Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buzzoni, Marcelo De Rosso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16052022-150335/
Resumo: Visa discutir o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), relacionando tiras cômicas que contenham representações de diversas divindades religiosas com as habilidades e competências da disciplina, apresentando formas de aplicação dessas tiras em sala de aula. Serão indicadas também outras histórias em quadrinhos que possam ser objeto de discussão em sala de aula. Como arcabouço Teórico será apresentado um histórico das histórias em quadrinhos e das tiras, breve explicação sobre o humor e a representação, além do trabalho do professor em sala de aula como mediador de conhecimentos. Será feito também um histórico da disciplina de Ensino Religioso desde a Constituição de 1988 até a BNCC como área de conhecimento e problematizações que podem ser levantadas sobre ela. Por fim, serão discutidas maneiras de se trabalhar com quadrinhos em sala de aula indicando uma forma de análise das tiras selecionadas, com exemplos práticos.
id USP_bd5d678693567a47cd4d79d7a07696d8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16052022-150335
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos RuasThe use of comic books in Religious Education classes: an analysis of the strips Deus by Laerte and Um Sábado Qualquer by Carlos Ruas.ComicsEnsino ReligiosoHistórias em quadrinhosReligiosidadeReligiosityReligious EducationRepresentaçãoRepresentationStripsTirasVisa discutir o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), relacionando tiras cômicas que contenham representações de diversas divindades religiosas com as habilidades e competências da disciplina, apresentando formas de aplicação dessas tiras em sala de aula. Serão indicadas também outras histórias em quadrinhos que possam ser objeto de discussão em sala de aula. Como arcabouço Teórico será apresentado um histórico das histórias em quadrinhos e das tiras, breve explicação sobre o humor e a representação, além do trabalho do professor em sala de aula como mediador de conhecimentos. Será feito também um histórico da disciplina de Ensino Religioso desde a Constituição de 1988 até a BNCC como área de conhecimento e problematizações que podem ser levantadas sobre ela. Por fim, serão discutidas maneiras de se trabalhar com quadrinhos em sala de aula indicando uma forma de análise das tiras selecionadas, com exemplos práticos.It aims to discuss the use of comics in Religious Education classes in Elementary School II, according to the National Curricular Common Base (BNCC), relating comic strips that contain representations of various religious deities with the skills and competences of the discipline, presenting forms application of these strips in the classroom. Other comics that can be discussed in the classroom will also be indicated. As a theoretical framework, a history of comics and strips will be presented, a brief explanation about humor and representation, in addition to the work of the teacher in the classroom as a mediator of knowledge. There will also be a history of the discipline of Religious Education from the 1988 Constitution to the BNCC as an area of knowledge and questions that can be raised about it. Finally, ways of working with comics in the classroom will be discussed, indicating a way of analyzing the selected strips, with practical examples.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVergueiro, Waldomiro de Castro SantosBuzzoni, Marcelo De Rosso2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16052022-150335/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-16T18:31:35Zoai:teses.usp.br:tde-16052022-150335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-16T18:31:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
The use of comic books in Religious Education classes: an analysis of the strips Deus by Laerte and Um Sábado Qualquer by Carlos Ruas.
title Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
spellingShingle Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
Buzzoni, Marcelo De Rosso
Comics
Ensino Religioso
Histórias em quadrinhos
Religiosidade
Religiosity
Religious Education
Representação
Representation
Strips
Tiras
title_short Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
title_full Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
title_fullStr Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
title_full_unstemmed Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
title_sort Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
author Buzzoni, Marcelo De Rosso
author_facet Buzzoni, Marcelo De Rosso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Buzzoni, Marcelo De Rosso
dc.subject.por.fl_str_mv Comics
Ensino Religioso
Histórias em quadrinhos
Religiosidade
Religiosity
Religious Education
Representação
Representation
Strips
Tiras
topic Comics
Ensino Religioso
Histórias em quadrinhos
Religiosidade
Religiosity
Religious Education
Representação
Representation
Strips
Tiras
description Visa discutir o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), relacionando tiras cômicas que contenham representações de diversas divindades religiosas com as habilidades e competências da disciplina, apresentando formas de aplicação dessas tiras em sala de aula. Serão indicadas também outras histórias em quadrinhos que possam ser objeto de discussão em sala de aula. Como arcabouço Teórico será apresentado um histórico das histórias em quadrinhos e das tiras, breve explicação sobre o humor e a representação, além do trabalho do professor em sala de aula como mediador de conhecimentos. Será feito também um histórico da disciplina de Ensino Religioso desde a Constituição de 1988 até a BNCC como área de conhecimento e problematizações que podem ser levantadas sobre ela. Por fim, serão discutidas maneiras de se trabalhar com quadrinhos em sala de aula indicando uma forma de análise das tiras selecionadas, com exemplos práticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16052022-150335/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16052022-150335/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090768697032704