Autonomia do fazer. Crítica sobre a obrigatoriedade da formação universitária para o acesso ao trabalho em arquitetura no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-06112018-110841/ |
Resumo: | A recepção ambivalente de José Zanine Caldas, arquiteto sem formação universitária e referenciado como autodidata, pelo meio profissional da arquitetura brasileira entre o auge da sua produção arquitetônica, nos anos 1970, e o seu falecimento, no início dos anos 2000, abre caminho nesta pesquisa para que se investigue a relação entre trabalho e ensino de arquitetura no Brasil, permitindo colocar em questão a obrigatoriedade do diploma universitário como recurso único de acesso ao trabalho em arquitetura no país. Com uma trajetória de vida e trabalho marcada pela defesa ecológica e pela aproximação com povos e culturas ameaçados pelo processo de massificação da grande indústria, em que se destaca a cultura do fazer ancorada no trabalho manual, Zanine orienta reflexão teórica sobre modelos de produção de conhecimentos organizados pela autonomia expressa através de saberes adquiridos pela experiência do fazer prático, trazendo aproximações com temas abordados por autores da ecologia política como Ivan Illich e André Gorz sobre ensino emancipado e arquitetura. |
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Autonomia do fazer. Crítica sobre a obrigatoriedade da formação universitária para o acesso ao trabalho em arquitetura no BrasilAutonomy of making. Criticism about the obligatory university education to access work in architecture in BrazilArchitectureArquiteturaEcologiaEcologyInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityOccupationsProfissõesUniversidadeUniversityA recepção ambivalente de José Zanine Caldas, arquiteto sem formação universitária e referenciado como autodidata, pelo meio profissional da arquitetura brasileira entre o auge da sua produção arquitetônica, nos anos 1970, e o seu falecimento, no início dos anos 2000, abre caminho nesta pesquisa para que se investigue a relação entre trabalho e ensino de arquitetura no Brasil, permitindo colocar em questão a obrigatoriedade do diploma universitário como recurso único de acesso ao trabalho em arquitetura no país. Com uma trajetória de vida e trabalho marcada pela defesa ecológica e pela aproximação com povos e culturas ameaçados pelo processo de massificação da grande indústria, em que se destaca a cultura do fazer ancorada no trabalho manual, Zanine orienta reflexão teórica sobre modelos de produção de conhecimentos organizados pela autonomia expressa através de saberes adquiridos pela experiência do fazer prático, trazendo aproximações com temas abordados por autores da ecologia política como Ivan Illich e André Gorz sobre ensino emancipado e arquitetura.The ambivalent reception of José Zanine Caldas, an architect without university degree and referred to as a self-taught, by the professional Brazilian architecture environment between the peak of his architectural production, in the 1970s, and his death, in the early of 2000s, paves the way for investigating in this research the relationship between work and architecture education in Brazil, allowing for questioning the obligatory necessity of the university degree as a unique resource for accessing work in architecture in the country. With a life and work trajectory marked by the ecological defense and the approach with people and cultures threatened by the process massification of the great industry, in which emphasizes the culture of making anchored in manual work, Zanine guides theoretical reflection on models of nowledgeproduction organized by autonomy expressed through the knowledge acquired by the experience of practical making, bringing approximations with themes approached by authors of ecological politics such as Ivan Illich and André Gorz with regards to theories about emancipated education and architecture.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliva, Jaime TadeuSantos, Conrado Vivacqua Raymundo dos2018-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-06112018-110841/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-06112018-110841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A recepção ambivalente de José Zanine Caldas, arquiteto sem formação universitária e referenciado como autodidata, pelo meio profissional da arquitetura brasileira entre o auge da sua produção arquitetônica, nos anos 1970, e o seu falecimento, no início dos anos 2000, abre caminho nesta pesquisa para que se investigue a relação entre trabalho e ensino de arquitetura no Brasil, permitindo colocar em questão a obrigatoriedade do diploma universitário como recurso único de acesso ao trabalho em arquitetura no país. Com uma trajetória de vida e trabalho marcada pela defesa ecológica e pela aproximação com povos e culturas ameaçados pelo processo de massificação da grande indústria, em que se destaca a cultura do fazer ancorada no trabalho manual, Zanine orienta reflexão teórica sobre modelos de produção de conhecimentos organizados pela autonomia expressa através de saberes adquiridos pela experiência do fazer prático, trazendo aproximações com temas abordados por autores da ecologia política como Ivan Illich e André Gorz sobre ensino emancipado e arquitetura. |
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