Os circenses e seus saberes sobre o corpo, suas artes e sua educação: encontros e desencontros históricos entre circo e ginástica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15032021-152741/ |
Resumo: | No decorrer do século XIX e início do XX o circo foi um dos pioneiros e principais espaços de difusão de imagens e informações sobre as práticas ginásticas, mesmo que questionado e combatido por parte daqueles que defendiam uma ideia científica de educação do corpo ligada aos intuitos de controle, disciplina e desenvolvimento de hábitos higiênicos (MELO e PERES, 2014). Nesse sentido, pretendemos por meio desta pesquisa tratar dos entrelaçamentos históricos entre as artes circenses e a educação física no Brasil no decorrer do século XIX e início do XX, tendo como objetivo evidenciar os saberes dos circenses no que tange o corpo, a produção do espetáculo e os processos de formação no âmbito do próprio circo, destacando o quanto os circenses sempre foram detentores de múltiplos conhecimentos e práticas ligados ao corpo decorrentes da elaboração e fazer de sua própria arte e sedimentados nos processos de formação, socialização e aprendizagem operados dentro do próprio modo de organização e produção do circo como espetáculo (SILVA, 2007; 2009). Assim, em busca de compreendermos como e por quais razões circo e ginástica estruturaram-se como áreas que se influenciaram, misturaram e se confrontaram, analisamos a atuação de diversas companhias circenses que estiveram no Brasil no século XIX e o quanto o circo consolidou-se como um espaço de difusão de diversas práticas corporais, tendo os circenses assumindo-se como mestres em ginástica e equitação (LOPES e SILVA, 2015); a trajetória do circense Vicente Casali, um dos mais ativos professores de ginástica, esgrima e natação em dezenas de instituições fluminenses em fins do século XIX; a intensa atividade como sportsman, professor, artista e diretor circense do atleta José Floriano Peixoto no início do século XX; e, por fim, a composição da obra Pequeno Tratado de Acrobacia e Gymnastica, escrita pelo circense Raul Olimecha na década de 1920. Frente à esta proposta de análise, realizamos o levantamento e cruzamento de diferentes fontes como livros, iconografias e, principalmente, 189 diferentes títulos de jornais de oito estados brasileiros nos quais obtivemos aproximadamente 1819 ocorrências refentes à produções circenses diversas, à Vicente Casali e José Floriano Peixoto, bem como o livro de Raul Olimecha, publicado em 1933, consultados no Centro de Memória do Circo (SP), Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ) e CEDOC-FUNARTE (RJ). Evidenciamos, dessa forma, os circenses como detentores de práticas e saberes sedimentados em seus complexos processos de formação a respeito da produção de seus espetáculos, sobre o corpo e a ginástica, significativos para a constituição da educação do corpo gestada no período abordado. |
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Os circenses e seus saberes sobre o corpo, suas artes e sua educação: encontros e desencontros históricos entre circo e ginásticaThe circus performers and their knowledge of the body, their arts and their education: historical encounters and mismatches between circus and gymnasticsCirco; Ginástica; História; Educação Física; EducaçãoCircus; Gymnastic; History; Physical education; EducationNo decorrer do século XIX e início do XX o circo foi um dos pioneiros e principais espaços de difusão de imagens e informações sobre as práticas ginásticas, mesmo que questionado e combatido por parte daqueles que defendiam uma ideia científica de educação do corpo ligada aos intuitos de controle, disciplina e desenvolvimento de hábitos higiênicos (MELO e PERES, 2014). Nesse sentido, pretendemos por meio desta pesquisa tratar dos entrelaçamentos históricos entre as artes circenses e a educação física no Brasil no decorrer do século XIX e início do XX, tendo como objetivo evidenciar os saberes dos circenses no que tange o corpo, a produção do espetáculo e os processos de formação no âmbito do próprio circo, destacando o quanto os circenses sempre foram detentores de múltiplos conhecimentos e práticas ligados ao corpo decorrentes da elaboração e fazer de sua própria arte e sedimentados nos processos de formação, socialização e aprendizagem operados dentro do próprio modo de organização e produção do circo como espetáculo (SILVA, 2007; 2009). Assim, em busca de compreendermos como e por quais razões circo e ginástica estruturaram-se como áreas que se influenciaram, misturaram e se confrontaram, analisamos a atuação de diversas companhias circenses