Estado nutricional, qualidade de vida e a percepção das cozinheiras escolares de Carapicuíba sobre aspectos da sua atuação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kutz, Nyvian Alexandre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/89/89131/tde-18122018-173421/
Resumo: Introdução: Atualmente, a promoção da alimentação adequada no ambiente escolar tem como personagem fundamental as cozinheiras, consideradas agentes de saúde na escola. A alimentação escolar é preparada por estas profissionais que tendem a repassar seus hábitos alimentares aos alunos. Hábitos alimentares inadequados e obesidade são fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis. Nesse contexto, cabe salientar não apenas as percepções que as cozinheiras escolares apresentam acerca dos princípios que norteiam uma alimentação saudável, mas também a condição nutricional das mesmas que reflete como essa percepção é adotada na vida diária e consequentemente aplicada em suas atividades profissionais; além da autopercepção que elas têm de seu papel na educação nutricional do alunado. Objetivos: Analisar o estado nutricional, o consumo alimentar, a qualidade de vida e a percepção de cozinheiras escolares sobre aspectos da sua atuação profissional. Métodos: Estudo transversal, de caráter descritivo, com a utilização conjunta do enfoque quantitativo e qualitativo, desenvolvido com cozinheiras escolares das escolas municipais de Carapicuíba - SP. Para a coleta de dados quantitativos foram aferidas as medidas de peso, estatura e circunferência da cintura. As participantes preencheram três questionários, sobre aspectos sociodemográficos, qualidade de vida e consumo alimentar. Para a caracterização socioeconômica foi utilizado questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, utilizando o Critério de Classificação Econômica Brasil 2015; para avaliar a percepção de qualidade de vida das cozinheiras escolares foi utilizado o instrumento WHOQOL-bref e para a avaliação do consumo alimentar das mesmas foi utilizado o instrumento \"Como está sua alimentação?\", do Ministério da Saúde. Para analisar as percepções das cozinheiras escolares sobre aspectos de sua atuação foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada na coleta de dados qualitativos. As transcrições das entrevistas individuais foram analisadas utilizando-se para tal a análise de conteúdo temática, para a compreensão crítica do assunto. Resultados: A idade média da amostra das 68 cozinheiras escolares estudadas era de 53,97 anos, sendo que a mais nova tinha 36 anos e a mais velha 65 anos, a maioria vivendo com companheiro, e pertencente à classe socioeconômica C. Para os dados antropométricos, foi calculado o peso médio de 78,3 kg e Índice de Massa Corporal médio de 30,85 kg/m2, com 45,5% das cozinheiras escolares com estado nutricional classificado como obesidade. O excesso de peso (sobrepeso+obesidade) foi verificado em 82,4% da amostra. Esse resultado foi confirmado pela aferição da circunferência da cintura (94,51±11,65 cm), indicando risco aumentado substancialmente para doença metabólica. No que tange à qualidade do consumo alimentar e outros hábitos de vida, a maioria da amostra enquadrou-se no indicador resumo \"atenção\", além de apresentar percepção da qualidade de vida geral como boa e muito boa (50,0%) e regular (45,6%). Considerando cada domínio do indicador de qualidade de vida, verificou-se que a maior prevalência de classificação boa+muito boa foi obtida nos domínios físico e das relações sociais e a menor no domínio meio ambiente. A análise de conteúdo temática permitiu identificar oito temas emergentes das entrevistas, sendo eles Alimentação em casa versus alimentação na escola; Alterar o cardápio; Trocas de experiências culinárias; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação e a saúde dos alunos; Papel da merendeira; e Insegurança alimentar e nutricional. Conclusão: O excesso de peso observado pelo Índice de Massa Corporal dessas cozinheiras ultrapassa os valores apresentados nos estudos nacionais, principalmente em relação à obesidade. O risco aumentado substancialmente para doença metabólica está presente em quase dois terços delas. Vários aspectos do consumo alimentar e outros hábitos de vida requerem atenção, principalmente pelo consumo insuficiente de frutas, verduras, legumes, peixes, leite e derivados e água, do consumo excessivo de cereais, da falta de prática de atividade física regular e do não costume de ler os rótulos de alimentos. As concepções sobre os diversos aspectos de sua atuação remontam à importância do seu papel na alimentação escolar, manifestado em cada tema encontrado.
