Ensino de educação financeira: análise de conteúdos e métodos para o desenvolvimento da literacia financeira nos alunos do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-24052023-092018/ |
Resumo: | Com o intuito de educar financeiramente as pessoas, iniciativas vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde 2010 em diversos contextos. Porém, nas escolas, somente com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no final de 2017, a educação financeira passou a ser considerada um tema contemporâneo, e de importância para a formação dos alunos enquanto cidadãos. Tal contexto revela-se importante de ser pesquisado, tendo em vista que não foi possível identificar a existência de artigos que levantassem quais conteúdos e métodos poderiam ser abordados com alunos do ensino fundamental II para desenvolvimento da literacia financeira. Neste trabalho foram diferenciados os termos educação financeira e literacia financeira, tendo em vista que a educação financeira está mais relacionada com o ensino do conteúdo financeiro que conduz ao aumento da literacia financeira, ou seja, aumento da capacidade do indivíduo de aplicar o que aprendeu, estimulando um novo comportamento. O objetivo geral deste trabalho é analisar como são constituídos os processos pedagógicos para o desenvolvimento de literacia financeira no ensino fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupo de entrevistados: professores que lecionam nos cursos de formação de professores de matemática (licenciatura e/ou bacharelado); professores promotores de educação financeira; e criadores de conteúdos digitais que trabalham a temática financeira, para avaliar a percepção de cada grupo sobre os conteúdos e os métodos de ensino da educação financeira nas escolas, voltado para o ensino dos alunos do ensino fundamental II. Este trabalho baseia-se na teoria do currículo, proposta por Tyler em 1949, que propõem o planejamento do currículo baseado em quatro pontos fundamentais: os objetivos educacionais que a escola procura atingir; seleção e criação de experiências educacionais; organização dessas experiências de modo a garantir a eficiência do processo de ensino; e avaliação do currículo, no sentido de averiguar se os objetivos educacionais estão sendo alcançados. Como resultado pode-se verificar dez principais conteúdos que podem ser abordados nas escolas para ensino de educação financeira para os alunos do ensino fundamental II, sendo eles: consumo / consumo consciente; poupança e reservas de emergência; juros (simples e compostos); porcentagem; índices econômicos (inflação); como fazer dinheiro (receita / renda / trabalho); planejamento / orçamento familiar / controle de gastos / fluxo de caixa; produtos financeiros (cartão de crédito, contas bancárias, cheque especial, conta poupança, crédito consignado e financiamentos); empreendedorismo; e iniciação aos investimentos. Além da proposta de utilização de métodos mais dinâmicos, inovadores e tecnológicos para abordá-los. Vale ressaltar que tais conteúdos e métodos devem levar em consideração o contexto no qual os alunos estão inseridos. Portanto, não necessariamente serão adotados uniformemente em todo o país, mas podem servir como parâmetro para auxiliar professores, diretores e desenvolvedores de políticas públicas a projetar currículos mais significativos, além de metodologias adaptáveis aos recursos disponíveis na escola, visando o desenvolvimento da literacia financeira nos alunos e uma aprendizagem mais significativa. |
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Ensino de educação financeira: análise de conteúdos e métodos para o desenvolvimento da literacia financeira nos alunos do ensino fundamental IITeaching financial education: analysis of contents and methods for the development of financial literacy in elementary school studentsContentsConteúdosEducação financeiraElementary school IIEnsino fundamental IIFinancial educationFinancial literacyLiteracia financeiraMethodsMétodosCom o intuito de educar financeiramente as pessoas, iniciativas vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde 2010 em diversos contextos. Porém, nas escolas, somente com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no final de 2017, a educação financeira passou a ser considerada um tema contemporâneo, e de importância para a formação dos alunos enquanto cidadãos. Tal contexto revela-se importante de ser pesquisado, tendo em vista que não foi possível identificar a existência de artigos que levantassem quais conteúdos e métodos poderiam ser abordados com alunos do ensino fundamental II para desenvolvimento da literacia financeira. Neste trabalho foram diferenciados os termos educação financeira e literacia financeira, tendo em vista que a educação financeira está mais relacionada com o ensino do conteúdo financeiro que conduz ao aumento da literacia financeira, ou seja, aumento da capacidade do indivíduo de aplicar o que aprendeu, estimulando um novo comportamento. O objetivo geral deste trabalho é analisar como são constituídos os processos pedagógicos para o desenvolvimento de literacia financeira no ensino fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupo de entrevistados: professores que lecionam nos cursos de formação de professores de matemática (licenciatura e/ou bacharelado); professores promotores de educação financeira; e criadores de conteúdos digitais que trabalham a temática financeira, para avaliar a percepção de cada grupo