Poéticas de repetição no cinema brasileiro moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wahrhaftig, Alexandre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19032024-131431/
Resumo: O cinema, enquanto arte que se desdobra no tempo, permite não apenas a progressão das imagens, do início ao fim de um filme, mas o seu retorno, a sua repetição. Não apenas o avanço da narrativa, mas a sua repetição. Não apenas a singularidade dos gestos e discursos captados, mas a sua repetição. Se sempre houve repetições mais ou menos evidentes nos filmes, não foram todos os que insistiram em sublinhá-las, em sublinhar os retornos, as recorrências, as reprises, as circularidades. Ao colocarmos uma lupa sobre a produção cultural do período da ditadura militar no Brasil, sobre o nosso cinema moderno, esse cinema de linguagens e narrativas inquietas, vemos emergir uma variedade de poéticas de repetição. Qual seria o sentido e a força dessas poéticas no trabalho dos mais diversos cineastas, como Walter Hugo Khouri, Luiz Sérgio Person, Glauber Rocha, Júlio Calasso Jr., Rogério Sganzerla, Júlio Bressane, Andrea Tonacci e Eduardo Coutinho? Em comum a muitos filmes, está a presença da repetição não como algo tímido, somente perceptível por uma análise minuciosa, mas sim a repetição escancarada, repetição como uma figura que emerge sobre um fundo. Na primeira parte da tese, a nossa investigação recai sobretudo na construção narrativa, visando entender como a temporalidade de repetições nas narrativas indica uma experiência singular do tempo na vida moderna, no subdesenvolvimento, na história do Brasil. Já na segunda parte, a repetição se dissemina de forma mais livre pelos filmes, na fisicalidade das performances, na materialidade da montagem, no jogo provocativo com o público. São repetições que nos levam a convocar, para melhor compreender sua poética, outras áreas do conhecimento (como a antropologia), outras artes (como a poesia concreta), outros gêneros cinematográficos (como o filme estrutural). Nossa pesquisa, enfim, é uma via de mão dupla. Buscamos tanto explorar a riqueza das poéticas de repetição no cinema através do recorte espacial e temporal dos filmes brasileiros dos anos de chumbo quanto, simultaneamente, aprofundarmo-nos na estética do cinema moderno do período da ditadura, guiados por um mesmo (e diverso) elemento formal: a repetição. Repetição, pois, tanto como objeto de estudo quanto como metodologia de análise.
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Qual seria o sentido e a força dessas poéticas no trabalho dos mais diversos cineastas, como Walter Hugo Khouri, Luiz Sérgio Person, Glauber Rocha, Júlio Calasso Jr., Rogério Sganzerla, Júlio Bressane, Andrea Tonacci e Eduardo Coutinho? Em comum a muitos filmes, está a presença da repetição não como algo tímido, somente perceptível por uma análise minuciosa, mas sim a repetição escancarada, repetição como uma figura que emerge sobre um fundo. Na primeira parte da tese, a nossa investigação recai sobretudo na construção narrativa, visando entender como a temporalidade de repetições nas narrativas indica uma experiência singular do tempo na vida moderna, no subdesenvolvimento, na história do Brasil. Já na segunda parte, a repetição se dissemina de forma mais livre pelos filmes, na fisicalidade das performances, na materialidade da montagem, no jogo provocativo com o público. São repetições que nos levam a convocar, para melhor compreender sua poética, outras áreas do conhecimento (como a antropologia), outras artes (como a poesia concreta), outros gêneros cinematográficos (como o filme estrutural). Nossa pesquisa, enfim, é uma via de mão dupla. Buscamos tanto explorar a riqueza das poéticas de repetição no cinema através do recorte espacial e temporal dos filmes brasileiros dos anos de chumbo quanto, simultaneamente, aprofundarmo-nos na estética do cinema moderno do período da ditadura, guiados por um mesmo (e diverso) elemento formal: a repetição. Repetição, pois, tanto como objeto de estudo quanto como metodologia de análise.Cinema, as a time-based art, allows not only the progression of images, from the beginning to the end of a film, but their return, their repetition. Not just the progression of the narrative, but its repetition. Not just the singularity of the gestures and speeches registered, but their repetition. Although there have always been repetitions more or less evident in films, not every film has insisted on underlining them, highlighting the returns, the recurrences, the replays, the circularities. If we focus on the cultural production of the years of the military dictatorship in Brazil, on our modern cinema, a cinema of restless languages and narratives, we find a variety of poetics of repetition. What would be the meaning and strength of these poetics in the work of diverse filmmakers such as Walter Hugo Khouri, Luiz Sérgio Person, Glauber Rocha, Júlio Calasso Jr, Rogério Sganzerla, Júlio Bressane, Andrea Tonacci and Eduardo Coutinho? What many of their films have in common is the presence of repetition not as something hidden that can only be perceived through detailed analysis, but as something outright and blatant: repetition as a figure that emerges against a background. In the first part of the thesis, our investigation focuses mainly on narrative construction, with the aim of understanding how the temporality of repetition in these narratives indicates a singular experience of time in modern life, in the underdevelopment, in the history of Brazil. In the second part, repetition spreads more freely through the films, in the physicality of the performances, in the materiality of the editing, in the provocative game with the audience. These repetitions led us to refer to other areas of knowledge (such as anthropology), to other arts (such as concrete poetry) and to other cinematographic genres (such as the structural film), in order to better understand them. In short, our research will advance through two ways simultaneously. We will seek both to explore the richness of the poetics of repetition in cinema through the spatial and temporal focus of Brazilian films from the \"leaden years\" and, at the same time, to dig into the aesthetics of Brazilian modern cinema from the period of the dictatorship, guided by one single (and diverse) formal element: repetition. Repetition both as an object of study and as a methodology for analysis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBorges, Cristian da SilvaWahrhaftig, Alexandre2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19032024-131431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-22T16:51:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032024-131431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-22T16:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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