Ânfora de Apolo: um estudo sobre cerâmica grega cicládica \"Meliana\" do séc. VII a. C.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Filho, Anisio Candido
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-05062012-133937/
Resumo: Esta pesquisa é sobre um tipo específico de cerâmica grega, denominada \"meliana\". Tem como pano de fundo o rico período orientalizante das regiões que atualmente chamamos Grécia e Turquia. A partir de um vaso grego específico, uma ânfora monumental cicládica, a Ânfora de Apolo, elabora-se uma análise iconográfica com o que foi pintado em sua superfície. A ânfora é o eixo do trabalho e será através dela que outros vasos \"melianos\" serão analisados. Ela é da segunda metade do século VII a.C., sendo parte do acervo do Museu Nacional de Atenas. Este estudo procura as características que definem o tipo cicládico \"meliano\", assim como, observando os limites desta dissertação, faz uma análise de sua distribuição geográfica. O corpus de referência para a pesquisa é composto pela ânfora eixo citada e por outros vasos \"melianos\" cicládicos provenientes de uma fossa de purificação da ilha cicládica Renéia. A análise iconográfica busca relações e comparações dos elementos pintados nos vasos de Renéia com o vaso principal, a Ânfora de Apolo. São estudadas as ações figuradas, as personagens divinas, bestiais e humanas que fazem parte da ação, além dos outros preenchimentos da cerâmica \"meliana\". Também são importantes as fontes textuais especificadas no trabalho que segue.
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spelling Ânfora de Apolo: um estudo sobre cerâmica grega cicládica \"Meliana\" do séc. VII a. C.Apollo\'s Amphora: a Study About Cycladic Greek \"Melian\" Pottery from 7th century B.C.Cerâmica OrientalizanteCícladesCycladesGréciaGreeceIconografiaIconographyMelian?MelianaOrientalizing PotteryEsta pesquisa é sobre um tipo específico de cerâmica grega, denominada \"meliana\". Tem como pano de fundo o rico período orientalizante das regiões que atualmente chamamos Grécia e Turquia. A partir de um vaso grego específico, uma ânfora monumental cicládica, a Ânfora de Apolo, elabora-se uma análise iconográfica com o que foi pintado em sua superfície. A ânfora é o eixo do trabalho e será através dela que outros vasos \"melianos\" serão analisados. Ela é da segunda metade do século VII a.C., sendo parte do acervo do Museu Nacional de Atenas. Este estudo procura as características que definem o tipo cicládico \"meliano\", assim como, observando os limites desta dissertação, faz uma análise de sua distribuição geográfica. O corpus de referência para a pesquisa é composto pela ânfora eixo citada e por outros vasos \"melianos\" cicládicos provenientes de uma fossa de purificação da ilha cicládica Renéia. A análise iconográfica busca relações e comparações dos elementos pintados nos vasos de Renéia com o vaso principal, a Ânfora de Apolo. São estudadas as ações figuradas, as personagens divinas, bestiais e humanas que fazem parte da ação, além dos outros preenchimentos da cerâmica \"meliana\". Também são importantes as fontes textuais especificadas no trabalho que segue.This study is about a particular kind of Greek vase pottery, called -Melian?, and has the Orientalizing Greek world as background. Beginning with an special one, the -Melian? Cycladic Apollo´s Amphora, the work is supported by an iconographic view with attention to all paintings in this vase. The Apollo´s Amphora is the axle of this master dissertation. It is an amphora from the second half of 7th century B.C. that is located today in the National Museum of Athens. So, the fundamental qualities that identify the -Melian? pottery is the aim, and not just this, but also her geographical distribution. The main corpus is compound by the Apollo´s Amphora and others Cycladic´s -Melian? vases that were found in the Purification Trench on Rheneia. We are looking for contacts and relations in common with Greece and Mesopotamia that could reflect in the elaboration of paintings, elaboration of images. These images figured actions, show characters, and a kind of epithets. They are gods, heroes, animals, mans and lotus´s flowers, trees, spirals, all together sharing the same space, the same superficie. It\'s about one special vase, and a delimited corpus. We know the limits of what can be sure and what is just an exercise of interpretation. The focus is the -Melian? Apollo´s Amphora. As important as the pottery are the textual references in the Greek literature and poetry like Homer and the others that belong to the main text.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFleming, Maria Isabel D\'AgostinoPereira Filho, Anisio Candido2012-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-05062012-133937/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-05062012-133937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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