A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linares, Nicolas Llano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22052013-154422/
Resumo: A partir do entendimento da história do consumo alimentar desde o século XIX, e da identificação das tendências alimentares presentes atualmente no país, a presente pesquisa visa entender como são representadas as inovações alimentares no discurso publicitário Brasileiro. Considerando a mensagem publicitária como campo de inovação discursiva e espelho das dinâmicas sociais contemporâneas, a pesquisa utiliza de uma metodologia baseada no modelo de análise da imagem de Martine Joly, para construir um marco comparativo entre diferentes signos plásticos e desse modo entender as características da representação das tendências tanto na mídia como no espaço público. O resultado da pesquisa evidência as funções mercadológicas de cada um dos tipos de comunicação no universo alimentar e a falta de uma construção sígnica organizada na hora de representar a realidade e o futuro alimentar do país.
id USP_bf0f038de8fab49acca107fa52264fb7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22052013-154422
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitárioAdvertising discourseAesthetic representationConsumption trendsPublicidadeRepresentação estéticaSignificados simbólicosSymbolic meaningTendências de consumoA partir do entendimento da história do consumo alimentar desde o século XIX, e da identificação das tendências alimentares presentes atualmente no país, a presente pesquisa visa entender como são representadas as inovações alimentares no discurso publicitário Brasileiro. Considerando a mensagem publicitária como campo de inovação discursiva e espelho das dinâmicas sociais contemporâneas, a pesquisa utiliza de uma metodologia baseada no modelo de análise da imagem de Martine Joly, para construir um marco comparativo entre diferentes signos plásticos e desse modo entender as características da representação das tendências tanto na mídia como no espaço público. O resultado da pesquisa evidência as funções mercadológicas de cada um dos tipos de comunicação no universo alimentar e a falta de uma construção sígnica organizada na hora de representar a realidade e o futuro alimentar do país.From the understanding of the history of food consumption since the nineteenth century, and the identification of food trends currently present in the country, this research aims to understand how innovations are represented in the advertising discourse. Considering advertising as a discursive field of innovation and a contemporary mirror of the social dynamics, the research uses a methodology based on the analysis of the image by Martine Joly, in order to build a comparison frame between different plastic signs and thereby understand the characteristics of the representation of food trends both in the media and in the public space. The results highlighted the marketing functions of each of the types of communication present in the food universe and the lack of an organized semiotic construction to represent the reality and the future of the country alimentation system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto Filho, Eneus TrindadeLinares, Nicolas Llano2012-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22052013-154422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-22052013-154422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
title A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
spellingShingle A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
Linares, Nicolas Llano
Advertising discourse
Aesthetic representation
Consumption trends
Publicidade
Representação estética
Significados simbólicos
Symbolic meaning
Tendências de consumo
title_short A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
title_full A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
title_fullStr A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
title_full_unstemmed A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
title_sort A cultura material hoje: as tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário
author Linares, Nicolas Llano
author_facet Linares, Nicolas Llano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto Filho, Eneus Trindade
dc.contributor.author.fl_str_mv Linares, Nicolas Llano
dc.subject.por.fl_str_mv Advertising discourse
Aesthetic representation
Consumption trends
Publicidade
Representação estética
Significados simbólicos
Symbolic meaning
Tendências de consumo
topic Advertising discourse
Aesthetic representation
Consumption trends
Publicidade
Representação estética
Significados simbólicos
Symbolic meaning
Tendências de consumo
description A partir do entendimento da história do consumo alimentar desde o século XIX, e da identificação das tendências alimentares presentes atualmente no país, a presente pesquisa visa entender como são representadas as inovações alimentares no discurso publicitário Brasileiro. Considerando a mensagem publicitária como campo de inovação discursiva e espelho das dinâmicas sociais contemporâneas, a pesquisa utiliza de uma metodologia baseada no modelo de análise da imagem de Martine Joly, para construir um marco comparativo entre diferentes signos plásticos e desse modo entender as características da representação das tendências tanto na mídia como no espaço público. O resultado da pesquisa evidência as funções mercadológicas de cada um dos tipos de comunicação no universo alimentar e a falta de uma construção sígnica organizada na hora de representar a realidade e o futuro alimentar do país.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22052013-154422/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-22052013-154422/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257269211758592