A modernização da agricultura e a educação agrícola superior: o caso da universidade de Zulia - Venezuela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazos Rosal, Jesus Alejandro
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11145/tde-20220207-234454/
Resumo: Neste trabalho, o autor discute a importância que tem a formação acadêmica recebida pelo aluno de agronomia, na implementação da política de modernização da agricultura. Para o caso específico da Venezuela, tomou-se como ponto de referência a formação ministrada na Faculdade de Agronomia da Universidade de Zulia, Maracaibo - Venezuela. Considera o autor, que tal formação é uma maneira de preparar recursos humanos especializados em técnicas agrícolas, não com o fim de ajudar o camponês venezuelano a melhorar suas atuais condições de vida; pelo contrário, tal formação é dirigida à reprodução e consolidação das relações de produção capitalistas vigentes no meio rural do país. Esta situação e o resultado da imposição ideológica de orientação capitalista por parte das classes dominantes, de toda uma estratégia de mudança que se fundamentou nas teorias da sociedade dual, modernização e mudança social. Para comprovação desta tese central, foram consultados e analisados vários documentos, os quais continham os pressupostos teóricos em que se fundamentou toda a política de modernização da agricultura a nível latinoamericano. Partindo disto, são analisados alguns aspectos da atual política agrícola venezuelana, como também as características mais importantes do meio rural como consequência direta da modernização e, por último, a análise do Plano de Estudos vigente na formação de Engenheiros Agrônomos na referida Faculdade. É evidente a formação tecnicista do aluno de Agronomia dirigida à obtenção de um profissional altamente especializado nas mais sofisticadas técnicas que requer a atividade agrícola da atualidade e que somente podem ser adotadas e utilizadas por um pequeno setor, dominante e poderoso, dando lugar para que se acentuem as diferenças econômicas e sociais entre os diferentes setores que integram a estrutura social do meio rural venezuelano. A formação recebida pelo aluno na Faculdade de Agronomia da Universidade de Zulia, em síntese, está dirigida para formar um agente de mudança tecnológica e não um agente para a mudança estrutural e total, que o país, em sua condição de subdesenvolvido e de economia capitalista dependente, exige para sua total independência.
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Esta situação e o resultado da imposição ideológica de orientação capitalista por parte das classes dominantes, de toda uma estratégia de mudança que se fundamentou nas teorias da sociedade dual, modernização e mudança social. Para comprovação desta tese central, foram consultados e analisados vários documentos, os quais continham os pressupostos teóricos em que se fundamentou toda a política de modernização da agricultura a nível latinoamericano. Partindo disto, são analisados alguns aspectos da atual política agrícola venezuelana, como também as características mais importantes do meio rural como consequência direta da modernização e, por último, a análise do Plano de Estudos vigente na formação de Engenheiros Agrônomos na referida Faculdade. É evidente a formação tecnicista do aluno de Agronomia dirigida à obtenção de um profissional altamente especializado nas mais sofisticadas técnicas que requer a atividade agrícola da atualidade e que somente podem ser adotadas e utilizadas por um pequeno setor, dominante e poderoso, dando lugar para que se acentuem as diferenças econômicas e sociais entre os diferentes setores que integram a estrutura social do meio rural venezuelano. A formação recebida pelo aluno na Faculdade de Agronomia da Universidade de Zulia, em síntese, está dirigida para formar um agente de mudança tecnológica e não um agente para a mudança estrutural e total, que o país, em sua condição de subdesenvolvido e de economia capitalista dependente, exige para sua total independência.In this work, it was discussed the importance of the academic formation of the student in Agronomy, for the execution and modernization of agriculture. In the specific case of Venezuela, it was taken, as the point of reference, the formation given at the College of Agronomy, University of the State of Zulia, Maracaibo, Venezuela. Such formation is a manner to specialize human resources in agricultural techinic, not with the aim to help the venezuelan peasant and to improve their actual condictions of life, but, at the contrary, such formation is directed to the reproduction and consolidation of the capitalist relationships of production being in force at the rural conditions of the capitalist ideology, based on the theories of dual society modernization and social change. To confirm this principal thesis, many documents were consulted and analysed, which gave the theoretical basis of the policy of agricultural modernization in Latin America. From those documents, some aspects of the actual venezuelan agricultural policy and the most important characteristics of the rural conditions were analysed, as a direct consequence of modernization.The analysis of the Plan of Studies which is being actually followed by the mentioned College of Agronomy in the formation of the Agronomist, was also made. Finally, it became evident the technicist formation of the student of Agronomy taking aim at the obtention of a product highly specialised with the most sophisticated technics, which can be adopted and utilized, only, by a dominant and powerful small fraction of the people, accentig better the social and economic differences between the differents sections which compose the social structure of the venezuelan rural conditions. In conclusion, the student in Agronomy at the University of Zulia, is prepared to become an agent for technological transformation and not an agent for structural change that the country needs for its total independence, according to its undeveloped condition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQueda, OriowaldoPazos Rosal, Jesus Alejandro1980-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11145/tde-20220207-234454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-08T19:59:18Zoai:teses.usp.br:tde-20220207-234454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-08T19:59:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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