Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoco, Eliana Cristina Peixoto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22082012-154853/
Resumo: Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento exploratório-descritivo, cujos objetivos foram conhecer a percepção dos trabalhadores de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente, considerando-se as dimensões de cultura de segurança, e identificar os principais fatores que acarretam danos ao paciente na referida instituição. O estudo foi desenvolvido em um hospital público e de ensino, e a população constituída por 95 profissionais de enfermagem. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio a outubro de 2011, por meio de um questionário baseado na Agency Health Research Quality, empregando-se a escala de Likert e considerando-se as dez dimensões de cultura de segurança e duas variáveis de resultado: expectativas e ações dos supervisores e gerentes na promoção da segurança do paciente, aprendizado organizacional melhoria contínua, trabalho em equipe no âmbito das unidades, abertura para as comunicações, feedback e comunicação a respeito de erros, respostas não punitivas aos erros, pessoal, apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente, trabalho em equipe pelas unidades hospitalares, transferências internas e passagens de plantão, percepções generalizadas sobre segurança, frequência de relatórios de eventos. Os dados foram analisados em função testes estatísticos específicos. O instrumento de coleta de dados mostrou-se confiável, obtendo-se o Alpha de Cronbach igual a 0,88. Na caracterização dos sujeitos, foi verificado que 65,3% eram auxiliares de enfermagem, 26,3% enfermeiros e 8,4% técnicos de enfermagem; 73,7% do sexo feminino; 67,4% com idade entre 30 e 49 anos e com tempo de formação de 11 a 15 anos. Como principais resultados do estudo, podemos citar que, na dimensão abertura para as comunicações e comunicação a respeito dos erros, o maior índice encontrado foi de 35,8%, que afirmam que às vezes conversam livremente sobre algo que está errado e às vezes têm retorno sobre mudanças implantadas em função de eventos adversos notificados. Em relação à dimensão respostas não punitivas aos erros, 50,5% acreditam que seus erros podem ser usados contra eles; quanto ao número de eventos reportados, 76,8% nunca preencheram um relatório de eventos adversos. As dimensões que apresentaram percepção favorável foram o trabalho em equipe no âmbito das unidades e transferências internas e passagens de plantão, 64,2% consideram que os profissionais colaboram entre si quando há sobrecarga de trabalho e 44,2% afirmam que as informações sobre o cuidado do paciente não se perde com a passagem de plantão. Acreditamos que este estudo possa contribuir para as intervenções necessárias nas dimensões avaliadas e fornecer subsídios para o aprimoramento de processos assistenciais e gerenciais com foco na segurança do paciente
id USP_bf5e880c6c0361dae1b7da889f634485
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082012-154853
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do pacientePerception of the nursing staff of a teaching hospital on patient safetyAvaliação de serviços de saúdeEnfermagemHealth care qualityHealth service assessmentnursingpatient safetyQualidade da assistência à saúdeSegurança do pacienteTrata-se de um estudo quantitativo com delineamento exploratório-descritivo, cujos objetivos foram conhecer a percepção dos trabalhadores de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente, considerando-se as dimensões de cultura de segurança, e identificar os principais fatores que acarretam danos ao paciente na referida instituição. O estudo foi desenvolvido em um hospital público e de ensino, e a população constituída por 95 profissionais de enfermagem. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio a outubro de 2011, por meio de um questionário baseado na Agency Health Research Quality, empregando-se a escala de Likert e considerando-se as dez dimensões de cultura de segurança e duas variáveis de resultado: expectativas e ações dos supervisores e gerentes na promoção da segurança do paciente, aprendizado organizacional melhoria contínua, trabalho em equipe no âmbito das unidades, abertura para as comunicações, feedback e comunicação a respeito de erros, respostas não punitivas aos erros, pessoal, apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente, trabalho em equipe pelas unidades hospitalares, transferências internas e passagens de plantão, percepções generalizadas sobre segurança, frequência de relatórios de eventos. Os dados foram analisados em função testes estatísticos específicos. O instrumento de coleta de dados mostrou-se confiável, obtendo-se o Alpha de Cronbach igual a 0,88. Na caracterização dos sujeitos, foi verificado que 65,3% eram auxiliares de enfermagem, 26,3% enfermeiros e 8,4% técnicos de enfermagem; 73,7% do sexo feminino; 67,4% com idade entre 30 e 49 anos e com tempo de formação de 11 a 15 anos. Como principais resultados do estudo, podemos citar que, na dimensão abertura para as comunicações e comunicação a respeito dos erros, o maior índice encontrado foi de 35,8%, que afirmam que às vezes conversam livremente sobre algo que está errado e às vezes têm retorno sobre mudanças implantadas em função de eventos adversos notificados. Em relação à dimensão respostas não punitivas aos erros, 50,5% acreditam que seus erros podem ser usados contra eles; quanto ao número de eventos reportados, 76,8% nunca preencheram um relatório de eventos adversos. As dimensões que apresentaram percepção favorável foram o trabalho em equipe no âmbito das unidades e transferências internas e passagens de plantão, 64,2% consideram que os profissionais colaboram entre si quando há sobrecarga de trabalho e 44,2% afirmam que as informações sobre o cuidado do paciente não se perde com a passagem de plantão. Acreditamos que este estudo possa contribuir para as intervenções necessárias nas dimensões avaliadas e fornecer subsídios para o aprimoramento de processos assistenciais e gerenciais com foco na segurança do pacienteThis is a quantitative study with descriptive exploratory design, which aimed to know the perception of nursing staff in a teaching hospital on patient safety, considering the dimensions of safety culture and identify the main factors that cause damage to the patient in that institution. The study was conducted in a public hospital and teaching and a population of 95 nurses. Data collection occurred between the months from May to October 2011, through a questionnaire