que estiveram no Brasil no século XIX e o quanto o circo consolidou-se como um espaço de difusão de diversas práticas corporais, tendo os circenses assumindo-se como mestres em ginástica e equitação (LOPES e SILVA, 2015); a trajetória do circense Vicente Casali, um dos mais ativos professores de ginástica, esgrima e natação em dezenas de instituições fluminenses em fins do século XIX; a intensa atividade como sportsman, professor, artista e diretor circense do atleta José Floriano Peixoto no início do século XX; e, por fim, a composição da obra Pequeno Tratado de Acrobacia e Gymnastica, escrita pelo circense Raul Olimecha na década de 1920. Frente à esta proposta de análise, realizamos o levantamento e cruzamento de diferentes fontes como livros, iconografias e, principalmente, 189 diferentes títulos de jornais de oito estados brasileiros nos quais obtivemos aproximadamente 1819 ocorrências refentes à produções circenses diversas, à Vicente Casali e José Floriano Peixoto, bem como o livro de Raul Olimecha, publicado em 1933, consultados no Centro de Memória do Circo (SP), Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ) e CEDOC-FUNARTE (RJ). Evidenciamos, dessa forma, os circenses como detentores de práticas e saberes sedimentados em seus complexos processos de formação a respeito da produção de seus espetáculos, sobre o corpo e a ginástica, significativos para a constituição da educação do corpo gestada no período abordado.During the nineteenth and early twentieth centuries the circus was one of the pioneers and main spaces for the dissemination of images and information about gymnastic practices, even if questioned and opposed by those who defended a scientific idea of body education linked to the aims of control, discipline and development of hygienic habits (MELO and PERES, 2014). In this sense, we intend through this research to deal with the historical intertwining between circus arts and physical education in Brazil during the nineteenth and early twentieth centuries, aiming to highlight the knowledge of circus artists with regard to the body, the production of the show and the processes of formation within the circus itself, highlighting how the circus artists have always been holders of multiple knowledge and practices related to the body arising from the elaboration and making of their own art and based on the processes of formation, socialization and learning operated within their own mode of organization and production of the circus as a show (SILVA, 2007; 2009). Thus, in order to understand how and why circus and gymnastics were structured as areas that influenced, mixed and confronted each other, we analyzed the performance of several circus companies that were in Brazil in the nineteenth century and how much the circus was consolidated as a space for the diffusion of various body practices, with circuses artists assuming themselves as masters in gymnastics and riding (LOPES and SILVA, 2015); the trajectory of circus artist Vicente Casali, one of the most active teachers of gymnastics, fencing and swimming in dozens of Rio de Janeiro institutions at the end of the 19th century; the intense activity as sportsman, teacher, artist and circus director of athlete José Floriano Peixoto in the early twentieth century; and, finally, the composition of the book Little Treaty of Acrobatics and Gymnastics, written by circus artist Raul Olimecha in the 1920s. Facing this proposal of analysis, we carried out the survey and crossing of different sources as books, iconographies and, mainly, 189 different titles of newspapers of eight Brazilian states in which we obtained approximately 1819 occurrences related to diverse circus productions, Vicente Casali and José Floriano Peixoto, as well as Raul Olimecha\'s book, published in 1933, consulted at the Circus Memory Center (SP), Digital Library of the National Library (RJ) and CEDOC-FUNARTE (RJ). Thus, we highlight the circus artists as holders of practices and knowledge based on their complex processes of formation regarding the production of their shows, about the body and gymnastics, significant for the constitution of body education gestated in the period covered.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEhrenberg, Mônica CaldasLopes, Daniel de Carvalho2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15032021-152741/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-17T21:35:02Zoai:teses.usp.br:tde-15032021-152741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-17T21:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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