Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Reis Monteiro dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/
Resumo: Em que medida é possível pensar a elaboração de um discurso cênico desvinculada dos procedimentos e meios técnicos aplicados a ela? Ou, por outro lado, até que ponto a escolha de procedimentos e técnicas específicas determinam um fazer poético? No teatro ocidental, o tema do entrecruzamento de procedimentos com a construção do discurso poético passa a ser problematizado a partir do final do século XIX com o advento da encenação, possibilitando a construção de um novo diálogo entre encenação e pedagogia e o desenvolvimento de várias reflexões sobre o trabalho do ator. Tadashi Suzuki, encenador japonês contemporâneo, se insere nesse contexto ao sistematizar um treinamento para atores que lhes permita viabilizar seus objetivos estéticos e a criação de seus espetáculos. Além de proporcionar a aproximação com o trabalho deste encenador que, embora mundialmente conhecido, ainda é pouco divulgado no Brasil, o projeto se insere nas reflexões teórico-práticas surgidas a partir do trabalho de Suzuki e que são pertinentes ao teatro contemporâneo. Reflexões que dizem respeito às articulações entre material técnico e material poético na escritura cênica, à pedagogia teatral e, especialmente, às pesquisas da linguagem da encenação que tomam o ator como fonte geradora de códigos performáticos.
id USP_bd3d58a59292340a6b4270cfcd9da7b8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02092009-192013
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.When thecniques becomes poetry: Tadashi Suzuki\' and his Acting DisciplinesContemporary TheaterEncenação e Formação do AtorJapanese TheaterStaging and Actor FormationTadashi SuzukiTadashi SuzukiTeatro ContemporâneoTeatro JaponêsEm que medida é possível pensar a elaboração de um discurso cênico desvinculada dos procedimentos e meios técnicos aplicados a ela? Ou, por outro lado, até que ponto a escolha de procedimentos e técnicas específicas determinam um fazer poético? No teatro ocidental, o tema do entrecruzamento de procedimentos com a construção do discurso poético passa a ser problematizado a partir do final do século XIX com o advento da encenação, possibilitando a construção de um novo diálogo entre encenação e pedagogia e o desenvolvimento de várias reflexões sobre o trabalho do ator. Tadashi Suzuki, encenador japonês contemporâneo, se insere nesse contexto ao sistematizar um treinamento para atores que lhes permita viabilizar seus objetivos estéticos e a criação de seus espetáculos. Além de proporcionar a aproximação com o trabalho deste encenador que, embora mundialmente conhecido, ainda é pouco divulgado no Brasil, o projeto se insere nas reflexões teórico-práticas surgidas a partir do trabalho de Suzuki e que são pertinentes ao teatro contemporâneo. Reflexões que dizem respeito às articulações entre material técnico e material poético na escritura cênica, à pedagogia teatral e, especialmente, às pesquisas da linguagem da encenação que tomam o ator como fonte geradora de códigos performáticos.To what extent is it possible to think of the elaboration of a scenic speech separately from the procedures and technical means applied to it? Or, on the other hand, to what point does the choice of procedures and specific techniques determine a poetic work? In the Western theater, the theme of crossing technical procedures with the construction of a poetic speech has become a problem in the theaters as from the 19th century with the arrival of staging, what made the construction of a new dialogue between staging and pedagogy and the development of various reflections about the actors work possible. Tadashi Suzuki, a contemporary Japanese director, becomes relevant in this context when he systematizes a training for actors, one that permits the practicability of their esthetic objectives and a creation of their spectacles. Apart from allowing an approche to this directors work, which despite being known worldwide is still not so publicized in Brazil, the project collaborates with theoreticalpractical reflections that arose from Suzukis work and that are pertinent to contemporary theater. Reflections that refer to the articulations between technical material and poetic material in the dramaturgy of the scene, to theatrical pedagogy and to the researches of the staging language that take the actor as a source of performance codes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Maria Thais LimaSantos, Juliana Reis Monteiro dos2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-02092009-192013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
When thecniques becomes poetry: Tadashi Suzuki\' and his Acting Disciplines
title Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
spellingShingle Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
Santos, Juliana Reis Monteiro dos
Contemporary Theater
Encenação e Formação do Ator
Japanese Theater
Staging and Actor Formation
Tadashi Suzuki
Tadashi Suzuki
Teatro Contemporâneo
Teatro Japonês
title_short Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
title_full Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
title_fullStr Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
title_full_unstemmed Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
title_sort Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.
author Santos, Juliana Reis Monteiro dos
author_facet Santos, Juliana Reis Monteiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Thais Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Reis Monteiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary Theater
Encenação e Formação do Ator
Japanese Theater
Staging and Actor Formation
Tadashi Suzuki
Tadashi Suzuki
Teatro Contemporâneo
Teatro Japonês
topic Contemporary Theater
Encenação e Formação do Ator
Japanese Theater
Staging and Actor Formation
Tadashi Suzuki
Tadashi Suzuki
Teatro Contemporâneo
Teatro Japonês
description Em que medida é possível pensar a elaboração de um discurso cênico desvinculada dos procedimentos e meios técnicos aplicados a ela? Ou, por outro lado, até que ponto a escolha de procedimentos e técnicas específicas determinam um fazer poético? No teatro ocidental, o tema do entrecruzamento de procedimentos com a construção do discurso poético passa a ser problematizado a partir do final do século XIX com o advento da encenação, possibilitando a construção de um novo diálogo entre encenação e pedagogia e o desenvolvimento de várias reflexões sobre o trabalho do ator. Tadashi Suzuki, encenador japonês contemporâneo, se insere nesse contexto ao sistematizar um treinamento para atores que lhes permita viabilizar seus objetivos estéticos e a criação de seus espetáculos. Além de proporcionar a aproximação com o trabalho deste encenador que, embora mundialmente conhecido, ainda é pouco divulgado no Brasil, o projeto se insere nas reflexões teórico-práticas surgidas a partir do trabalho de Suzuki e que são pertinentes ao teatro contemporâneo. Reflexões que dizem respeito às articulações entre material técnico e material poético na escritura cênica, à pedagogia teatral e, especialmente, às pesquisas da linguagem da encenação que tomam o ator como fonte geradora de códigos performáticos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-02092009-192013/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256615533674496