Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/ |
Resumo: | Em que medida é possível pensar a elaboração de um discurso cênico desvinculada dos procedimentos e meios técnicos aplicados a ela? Ou, por outro lado, até que ponto a escolha de procedimentos e técnicas específicas determinam um fazer poético? No teatro ocidental, o tema do entrecruzamento de procedimentos com a construção do discurso poético passa a ser problematizado a partir do final do século XIX com o advento da encenação, possibilitando a construção de um novo diálogo entre encenação e pedagogia e o desenvolvimento de várias reflexões sobre o trabalho do ator. Tadashi Suzuki, encenador japonês contemporâneo, se insere nesse contexto ao sistematizar um treinamento para atores que lhes permita viabilizar seus objetivos estéticos e a criação de seus espetáculos. Além de proporcionar a aproximação com o trabalho deste encenador que, embora mundialmente conhecido, ainda é pouco divulgado no Brasil, o projeto se insere nas reflexões teórico-práticas surgidas a partir do trabalho de Suzuki e que são pertinentes ao teatro contemporâneo. Reflexões que dizem respeito às articulações entre material técnico e material poético na escritura cênica, à pedagogia teatral e, especialmente, às pesquisas da linguagem da encenação que tomam o ator como fonte geradora de códigos performáticos. |
id |
USP_bd3d58a59292340a6b4270cfcd9da7b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02092009-192013 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.When thecniques becomes poetry: Tadashi Suzuki\' and his Acting DisciplinesContemporary TheaterEncenação e Formação do AtorJapanese TheaterStaging and Actor FormationTadashi SuzukiTadashi SuzukiTeatro ContemporâneoTeatro JaponêsEm que medida é possível pensar a elaboração de um discurso cênico desvinculada dos procedimentos e meios técnicos aplicados a ela? Ou, por outro lado, até que ponto a escolha de procedimentos e técnicas específicas determinam um fazer poético? No teatro ocidental, o tema do entrecruzamento de procedimentos com a construção do discurso poético passa a ser problematizado a partir do final do século XIX com o advento da encenação, possibilitando a construção de um novo diálogo entre encenação e pedagogia e o desenvolvimento de várias reflexões sobre o trabalho do ator. Tadashi Suzuki, encenador japonês contemporâneo, se insere nesse contexto ao sistematizar um treinamento para atores que lhes permita viabilizar seus objetivos estéticos e a criação de seus espetáculos. Além de proporcionar a aproximação com o trabalho deste encenador que, embora mundialmente conhecido, ainda é pouco divulgado no Brasil, o projeto se insere nas reflexões teórico-práticas surgidas a partir do trabalho de Suzuki e que são pertinentes ao teatro contemporâneo. Reflexões que dizem respeito às articulações entre material técnico e material poético na escritura cênica, à pedagogia teatral e, especialmente, às pesquisas da linguagem da encenação que tomam o ator como fonte geradora de códigos performáticos.To what extent is it possible to think of the elaboration of a scenic speech separately from the procedures and technical means applied to it? Or, on the other hand, to what point does the choice of procedures and specific techniques determine a poetic work? In the Western theater, the theme of crossing technical procedures with the construction of a poetic speech has become a problem in the theaters as from the 19th century with the arrival of staging, what made the construction of a new dialogue between staging and pedagogy and the development of various reflections about the actors work possible. Tadashi Suzuki, a contemporary Japanese director, becomes relevant in this context when he systematizes a training for actors, one that permits the practicability of their esthetic objectives and a creation of their spectacles. Apart from allowing an approche to this directors work, which despite being known worldwide is still not so publicized in Brazil, the project collaborates with theoreticalpractical reflections that arose from Suzukis work and that are pertinent to contemporary theater. Reflections that refer to the articulations between technical material and poetic material in the dramaturgy of the scene, to theatrical pedagogy and to the researches of the staging language that take the actor as a source of performance codes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Maria Thais LimaSantos, Juliana Reis Monteiro dos2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-02092009-192013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. When thecniques becomes poetry: Tadashi Suzuki\' and his Acting Disciplines |
title |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. |
spellingShingle |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. Santos, Juliana Reis Monteiro dos Contemporary Theater Encenação e Formação do Ator Japanese Theater Staging and Actor Formation Tadashi Suzuki Tadashi Suzuki Teatro Contemporâneo Teatro Japonês |
title_short |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. |
title_full |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. |
title_fullStr |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. |
title_full_unstemmed |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. |
title_sort |
Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. |
author |
Santos, Juliana Reis Monteiro dos |
author_facet |
Santos, Juliana Reis Monteiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Maria Thais Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Reis Monteiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporary Theater Encenação e Formação do Ator Japanese Theater Staging and Actor Formation Tadashi Suzuki Tadashi Suzuki Teatro Contemporâneo Teatro Japonês |
topic |
Contemporary Theater Encenação e Formação do Ator Japanese Theater Staging and Actor Formation Tadashi Suzuki Tadashi Suzuki Teatro Contemporâneo Teatro Japonês |
description |
Em que medida é possível pensar a elaboração de um discurso cênico desvinculada dos procedimentos e meios técnicos aplicados a ela? Ou, por outro lado, até que ponto a escolha de procedimentos e técnicas específicas determinam um fazer poético? No teatro ocidental, o tema do entrecruzamento de procedimentos com a construção do discurso poético passa a ser problematizado a partir do final do século XIX com o advento da encenação, possibilitando a construção de um novo diálogo entre encenação e pedagogia e o desenvolvimento de várias reflexões sobre o trabalho do ator. Tadashi Suzuki, encenador japonês contemporâneo, se insere nesse contexto ao sistematizar um treinamento para atores que lhes permita viabilizar seus objetivos estéticos e a criação de seus espetáculos. Além de proporcionar a aproximação com o trabalho deste encenador que, embora mundialmente conhecido, ainda é pouco divulgado no Brasil, o projeto se insere nas reflexões teórico-práticas surgidas a partir do trabalho de Suzuki e que são pertinentes ao teatro contemporâneo. Reflexões que dizem respeito às articulações entre material técnico e material poético na escritura cênica, à pedagogia teatral e, especialmente, às pesquisas da linguagem da encenação que tomam o ator como fonte geradora de códigos performáticos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256615533674496 |