Dimensionamento de frota em sistemas de distribuição em dois estágios: estudo de caso de entregas urbanas de comércio eletrônico em São Paulo (Brasil).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Larissa Limongi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-06052024-075958/
Resumo: O objetivo precípuo deste trabalho consiste em explorar um problema de distribuição de comércio eletrônico em megacidade, com foco na definição do dimensionamento da frota, a partir de um estudo de caso usando dados reais de entrega de um grande varejista brasileiro, que atende a região de São Paulo (Brasil). Pretende-se explorar compensações de custos de distribuição, comparando um cenário base de sistema de distribuição em estágio único com cenários de distribuição em dois estágios. Assim, no cenário inicial, as mercadorias são transportadas diretamente do centro de distribuição até os clientes finais, através de uma frota homogênea. E nos cenários de dois estágios, as mercadorias passam por instalação intermediária dentro da cidade, e são transportadas aos clientes por frotas heterogêneas. Primeiramente, são estudadas as características da região de entregas, como a distribuição de demanda e a rede viária para distintos modos de transporte. Através de informações da base Open Street Maps, são obtidos fatores de circulação local para veículos motorizados e não-motorizados, no intuito de avaliar dificuldades de tráfego. E, através de técnicas de análise espacial, busca-se compreender se há formação de regiões homogêneas em densidade de demanda, suficientes para delimitar distritos logísticos homogêneos. O próximo passo compreende uma análise exploratória dos custos de distribuição e das dimensões das frotas. Por se tratar de um problema de distribuição de grande escala, um método de aproximação contínua é empregado para obter o dimensionamento médio da frota de cada tipo de veículo necessária para atender cada distrito logístico. Nesse sentido, diferentes divisões distritais são exploradas nas formulações de aproximação, como grade de segmentos regulares e divisões administrativas. Além da análise da influência das divisões, também são realizadas análises de sensibilidade sobre a disponibilidade de veículos, com intuito de identificar a influência dos distintos modos de transporte nos custos de distribuição. E, por fim, avalia-se a influência nos custos de distribuição dos dois tipos de sistemas em estágio único e em dois estágios, através de um modelo de programação linear inteira, que permite efetuar a designação dos distritos para os tipos de veículos de forma otimizada.
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Pretende-se explorar compensações de custos de distribuição, comparando um cenário base de sistema de distribuição em estágio único com cenários de distribuição em dois estágios. Assim, no cenário inicial, as mercadorias são transportadas diretamente do centro de distribuição até os clientes finais, através de uma frota homogênea. E nos cenários de dois estágios, as mercadorias passam por instalação intermediária dentro da cidade, e são transportadas aos clientes por frotas heterogêneas. Primeiramente, são estudadas as características da região de entregas, como a distribuição de demanda e a rede viária para distintos modos de transporte. Através de informações da base Open Street Maps, são obtidos fatores de circulação local para veículos motorizados e não-motorizados, no intuito de avaliar dificuldades de tráfego. E, através de técnicas de análise espacial, busca-se compreender se há formação de regiões homogêneas em densidade de demanda, suficientes para delimitar distritos logísticos homogêneos. O próximo passo compreende uma análise exploratória dos custos de distribuição e das dimensões das frotas. Por se tratar de um problema de distribuição de grande escala, um método de aproximação contínua é empregado para obter o dimensionamento médio da frota de cada tipo de veículo necessária para atender cada distrito logístico. Nesse sentido, diferentes divisões distritais são exploradas nas formulações de aproximação, como grade de segmentos regulares e divisões administrativas. Além da análise da influência das divisões, também são realizadas análises de sensibilidade sobre a disponibilidade de veículos, com intuito de identificar a influência dos distintos modos de transporte nos custos de distribuição. E, por fim, avalia-se a influência nos custos de distribuição dos dois tipos de sistemas em estágio único e em dois estágios, através de um modelo de programação linear inteira, que permite efetuar a designação dos distritos para os tipos de veículos de forma otimizada.The main objective of this work is to explore an e-commerce distribution problem in a megacity, with a focus on defining the fleet size, based on a case study using real delivery data from a large Brazilian retailer, which serves the region of São Paulo (Brazil). It is intended to explore compensation of distribution costs, comparing a baseline scenario of a distribution system in single-echelon with two-echelon scenarios. Thus, in the initial scenario, the goods are transported directly from the distribution center to the final customers, through a homogeneous fleet. And in the two-echelon scenarios, the goods pass through intermediate facility within the city, to then be transported to the final customers, through heterogeneous fleets. First, the characteristics of the delivery region are studied, such as demand distribution and the transportation network for different modes. Through information from the Open Street Maps base, local circuity factors are obtained for motorized and non-motorized vehicles, in order to evaluate traffic difficulties. And, through spatial analysis techniques, we seek to understand whether there is formation of homogeneous regions in demand density, sufficient to delimit homogeneous logistics districts. The next step comprises an exploratory analysis of distribution costs and the sizes of heterogeneous fleets. As this is a large-scale distribution problem, a continuous approximation method is used to obtain the average fleet size of each type of vehicle needed to serve each logistics district. In this sense, different district divisions are explored in approximation formulations, such as the grid of regular segments and administrative divisions. In addition to analyzing the influence of the divisions, we conduct sensitivity analysis on the availability of vehicles, with the objective of identifying the influence of different modes of transport on distribution costs. And, finally, the influence on the distribution costs of the two types of systems is evaluated - in a single echelon and in two echelon, through an integer linear programming model, which makes it possible to assign districts to vehicle types in an optimal way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYoshizaki, Hugo Tsugunobu YoshidaAguiar, Larissa Limongi2024-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-06052024-075958/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-20T13:53:03Zoai:teses.usp.br:tde-06052024-075958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-20T13:53:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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