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spelling Estado nutricional, qualidade de vida e a percepção das cozinheiras escolares de Carapicuíba sobre aspectos da sua atuação profissionalNutritional status, quality of life and the perception of school cooks from Carapicuíba on aspects of their professional performanceAlimentação escolarEating habitsEstado nutricionalHábitos alimentaresHealth promotionNutritional statusPromoção da saúdeQualidade de vidaQuality of lifeSchool feedingIntrodução: Atualmente, a promoção da alimentação adequada no ambiente escolar tem como personagem fundamental as cozinheiras, consideradas agentes de saúde na escola. A alimentação escolar é preparada por estas profissionais que tendem a repassar seus hábitos alimentares aos alunos. Hábitos alimentares inadequados e obesidade são fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis. Nesse contexto, cabe salientar não apenas as percepções que as cozinheiras escolares apresentam acerca dos princípios que norteiam uma alimentação saudável, mas também a condição nutricional das mesmas que reflete como essa percepção é adotada na vida diária e consequentemente aplicada em suas atividades profissionais; além da autopercepção que elas têm de seu papel na educação nutricional do alunado. Objetivos: Analisar o estado nutricional, o consumo alimentar, a qualidade de vida e a percepção de cozinheiras escolares sobre aspectos da sua atuação profissional. Métodos: Estudo transversal, de caráter descritivo, com a utilização conjunta do enfoque quantitativo e qualitativo, desenvolvido com cozinheiras escolares das escolas municipais de Carapicuíba - SP. Para a coleta de dados quantitativos foram aferidas as medidas de peso, estatura e circunferência da cintura. As participantes preencheram três questionários, sobre aspectos sociodemográficos, qualidade de vida e consumo alimentar. Para a caracterização socioeconômica foi utilizado questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, utilizando o Critério de Classificação Econômica Brasil 2015; para avaliar a percepção de qualidade de vida das cozinheiras escolares foi utilizado o instrumento WHOQOL-bref e para a avaliação do consumo alimentar das mesmas foi utilizado o instrumento \"Como está sua alimentação?\", do Ministério da Saúde. Para analisar as percepções das cozinheiras escolares sobre aspectos de sua atuação foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada na coleta de dados qualitativos. As transcrições das entrevistas individuais foram analisadas utilizando-se para tal a análise de conteúdo temática, para a compreensão crítica do assunto. Resultados: A idade média da amostra das 68 cozinheiras escolares estudadas era de 53,97 anos, sendo que a mais nova tinha 36 anos e a mais velha 65 anos, a maioria vivendo com companheiro, e pertencente à classe socioeconômica C. Para os dados antropométricos, foi calculado o peso médio de 78,3 kg e Índice de Massa Corporal médio de 30,85 kg/m2, com 45,5% das cozinheiras escolares com estado nutricional classificado como obesidade. O excesso de peso (sobrepeso+obesidade) foi verificado em 82,4% da amostra. Esse resultado foi confirmado pela aferição da circunferência da cintura (94,51±11,65 cm), indicando risco aumentado substancialmente para doença metabólica. No que tange à qualidade do consumo alimentar e outros hábitos de vida, a maioria da amostra enquadrou-se no indicador resumo \"atenção\", além de apresentar percepção da qualidade de vida geral como boa e muito boa (50,0%) e regular (45,6%). Considerando cada domínio do indicador de qualidade de vida, verificou-se que a maior prevalência de classificação boa+muito boa foi obtida nos domínios físico e das relações sociais e a menor no domínio meio ambiente. A análise de conteúdo temática permitiu identificar oito temas emergentes das entrevistas, sendo eles Alimentação em casa versus alimentação na escola; Alterar o cardápio; Trocas de experiências culinárias; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação e a saúde dos alunos; Papel da merendeira; e Insegurança alimentar e nutricional. Conclusão: O excesso de peso observado pelo Índice de Massa Corporal dessas cozinheiras ultrapassa os valores apresentados nos estudos nacionais, principalmente em relação à obesidade. O risco aumentado substancialmente para doença metabólica está presente em quase dois terços delas. Vários aspectos do consumo alimentar e outros hábitos de vida requerem atenção, principalmente pelo consumo insuficiente de frutas, verduras, legumes, peixes, leite e derivados e água, do consumo excessivo de cereais, da falta de prática de atividade física regular e do não costume de ler os rótulos de alimentos. As concepções sobre os diversos aspectos de sua atuação