Silos para armazenamento de laranjas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Carlos
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-21082024-102520/
Resumo: O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo. O desenvolvimento de tecnologia para o projeto e a construção de silos para armazenamento de laranjas é uma necessidade do setor, considerando as atuais deficiências existentes, principalmente, com relação a capacidade real e os danos ocorridos no processamento devido ao impacto do produto. Este trabalho tem como finalidades principais; o estudo do comportamento mecânico da laranja com a avaliação do carregamento estático e dinâmico; a análise das pressões laterais, fluxo e capacidade útil nos módulos dos silos; a proposta de utilização de espécies de madeiras de reflorestamento de eucalipto e pinus para a estrutura do silo e de superficies amortecedoras para a diminuição do impacto. Com base no estudo teórico e experimental realizado, é proposto o projeto e detalhes construtivos de um protótipo de silo, utilizando madeiras de reflorestamento para o armazenamento de laranjas tanto a nível de fazendas como de indústrias.
id USP_bc977b1e04fe0e4fdbf0eac774c581b1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21082024-102520
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Silos para armazenamento de laranjasSilos for storage of orangescomportamento mecânicomadeira de reflorestamentomechanical behaviourprojetos de silosreforestation woodssilos designO Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo. O desenvolvimento de tecnologia para o projeto e a construção de silos para armazenamento de laranjas é uma necessidade do setor, considerando as atuais deficiências existentes, principalmente, com relação a capacidade real e os danos ocorridos no processamento devido ao impacto do produto. Este trabalho tem como finalidades principais; o estudo do comportamento mecânico da laranja com a avaliação do carregamento estático e dinâmico; a análise das pressões laterais, fluxo e capacidade útil nos módulos dos silos; a proposta de utilização de espécies de madeiras de reflorestamento de eucalipto e pinus para a estrutura do silo e de superficies amortecedoras para a diminuição do impacto. Com base no estudo teórico e experimental realizado, é proposto o projeto e detalhes construtivos de um protótipo de silo, utilizando madeiras de reflorestamento para o armazenamento de laranjas tanto a nível de fazendas como de indústrias.Brazil is the largest orange juice producer in the world. The technological development for silos design and construction for orange storage is a sector necessity, considering the present deficiencies existing, mainly, conceming the real capacity and damages ocurring in the processing due to the product impact. The aims of this work are: the study of the orange mechanical behaviour with the evaluation of the static and dynamic loading; determination of lateral pressure, flow and real capacity for the silos module; and the proposal for the utilization of reforestation timber of eucaliptus and pines to the silo structure and shock absorber surfaces for impact reduction. Based on the theoretical and experimental study performed, it was proposed a prototype silo design with constructive details , using reforestation wood for orange storage in farms as well as industries .Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVenturini, Wilson SergioGomes, Francisco Carlos1994-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-21082024-102520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-21082024-102520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Silos para armazenamento de laranjas
Silos for storage of oranges
title Silos para armazenamento de laranjas
spellingShingle Silos para armazenamento de laranjas
Gomes, Francisco Carlos
comportamento mecânico
madeira de reflorestamento
mechanical behaviour
projetos de silos
reforestation woods
silos design
title_short Silos para armazenamento de laranjas
title_full Silos para armazenamento de laranjas
title_fullStr Silos para armazenamento de laranjas
title_full_unstemmed Silos para armazenamento de laranjas
title_sort Silos para armazenamento de laranjas
author Gomes, Francisco Carlos
author_facet Gomes, Francisco Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venturini, Wilson Sergio
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francisco Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv comportamento mecânico
madeira de reflorestamento
mechanical behaviour
projetos de silos
reforestation woods
silos design
topic comportamento mecânico
madeira de reflorestamento
mechanical behaviour
projetos de silos
reforestation woods
silos design
description O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo. O desenvolvimento de tecnologia para o projeto e a construção de silos para armazenamento de laranjas é uma necessidade do setor, considerando as atuais deficiências existentes, principalmente, com relação a capacidade real e os danos ocorridos no processamento devido ao impacto do produto. Este trabalho tem como finalidades principais; o estudo do comportamento mecânico da laranja com a avaliação do carregamento estático e dinâmico; a análise das pressões laterais, fluxo e capacidade útil nos módulos dos silos; a proposta de utilização de espécies de madeiras de reflorestamento de eucalipto e pinus para a estrutura do silo e de superficies amortecedoras para a diminuição do impacto. Com base no estudo teórico e experimental realizado, é proposto o projeto e detalhes construtivos de um protótipo de silo, utilizando madeiras de reflorestamento para o armazenamento de laranjas tanto a nível de fazendas como de indústrias.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-21082024-102520/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-21082024-102520/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256527820292096