Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Edinei Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-11012022-101824/
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir Como elaborar atividades para as aulas de Matemática no ensino médio, sobre o conceito de função, com o uso do software educacional GeoGebra. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do uso de recursos informatizados na educação, mais especificamente na Matemática do Ensino Médio, por meio de um levantamento das atividades propostas nos livros didáticos disponibilizados aos alunos das escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. A partir das lacunas que identificamos nessa análise elaboramos uma proposta de atividades para a sala de aula para o uso do software gratuito GeoGebra para o desenvolvimento do estudo de funções para a 1ª série do ensino médio.
id USP_bd4caa52b8c2ac73cc12099cb6c8faa3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012022-101824
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018One analysis about the use of educational softwares on the Maths text-books 2018 PNLDComputerized resourcesEnsino de matemáticaGeoGebraGeoGebraMathematic teachingRecursos informatizadosRecursos TicTIC resourcesO objetivo deste trabalho é discutir Como elaborar atividades para as aulas de Matemática no ensino médio, sobre o conceito de função, com o uso do software educacional GeoGebra. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do uso de recursos informatizados na educação, mais especificamente na Matemática do Ensino Médio, por meio de um levantamento das atividades propostas nos livros didáticos disponibilizados aos alunos das escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. A partir das lacunas que identificamos nessa análise elaboramos uma proposta de atividades para a sala de aula para o uso do software gratuito GeoGebra para o desenvolvimento do estudo de funções para a 1ª série do ensino médio.The objective of this work is to discuss How to elaborate activities for Mathematics classes in high school, about the concept of function, using the educational software GeoGebra. We carried out a bibliographical study on the use of computerized resources in education, more specifically in High School Mathematics, through a survey of the activities proposed in textbooks made available to public school students by the National Textbook Program (PNLD) 2018. Basead on the gaps we identified in this analysis, we developed a proposal for classroom activities for the use of the free GeoGebra software for the development of the study of functions for the 1st grade of high school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Esther de Almeida PradoChagas, Edinei Oliveira2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-11012022-101824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T21:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-11012022-101824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T21:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
One analysis about the use of educational softwares on the Maths text-books 2018 PNLD
title Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
spellingShingle Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
Chagas, Edinei Oliveira
Computerized resources
Ensino de matemática
GeoGebra
GeoGebra
Mathematic teaching
Recursos informatizados
Recursos Tic
TIC resources
title_short Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
title_full Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
title_fullStr Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
title_full_unstemmed Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
title_sort Uma análise do uso de softwares educacionais nos livros didáticos de Matemática do PNLD 2018
author Chagas, Edinei Oliveira
author_facet Chagas, Edinei Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Esther de Almeida Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Edinei Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Computerized resources
Ensino de matemática
GeoGebra
GeoGebra
Mathematic teaching
Recursos informatizados
Recursos Tic
TIC resources
topic Computerized resources
Ensino de matemática
GeoGebra
GeoGebra
Mathematic teaching
Recursos informatizados
Recursos Tic
TIC resources
description O objetivo deste trabalho é discutir Como elaborar atividades para as aulas de Matemática no ensino médio, sobre o conceito de função, com o uso do software educacional GeoGebra. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do uso de recursos informatizados na educação, mais especificamente na Matemática do Ensino Médio, por meio de um levantamento das atividades propostas nos livros didáticos disponibilizados aos alunos das escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. A partir das lacunas que identificamos nessa análise elaboramos uma proposta de atividades para a sala de aula para o uso do software gratuito GeoGebra para o desenvolvimento do estudo de funções para a 1ª série do ensino médio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-11012022-101824/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-11012022-101824/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256851895287808