com autismo. Apósos pré-testes (AB/BC, BA/CB e AC/CA) e doestabelecimento das relações AB/BC no treino, foram realizados os pós-testes BA/CB e AC/CA com tentativas intercaladas de treino (AB/BC) com reforçamento diferencial. Todos os participantes aprenderam as relações condicionais nas fases de treino, obtiveram altas porcentagem de acertos diante tentativas intercaladas e apresentaram a emergência das relações BA/CB. Nos testes AC/CA,dos quatro participantes, um apresentou a emergência imediata dessas relações, doisdeixaram de responder nas tentativas de teste e um respondeu diante de todas as tentativas de teste.A partir dos resultados obtidos foi realizado umsegundo experimento com duas díadessimilar ao experimento anterior com tentativas de treino com reforçamento diferencial intercaladas nos testes. Para primeira díade, os pré-testes (BA/CB e AC/CA)não foram realizados e o pós-teste AC/CA foi conduzido imediatamente após o treino. Para a segunda díade, não foram realizados os mesmos pré-testes, porémo pós-teste AC/CA foi conduzido imediatamente após a obtenção de resultados positivos no pós-testes BA/CB. Assim, pretendeu-se avaliar se uma redução naquantidade de testes em extinção facilitaria a produção dos desempenhos emergentes e se a simetria poderia ser um pré-requisito para a emergência da transitividade.Os quatro participantes apresentaram a emergência das relações simétricas, mas somente um participante da segunda díade apresentou a emergência atrasada das relações AC/CA. O conjunto de resultados aponta que o uso de tentativas intercaladas com reforçamento diferencial, com o conjunto de parâmetros utilizados,não produziu melhores resultados que estudos anteriores na formação de classes de equivalência com crianças com autismo por meio do Go/no-gocom estímulos compostos. A redução do uso de pré-testeseoutros parâmetros que podem produzir resultados positivos são discutidos |
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