Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marcia Athayde
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Nadson Jaime Ferreira, Andreassi, Tales, Braga, Jorge Guilherme Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o alcance da utilização de práticas intervencionistas em sala de aula de Graduação do curso superior em Ciências Contábeis na sensibilização de estudantes para o uso de instrumentos contábeis aliados ao aconselhamento empresarial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório, realizada no âmbito da aprendizagem experiencial, com alunos da Graduação em Ciências Contábeis de uma IES Pública em um período de três meses. Os resultados mostraram-se satisfatórios, o processo de sensibilização foi completo, no qual estudantes de contabilidade puderam vivenciar a dura realidade dos pequenos empreendedores, destacando a grande contribuição que a Ciência Contábil pode oferecer. Assim, conclui-se com essa pesquisa que: a educação empreendedora é efetiva e possui potencial de desenvolver competências desejáveis em jovens em formação; a aprendizagem experiencial pode ser utilizada com sucesso no âmbito da educação empreendedora; a discussão sobre a educação empreendedora e o desenvolvimento de pequenas empresas brasileiras precisa envolver a contabilidade; e a combinação de educação empreendedora e prática experiencial pode reestruturar a prática docente com metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
id CRCSC-1_9e5c4d4128d6ea30a892ca6c1f1d8e53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2896
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem ExperiencialEntrepreneurial Education in Accounting: From Theory to Experiential LearningEntrepreneurial educationEntrepreneurial accountingInterventionist practicesExperiential learningAccounting.Educação empreendedoraContabilidade empreendedoraPráticas intervencionistasAprendizagem experiencialCiências Contábeis.O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o alcance da utilização de práticas intervencionistas em sala de aula de Graduação do curso superior em Ciências Contábeis na sensibilização de estudantes para o uso de instrumentos contábeis aliados ao aconselhamento empresarial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório, realizada no âmbito da aprendizagem experiencial, com alunos da Graduação em Ciências Contábeis de uma IES Pública em um período de três meses. Os resultados mostraram-se satisfatórios, o processo de sensibilização foi completo, no qual estudantes de contabilidade puderam vivenciar a dura realidade dos pequenos empreendedores, destacando a grande contribuição que a Ciência Contábil pode oferecer. Assim, conclui-se com essa pesquisa que: a educação empreendedora é efetiva e possui potencial de desenvolver competências desejáveis em jovens em formação; a aprendizagem experiencial pode ser utilizada com sucesso no âmbito da educação empreendedora; a discussão sobre a educação empreendedora e o desenvolvimento de pequenas empresas brasileiras precisa envolver a contabilidade; e a combinação de educação empreendedora e prática experiencial pode reestruturar a prática docente com metodologias ativas de ensino-aprendizagem.The objective of this study was to evaluate the extent of using interventionist practices to increase student’s awareness during undergraduate Accounting Sciences classes with regard to the use of accounting tools associated with business counseling. The methodology used is qualitative, exploratory research on experiential learning, with accounting students from a public HEI for a three-months period. The results were adequate, the awareness process was complete since the students managed to experience the challenges of small business owners, emphasizing the aid that accounting sciences could offer. This study concludes that: entrepreneurial education is effective and can develop desirable skills in young minds; experiential learning can be used successfully in entrepreneurial education; the debate about entrepreneurial education and the development of small business must involve accounting; and the interdisciplinarity between entrepreneurial education and experiential practice can restructure the teaching practice with active teaching-learning methodologies.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/289610.16930/2237-766220202896Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC2237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896/2142https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896/2143https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896/2147Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Marcia AthaydeAlves, Nadson Jaime FerreiraAndreassi, TalesBraga, Jorge Guilherme Rodrigues2020-02-19T10:58:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2896Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2020-02-19T10:58:39Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
Entrepreneurial Education in Accounting: From Theory to Experiential Learning
title Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
spellingShingle Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
Moreira, Marcia Athayde
Entrepreneurial education
Entrepreneurial accounting
Interventionist practices
Experiential learning
Accounting.
Educação empreendedora
Contabilidade empreendedora
Práticas intervencionistas
Aprendizagem experiencial
Ciências Contábeis.
title_short Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
title_full Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
title_fullStr Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
title_full_unstemmed Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
title_sort Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial
author Moreira, Marcia Athayde
author_facet Moreira, Marcia Athayde
Alves, Nadson Jaime Ferreira
Andreassi, Tales
Braga, Jorge Guilherme Rodrigues
author_role author
author2 Alves, Nadson Jaime Ferreira
Andreassi, Tales
Braga, Jorge Guilherme Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marcia Athayde
Alves, Nadson Jaime Ferreira
Andreassi, Tales
Braga, Jorge Guilherme Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Entrepreneurial education
Entrepreneurial accounting
Interventionist practices
Experiential learning
Accounting.
Educação empreendedora
Contabilidade empreendedora
Práticas intervencionistas
Aprendizagem experiencial
Ciências Contábeis.
topic Entrepreneurial education
Entrepreneurial accounting
Interventionist practices
Experiential learning
Accounting.
Educação empreendedora
Contabilidade empreendedora
Práticas intervencionistas
Aprendizagem experiencial
Ciências Contábeis.
description O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o alcance da utilização de práticas intervencionistas em sala de aula de Graduação do curso superior em Ciências Contábeis na sensibilização de estudantes para o uso de instrumentos contábeis aliados ao aconselhamento empresarial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório, realizada no âmbito da aprendizagem experiencial, com alunos da Graduação em Ciências Contábeis de uma IES Pública em um período de três meses. Os resultados mostraram-se satisfatórios, o processo de sensibilização foi completo, no qual estudantes de contabilidade puderam vivenciar a dura realidade dos pequenos empreendedores, destacando a grande contribuição que a Ciência Contábil pode oferecer. Assim, conclui-se com essa pesquisa que: a educação empreendedora é efetiva e possui potencial de desenvolver competências desejáveis em jovens em formação; a aprendizagem experiencial pode ser utilizada com sucesso no âmbito da educação empreendedora; a discussão sobre a educação empreendedora e o desenvolvimento de pequenas empresas brasileiras precisa envolver a contabilidade; e a combinação de educação empreendedora e prática experiencial pode reestruturar a prática docente com metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896
10.16930/2237-766220202896
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220202896
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896/2142
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896/2143
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2896/2147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC
2237-7662
1808-3781
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1809731683559145472