remontam à importância do seu papel na alimentação escolar, manifestado em cada tema encontrado.Introduction: Currently, the promotion of adequate food in the school environment has as a fundamental character the schools cooks, considered health agents in the school. School feeding is prepared by these professionals who tend to pass on their eating habits to the students. Inadequate eating habits and obesity are risk factors that may contribute to the onset of chronic noncommunicable diseases. In this context, it is important to emphasize not only the perceptions that the schools cooks present about the principles that guide a healthy diet, but also their nutritional condition which reflects how this perception is adopted in daily life and consequently applied in their professional activities; as well as their self-perception of their role in the nutritional education of the student. Objectives: To analyze the nutritional status, the food consumption, the quality of life and the perception of school cooks on aspects of their professional performance. Methods: Cross-sectional study, with a descriptive character, using the quantitative and qualitative approach, developed with lunch takers from the municipal schools of Carapicuiba, Sao Paulo, Brazil. For the collection of quantitative data the measures of weight, height and waist circumference were measured. Participants completed three questionnaires on socio-demographic aspects, quality of life and food consumption. For the socioeconomic characterization, a questionnaire was used by the Brazilian Association of Research Companies, using the Brazilian Economic Classification Criterion 2015; the WHOQOL-bref instrument was used to evaluate the perception of quality of life of the food service workers, and the Ministry of Health\'s instrument, \"Como está sua alimentação?\" was used to evaluate the food consumption of the food. In order to analyze the school cooks\' perceptions about aspects of their performance, the technique of in-depth semi-structured interview in the collection of qualitative data was used. The transcripts of the individual interviews were analyzed using the thematic content analysis for the critical understanding of the subject. Results: The mean age of the sample of the 68 schools cooks studied was 53.97 years, the youngest being 36 years old and the oldest 65 years old, the majority living with a partner, and belonging to socioeconomic class C. For the anthropometric data, the mean weight of 78.3 kg and the mean Body Mass Index of 30.85 kg/m2 were calculated, with 45.5% of the women with nutritional status classified as obesity. Overweight (overweight+obesity) was found in 82.4% of the sample. This result was confirmed by waist circumference (94.51 ±11.65 cm), indicating a substantially increased risk for metabolic disease. Regarding the quality of food consumption and other life habits, the majority of the sample was included in the summary indicator \"attention\", besides showing a perception of the general life quality as good and very good (50.0%) and regular (45.6%). Considering each domain of the quality of life indicator, it was verified that the highest prevalence of good+very good classification was obtained in the physical and social domains while the lowest in the environmental domain. The analysis of thematic content allowed to identify eight emerging themes of the interviews, which are: Home feeding vs. school feeding; Changing the menu; Exchanges of culinary experiences; Healthy eating; School feeding; Food and student health; Role of the schools cooks; and Food and nutritional insecurity. Conclusion: The excess weight observed by Body Mass Index of these school cooks exceeds the values presented in the national studies, especially in relation to obesity. The substantially increased risk for metabolic disease is present in almost two-thirds of them. Various aspects of food consumption and other life habits require attention, mainly due to insufficient consumption of fruits, vegetables, fish, milk and dairy products and water, excessive consumption of cereals, lack of regular physical activity and non-usual practice of reading the food labels. The conceptions about the various aspects of their performance go back to the importance of their role in school feeding, manifested in each theme found.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCyrillo, Denise CavalliniSalgueiro, Marcia Maria Hernandes de Abreu de OliveiraKutz, Nyvian Alexandre2018-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/89/89131/tde-18122018-173421/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-18122018-173421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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