Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Leandro José Luz Riodades de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22072009-183038/
Resumo: Esta Tese discute questões da construção historiográfica da história do cinema. A história do cinema compôs um conjunto de obras que, normalmente, toma como ponto de partida obras cinematográficas, e não aspectos considerados extra texto, como a economia ou a recepção. Esse trabalho tenta, através do uso do conceito de modo de produção, unir em um aparato conceitual questões estéticas e econômicas. Para tanto, refaz uma parte do percurso historiográfico sobre o cinema brasileiro dos anos cinqüenta e tenta discutir fundamentalmente dois aspectos: o primeiro que o cinema pode ser entendido por meio do conceito de modo de produção; e o segundo reside na descrição de dois exemplos, em linhas gerais, de modos de produção que coexistem na mencionada década. Por fim, destaca que o conjunto de filmes da chanchada produzido na Atlântida pode ser caracterizado como um modo de produção que se opunha de várias maneiras ao recém surgido modo de produção, representado pelo filme Rio 40 Graus.
id USP_372cf95ddeb3d593f0d2edc22cd601cb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22072009-183038
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiroCinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiroBrazilian CinemaCinema brasileiroCinematographic AestheticsCinematographic TechniqueEconomia do cinemaEstética cinematográficaFilm economyFilm historyHistóriaHistória do cinemaHistoryMarxism and cinemaMarxismo e cinemaModes of productionModo de produção cinematográficoTécnica cinematográficaEsta Tese discute questões da construção historiográfica da história do cinema. A história do cinema compôs um conjunto de obras que, normalmente, toma como ponto de partida obras cinematográficas, e não aspectos considerados extra texto, como a economia ou a recepção. Esse trabalho tenta, através do uso do conceito de modo de produção, unir em um aparato conceitual questões estéticas e econômicas. Para tanto, refaz uma parte do percurso historiográfico sobre o cinema brasileiro dos anos cinqüenta e tenta discutir fundamentalmente dois aspectos: o primeiro que o cinema pode ser entendido por meio do conceito de modo de produção; e o segundo reside na descrição de dois exemplos, em linhas gerais, de modos de produção que coexistem na mencionada década. Por fim, destaca que o conjunto de filmes da chanchada produzido na Atlântida pode ser caracterizado como um modo de produção que se opunha de várias maneiras ao recém surgido modo de produção, representado pelo filme Rio 40 Graus.This thesis discusses the historiography of Film History. Film History has produced a set of material that, generally, takes as starting point the films themselves and do not consider extra text material, such as the economy and the reception of the film. This work attempts, through the concept of mode of production, bridge under a conceptual apparatus matching up aesthetic and economic matters. In doing so, the work critically looks at the fifties Brazilian Film History and makes basically two propositions: one is that Cinema may be understood through the conception of mode of production; the second consists of the description of two examples, in general terms, of modes of production coexistent in the decade. Finally, it highlights that the set of chanchada films, produced by Atlantida, may be characterized as a mode of production that is in many ways opposed to the more recent modes of production represented by the film Rio 40 Graus.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFabris, MariarosariaMendonça, Leandro José Luz Riodades de2007-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22072009-183038/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-22072009-183038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
title Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
spellingShingle Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
Mendonça, Leandro José Luz Riodades de
Brazilian Cinema
Cinema brasileiro
Cinematographic Aesthetics
Cinematographic Technique
Economia do cinema
Estética cinematográfica
Film economy
Film history
História
História do cinema
History
Marxism and cinema
Marxismo e cinema
Modes of production
Modo de produção cinematográfico
Técnica cinematográfica
title_short Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
title_full Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
title_fullStr Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
title_full_unstemmed Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
title_sort Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
author Mendonça, Leandro José Luz Riodades de
author_facet Mendonça, Leandro José Luz Riodades de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fabris, Mariarosaria
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Leandro José Luz Riodades de
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian Cinema
Cinema brasileiro
Cinematographic Aesthetics
Cinematographic Technique
Economia do cinema
Estética cinematográfica
Film economy
Film history
História
História do cinema
History
Marxism and cinema
Marxismo e cinema
Modes of production
Modo de produção cinematográfico
Técnica cinematográfica
topic Brazilian Cinema
Cinema brasileiro
Cinematographic Aesthetics
Cinematographic Technique
Economia do cinema
Estética cinematográfica
Film economy
Film history
História
História do cinema
History
Marxism and cinema
Marxismo e cinema
Modes of production
Modo de produção cinematográfico
Técnica cinematográfica
description Esta Tese discute questões da construção historiográfica da história do cinema. A história do cinema compôs um conjunto de obras que, normalmente, toma como ponto de partida obras cinematográficas, e não aspectos considerados extra texto, como a economia ou a recepção. Esse trabalho tenta, através do uso do conceito de modo de produção, unir em um aparato conceitual questões estéticas e econômicas. Para tanto, refaz uma parte do percurso historiográfico sobre o cinema brasileiro dos anos cinqüenta e tenta discutir fundamentalmente dois aspectos: o primeiro que o cinema pode ser entendido por meio do conceito de modo de produção; e o segundo reside na descrição de dois exemplos, em linhas gerais, de modos de produção que coexistem na mencionada década. Por fim, destaca que o conjunto de filmes da chanchada produzido na Atlântida pode ser caracterizado como um modo de produção que se opunha de várias maneiras ao recém surgido modo de produção, representado pelo filme Rio 40 Graus.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22072009-183038/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22072009-183038/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257274222903296