A crítica de Lacan ao conceito de contratransferência entre 1953 e 1961 e possíveis aproximações entre suas construções e a perspectiva inglesa sobre este fenômeno clínico
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-30082023-153915/ |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com a metodologia de pesquisa histórico-teórica, tomando a psicanálise como objeto de estudo a partir de um conceito central ao trabalho clínico, que é a contratransferência, circunscrito dentro de um período, com o intuito de investigar diferentes perspectivas teóricas sobre ele. Recorremos à leitura dos textos de Lacan sobre o fenômeno da contratransferência indicados no Jacques Lacan Séminaire 1952-1980 - Index Référentiel do Professor Henry Krutzen (2009) entre 1953 e 1961 e à leitura dos textos de Freud e dos autores anglo-saxônicos por ele citados, sobre os quais este importante autor da psicanálise desenvolveu suas elaborações sobre este tema, bem como de seus comentadores. Visitamos também trabalhos sobre a história da psicanálise após a constatação de que os diferentes agrupamentos de psicanalistas decorrentes da institucionalização do campo produziram entendimentos teóricos e práticos distintos, fomentando os debates e aprofundando diferenças. Assim, pretendeu-se avançar na compreensão do lugar que este conceito polifônico ocupa na prática contemporânea da clínica psicanalítica. |
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A crítica de Lacan ao conceito de contratransferência entre 1953 e 1961 e possíveis aproximações entre suas construções e a perspectiva inglesa sobre este fenômeno clínicoLacan\'s critique of the concept of countertransference between 1953 and 1961 and possible approximations between its constructions and the English perspective about this clinical particularityContratransferênciaCountertransferenceLacanLacanPsicanálisePsychoanalysisPsychoanalytic techniqueTécnica psicanalíticaEste trabalho foi realizado com a metodologia de pesquisa histórico-teórica, tomando a psicanálise como objeto de estudo a partir de um conceito central ao trabalho clínico, que é a contratransferência, circunscrito dentro de um período, com o intuito de investigar diferentes perspectivas teóricas sobre ele. Recorremos à leitura dos textos de Lacan sobre o fenômeno da contratransferência indicados no Jacques Lacan Séminaire 1952-1980 - Index Référentiel do Professor Henry Krutzen (2009) entre 1953 e 1961 e à leitura dos textos de Freud e dos autores anglo-saxônicos por ele citados, sobre os quais este importante autor da psicanálise desenvolveu suas elaborações sobre este tema, bem como de seus comentadores. Visitamos também trabalhos sobre a história da psicanálise após a constatação de que os diferentes agrupamentos de psicanalistas decorrentes da institucionalização do campo produziram entendimentos teóricos e práticos distintos, fomentando os debates e aprofundando diferenças. Assim, pretendeu-se avançar na compreensão do lugar que este conceito polifônico ocupa na prática contemporânea da clínica psicanalítica.This work was carried out with the methodology of historical-theoretical research, taking psychoanalysis as an object of study from a central concept to clinical work, which is countertransference, circumscribed within a period, with the aim of investigating different theoretical perspectives on it. We resorted to the reading of Lacan\'s texts on the phenomenon of countertransference indicated in the Jacques Lacan Séminaire 1952-1980 - Index Référentiel by Professor Henry Krutzen (2009) between 1953 and 1961 and to the reading of Freud\'s texts and the Anglo-Saxon authors cited by him , on which this important author of psychoanalysis developed his elaborations on this topic, as well as his commentators. We also visited works on the history of psychoanalysis after realizing that the different groups of psychoanalysts resulting from the institutionalization of the field produced different theoretical and practical understandings, fostering debates and deepening differences. Thus, it was intended to advance in the understanding of the place that this polyphonic concept occupies in the contemporary practice of the psychoanalytic clinic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKupermann, DanielVeloso, Sabrina Silva2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-30082023-153915/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-15T20:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-30082023-153915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-15T20:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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