based on the Agency Health Research Quality, using a Likert scale and considering the ten dimensions of safety culture and two outcome variables: expectations and actions of supervisors and managers in promoting patient safety, organizational learning - continuous improvement, teamwork within units, opening for communication, feedback and communication about error, non-punitive responses to errors, personnel, support hospital management to patient safety, teamwork by hospitals, internal transfers and tickets call, generalized perceptions about safety, frequency of events reported. The data were analyzed according to specific statistical tests. The data collection instrument was reliable, yielding a Cronbach\'s alpha equal to 0.88. The characterization of the subjects, it was found that 65.3% were nursing assistants, nurses 26.3% and 8.4% nursing technicians, 73.7% female, 67.4% aged between 30 and 49 years and training time from 11 to 15 years. As main results, we may mention that the size opening for communication and communication about the errors, the highest rate found was 35.8%, who say that sometimes talk freely about something that is wrong and sometimes has a payoff on changes implemented due to adverse events reported. In relation to the size non-punitive responses to errors, 50.5% believe that their errors can be used against them, on the number of reported events, 76.8% never filled out a report of adverse events. The dimensions that were presented favorable perception teamwork within units and internal transfers and tickets call, 64.2% believe that professionals collaborate with each other when there is extra work and 44.2% say the information about the patient care is not lost with the shift change. We believe this study contributes to the necessary interventions in the dimensions evaluated and provide subsidies for the improvement of care processes and management with a focus on patient safetyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMelleiro, Marta MariaMassoco, Eliana Cristina Peixoto2012-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22082012-154853/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-22082012-154853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
Perception of the nursing staff of a teaching hospital on patient safety
title Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
spellingShingle Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
Massoco, Eliana Cristina Peixoto
Avaliação de serviços de saúde
Enfermagem
Health care quality
Health service assessment
nursing
patient safety
Qualidade da assistência à saúde
Segurança do paciente
title_short Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
title_full Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
title_fullStr Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
title_full_unstemmed Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
title_sort Percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente
author Massoco, Eliana Cristina Peixoto
author_facet Massoco, Eliana Cristina Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melleiro, Marta Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoco, Eliana Cristina Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de serviços de saúde
Enfermagem
Health care quality
Health service assessment
nursing
patient safety
Qualidade da assistência à saúde
Segurança do paciente
topic Avaliação de serviços de saúde
Enfermagem
Health care quality
Health service assessment
nursing
patient safety
Qualidade da assistência à saúde
Segurança do paciente
description Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento exploratório-descritivo, cujos objetivos foram conhecer a percepção dos trabalhadores de enfermagem de um hospital de ensino acerca da segurança do paciente, considerando-se as dimensões de cultura de segurança, e identificar os principais fatores que acarretam danos ao paciente na referida instituição. O estudo foi desenvolvido em um hospital público e de ensino, e a população constituída por 95 profissionais de enfermagem. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio a outubro de 2011, por meio de um questionário baseado na Agency Health Research Quality, empregando-se a escala de Likert e considerando-se as dez dimensões de cultura de segurança e duas variáveis de resultado: expectativas e ações dos supervisores e gerentes na promoção da segurança do paciente, aprendizado organizacional melhoria contínua, trabalho em equipe no âmbito das unidades, abertura para as comunicações, feedback e comunicação a respeito de erros, respostas não punitivas aos erros, pessoal, apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente, trabalho em equipe pelas unidades hospitalares, transferências internas e passagens de plantão, percepções generalizadas sobre segurança, frequência de relatórios de eventos. Os dados foram analisados em função testes estatísticos específicos. O instrumento de coleta de dados mostrou-se confiável, obtendo-se o Alpha de Cronbach igual a 0,88. Na caracterização dos sujeitos, foi verificado que 65,3% eram auxiliares de enfermagem, 26,3% enfermeiros e 8,4% técnicos de enfermagem; 73,7% do sexo feminino; 67,4% com idade entre 30 e 49 anos e com tempo de formação de 11 a 15 anos. Como principais resultados do estudo, podemos citar que, na dimensão abertura para as comunicações e comunicação a respeito dos erros, o maior índice encontrado foi de 35,8%, que afirmam que às vezes conversam livremente sobre algo que está errado e às vezes têm retorno sobre mudanças implantadas em função de eventos adversos notificados. Em relação à dimensão respostas não punitivas aos erros, 50,5% acreditam que seus erros podem ser usados contra eles; quanto ao número de eventos reportados, 76,8% nunca preencheram um relatório de eventos adversos. As dimensões que apresentaram percepção favorável foram o trabalho em equipe no âmbito das unidades e transferências internas e passagens de plantão, 64,2% consideram que os profissionais colaboram entre si quando há sobrecarga de trabalho e 44,2% afirmam que as informações sobre o cuidado do paciente não se perde com a passagem de plantão. Acreditamos que este estudo possa contribuir para as intervenções necessárias nas dimensões avaliadas e fornecer subsídios para o aprimoramento de processos assistenciais e gerenciais com foco na segurança do paciente
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22082012-154853/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22082012-154853/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256529747574784