Harun Farocki e a (des)montagem do olhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Terdiman Lerman
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06022018-095900
Resumo: O trabalho de pesquisa pretende aprofundar-se na concepção e método de cinema de Harun Farocki tomando como problema a relação da sua arte cinematográfica com a história e com as construções simbólicas que se operam a partir da produção de imagens no mundo pós-industrial. Há um duplo movimento em seus filmes que consiste em, de um lado, esboçar, através das imagens que circulam no interior do espaço social, uma história audiovisual da civilização que advém com a invenção da fotografia, a fim de localizar as convergências entre guerra, economia, política e representação. Do outro, investigar o papel do realizador e portanto questionar a técnica, a moral e a política de sua atividade, a fim de interrogar a prática cinematográfica em um mundo contemporâneo saturado dela. O presente trabalho buscará, pelo procedimento da análise fílmica discutir os aspectos sociais e políticos da produção de imagens na atualidade segundo a obra de Farocki, ancorando-se na crítica da fotografia (Flusser) e da história da cultura (Benjamin). A pesquisa evidenciará como as estruturas formais de seus filmes constroem uma relação singular entre as imagens de arquivo e os processos históricos correspondentes, tendo como horizonte compreender a ideia de cinema que se constrói nos filmes \"Imagens do mundo e inscrições da guerra\" (1988) e \"Videogramas de uma revolução\" (1992).
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Harun Farocki e a (des)montagem do olhar Harun Farocki and the (dis)assembly of the gaze 2017-11-07Maria Dora Genis MourãoGilberto Alexandre SobrinhoSílvia Okumura HayashiRicardo Terdiman LermanUniversidade de São PauloMeios e Processos AudiovisuaisUSPBR Análise da imagem Documentário ensaístico Harun Farocki Harun Farocki Image Analysis Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra Images of the World and Inscriptions of War Videogramas de uma Revolução Videograms of a Revolution O trabalho de pesquisa pretende aprofundar-se na concepção e método de cinema de Harun Farocki tomando como problema a relação da sua arte cinematográfica com a história e com as construções simbólicas que se operam a partir da produção de imagens no mundo pós-industrial. Há um duplo movimento em seus filmes que consiste em, de um lado, esboçar, através das imagens que circulam no interior do espaço social, uma história audiovisual da civilização que advém com a invenção da fotografia, a fim de localizar as convergências entre guerra, economia, política e representação. Do outro, investigar o papel do realizador e portanto questionar a técnica, a moral e a política de sua atividade, a fim de interrogar a prática cinematográfica em um mundo contemporâneo saturado dela. O presente trabalho buscará, pelo procedimento da análise fílmica discutir os aspectos sociais e políticos da produção de imagens na atualidade segundo a obra de Farocki, ancorando-se na crítica da fotografia (Flusser) e da história da cultura (Benjamin). A pesquisa evidenciará como as estruturas formais de seus filmes constroem uma relação singular entre as imagens de arquivo e os processos históricos correspondentes, tendo como horizonte compreender a ideia de cinema que se constrói nos filmes \"Imagens do mundo e inscrições da guerra\" (1988) e \"Videogramas de uma revolução\" (1992). The present work intends to deepen in the conception and method of Harun Farocki\'s work and investigate the relation between his cinematography art, history and the symbolic constructions that are made since the development of the post-industrial world. There is a double movement in Farocki\'s film. The first one involves sketching trough images that circulate in the interior of society an audiovisual history of the civilization that emerges with the invention of photography to locate the convergence between war, economics, politics and representation. The second one consists in investigate the role of the director in the the contemporary world and therefore to question the technique, morals and politics of his activity, in order to interrogate the cinematographic practice in a contemporary world saturated with it. This work of research will seek, through de procedure of film analysis, to discuss the social and political aspects of the production of images in the present time according to the work of Farocki, anchoring itself in the critic of photography (Flusser) and the history of culture (Benjamin). The research will show how the formal structures of his films construct a singular relation between the archive images and the corresponding historical process in the films \"Images of the world and inscriptions of war\" (1988) and \"Videograms of a Revolution\" (1992). https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06022018-095900info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:18:31Zoai:teses.usp.br:tde-06022018-095900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:12:25.258801Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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