sobre os conteúdos e os métodos de ensino da educação financeira nas escolas, voltado para o ensino dos alunos do ensino fundamental II. Este trabalho baseia-se na teoria do currículo, proposta por Tyler em 1949, que propõem o planejamento do currículo baseado em quatro pontos fundamentais: os objetivos educacionais que a escola procura atingir; seleção e criação de experiências educacionais; organização dessas experiências de modo a garantir a eficiência do processo de ensino; e avaliação do currículo, no sentido de averiguar se os objetivos educacionais estão sendo alcançados. Como resultado pode-se verificar dez principais conteúdos que podem ser abordados nas escolas para ensino de educação financeira para os alunos do ensino fundamental II, sendo eles: consumo / consumo consciente; poupança e reservas de emergência; juros (simples e compostos); porcentagem; índices econômicos (inflação); como fazer dinheiro (receita / renda / trabalho); planejamento / orçamento familiar / controle de gastos / fluxo de caixa; produtos financeiros (cartão de crédito, contas bancárias, cheque especial, conta poupança, crédito consignado e financiamentos); empreendedorismo; e iniciação aos investimentos. Além da proposta de utilização de métodos mais dinâmicos, inovadores e tecnológicos para abordá-los. Vale ressaltar que tais conteúdos e métodos devem levar em consideração o contexto no qual os alunos estão inseridos. Portanto, não necessariamente serão adotados uniformemente em todo o país, mas podem servir como parâmetro para auxiliar professores, diretores e desenvolvedores de políticas públicas a projetar currículos mais significativos, além de metodologias adaptáveis aos recursos disponíveis na escola, visando o desenvolvimento da literacia financeira nos alunos e uma aprendizagem mais significativa.In order to educate people financially, initiatives have been developed in Brazil since 2010 in several contexts. However, in schools, only with the enactment of the Common National Curricular Base (BNCC) in late 2017, financial education started to be considered a contemporary theme, and of importance for the formation of students as citizens. Such context proves to be important to be researched, given that it was not possible to identify the existence of articles that raised which contents and methods could be addressed with elementary school II students for the development of financial literacy. In this work were differentiate between the terms financial education and financial literacy, considering that financial education is more related to the teaching of financial content that leads to an increase in financial literacy, in the other words, an increase in the individual\'s ability to apply what he or she has learned, stimulating new behavior. The general objective of this work is to analyze how pedagogical processes are constituted for the development of financial literacy in elementary school II. This is qualitative research, in which semi-structured interviews were conducted with three groups of respondents: teachers who teach in mathematics teacher training courses (undergraduate and/or bachelor); teachers who promote financial education; and creators of digital content that work on the financial theme, to assess the perception of each group about the contents and methods of teaching financial education in schools, aimed at teaching elementary school students II. This work is based on the curriculum theory, proposed by Tyler in 1949, which proposes the planning of the curriculum based on four fundamental points: the educational goals that the school seeks to achieve; selection and creation of educational experiences; organization of these experiences in order to ensure the efficiency of the teaching process; and curriculum evaluation, in order to ascertain whether the educational objectives are being achieved. As a result, one can verify ten main contents that can be addressed in schools to teach financial education to students in elementary school II, namely: consumption / conscious consumption; saving and emergency reserves; interest (simple and compound); percentage; economic indexes (inflation); how to make money (income / revenue / work); planning / family budget / spending control / cash flow; financial products (credit card, bank accounts, overdraft, savings account, consigned credit and financing); entrepreneurship and initiation to investments. In addition to the proposed use of more dynamic, innovative, and technological methods to approach them. It is worth mentioning that such content and methods should take into account the context in which students are inserted. Therefore, they will not necessarily be adopted uniformly throughout the country, but can serve as a parameter to help teachers, principals and developers of public policies to design more meaningful curricula, in addition to methodologies adaptable to the resources available at school, aiming at the development of financial literacy in students and a more meaningful learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiranda, Claudio de SouzaMartins, Hudmaira Stéfani Mehler2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-24052023-092018/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-29T13:00:45Zoai:teses.usp.br:tde-24052023-092018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-29T13:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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