A Residência Multiprofissional e a promoção e prevenção em saúde na Estratégia de Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Katia Regina de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-04052021-162754/
Resumo: Para que a promoção de saúde se concretize em ações que tenham reflexo na qualidade de vida das pessoas, o ensino-serviço em saúde pode ser um fator determinante na transformação da realidade. A coleta de dados através do PMAQ-AB Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade, do Ministério da Saúde, possibilita a visualização quantitativa dessas ações de promoção e prevenção em saúde desenvolvidas pelas equipes de saúde da família no Brasil; porém, a convivência permite aos residentes a ampliação do olhar sobre o tema. A implantação das Residências Multiprofissionais em 2005 e o uso de cenários de aprendizagem inseridos nas Redes de Atenção à Saúde do SUS, possibilitou o contato destes profissionais recém formados com a realidade do serviço e a identificar como a promoção e prevenção em saúde se apresenta no cotidiano. Este estudo de caso, foi elaborado a partir dos dados nacionais coletados PMAQ-AB (2013) sobre ações de promoção de saúde e nas unidades de saúde de Sorocaba pelas equipes de Saúde da Família; incluindo resultados qualitativos obtidos de um grupo focal, formado por residentes multiprofissionais, sobre como as ações de promoção e prevenção de saúde foram por eles desenvolvidas durante a residência. A esse conjunto foi associado uma revisão sistematizada de artigos sobre atividades práticas em promoção e prevenção em saúde, realizadas e descritas na literatura onde foi possível encontrar semelhanças e diferenças entre essas ações. O grupo focal foi composto por: uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, um professor de educação física e um psicólogo; todos residentes, concluintes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família no município de Sorocaba-SP em 2018. Com a análise dos resultados foi possível verificar a necessidade de valorização do diálogo para identificar diferenças nos processos de trabalho e a necessidade do exercício de propostas educacionais que propiciem a realização das ações com sucesso. O processo da formação multiprofissional enriquece fortalecendo conceitos; definindo objetivos; e executando atividades de planejamento, análise e avaliação para a realização das ações de promoção e prevenção em saúde; essas atitudes, colaboram não só para a formação dos novos profissionais de saúde, como também para ampliar as possibilidades de implementação de novas propostas nos serviços.
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A implantação das Residências Multiprofissionais em 2005 e o uso de cenários de aprendizagem inseridos nas Redes de Atenção à Saúde do SUS, possibilitou o contato destes profissionais recém formados com a realidade do serviço e a identificar como a promoção e prevenção em saúde se apresenta no cotidiano. Este estudo de caso, foi elaborado a partir dos dados nacionais coletados PMAQ-AB (2013) sobre ações de promoção de saúde e nas unidades de saúde de Sorocaba pelas equipes de Saúde da Família; incluindo resultados qualitativos obtidos de um grupo focal, formado por residentes multiprofissionais, sobre como as ações de promoção e prevenção de saúde foram por eles desenvolvidas durante a residência. A esse conjunto foi associado uma revisão sistematizada de artigos sobre atividades práticas em promoção e prevenção em saúde, realizadas e descritas na literatura onde foi possível encontrar semelhanças e diferenças entre essas ações. O grupo focal foi composto por: uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, um professor de educação física e um psicólogo; todos residentes, concluintes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família no município de Sorocaba-SP em 2018. Com a análise dos resultados foi possível verificar a necessidade de valorização do diálogo para identificar diferenças nos processos de trabalho e a necessidade do exercício de propostas educacionais que propiciem a realização das ações com sucesso. O processo da formação multiprofissional enriquece fortalecendo conceitos; definindo objetivos; e executando atividades de planejamento, análise e avaliação para a realização das ações de promoção e prevenção em saúde; essas atitudes, colaboram não só para a formação dos novos profissionais de saúde, como também para ampliar as possibilidades de implementação de novas propostas nos serviços.For health promotion to materialize in actions that reflect on people\'s quality of life, health teaching-service can be a determining factor in the transformation of reality. Data collection through the PMAQ-AB National Program for Access and Quality Improvement, from the Ministry of Health, enables the quantitative visualization of these health promotion and prevention actions developed by family health teams in Brazil; However, living together allows residents to broaden their perspective on the subject. The implementation of Multiprofessional Residencies in 2005 and the use of learning scenarios inserted in the SUS Health Care Networks, made it possible for these newly graduated professionals to contact the reality of the service and to identify how health promotion and prevention is presented in daily life. This case study was elaborated from the national data PMAQ-AB (2013) about health promotion actions and in the Sorocaba health units by the Family Health teams; including qualitative results obtained from a focus group of multiprofessional residents on how health promotion and prevention actions were developed during their residency. To this set was associated a systematic review of articles on practical activities in health promotion and prevention, carried out and described in the literature where it was possible to find similarities and differences between these actions. The focus group consisted of: a social worker, an occupational therapist, a nutritionist, a physiotherapist, a phonoaudiologist, a physical education teacher and a psychologist; all residents, graduates of the Multiprofessional Family Health Residency Program in the city of Sorocaba-SP in 2018. With the analylis of the results it was possible to verify the need to value the dialogue to identify differences in work processes and the need to exercise educational proposals that enable successful actions. The process of multiprofessional training enriches by strengthening concepts; setting goals; and performing planning, analysis and evaluation activities for health promotion and prevention actions; These attitudes contribute not only to the training of new health professionals, but also to expand the possibilities of implementing new proposals in the services.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Rogerio Nogueira deAlves, Katia Regina de Carvalho2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-04052021-162754/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-05T08:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-04052021-162754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-05T08:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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