Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaslavsky, Jacó
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3528
Resumo: Recente exame da literatura sobre a contratransferência e seus desenvolvimentos revela sua utilidade clínica em diferentes culturas psicanalíticas. No entanto, sobre sua abordagem na supervisão, mostra escassez de publicações. O objetivo deste estudo foi examinar os conceitos de transferência e contratransferência e como a contratransferência é abordada na supervisão, na formação de candidatos, em um instituto de psicanálise de uma sociedade filiada a International Psychoanalytical Association (IPA). Realizou-se pesquisa qualitativa, entrevistando supervisores e supervisionandos. Através da análise de conteúdo, os dados foram transformados em categorias iniciais, intermediárias e finais. Os principais achados foram subdivididos em três categorias: os conceitos de transferência e contratransferência; a escuta psicanalítica e a complementaridade dos fenômenos e a abordagem da contratransferência. Os conceitos de transferência e de contratransferência predominantemente utilizados pelos entrevistados são baseados na visão totalística. A abordagem da contratransferência na supervisão vem sendo realizada de forma mais direta e objetiva quando comparada com período anterior, embora exista grande cuidado em delimitar os limites entre supervisão e análise pessoal. A finalidade principal é ampliar a compreensão e aprofundar as interpretações dirigidas ao paciente. Estes achados sugerem que a evolução do conceito de contratransferência em diferentes culturas psicanalíticas e os desenvolvimentos sobre campo analítico vêm contribuindo para esta mudança.
id URGS_0b165263b1db120ebeaf4392fae435bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3528
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zaslavsky, JacóEizirik, Claudio LaksNunes, Maria Lucia Tiellet2007-06-06T17:29:08Z2003http://hdl.handle.net/10183/3528000401682Recente exame da literatura sobre a contratransferência e seus desenvolvimentos revela sua utilidade clínica em diferentes culturas psicanalíticas. No entanto, sobre sua abordagem na supervisão, mostra escassez de publicações. O objetivo deste estudo foi examinar os conceitos de transferência e contratransferência e como a contratransferência é abordada na supervisão, na formação de candidatos, em um instituto de psicanálise de uma sociedade filiada a International Psychoanalytical Association (IPA). Realizou-se pesquisa qualitativa, entrevistando supervisores e supervisionandos. Através da análise de conteúdo, os dados foram transformados em categorias iniciais, intermediárias e finais. Os principais achados foram subdivididos em três categorias: os conceitos de transferência e contratransferência; a escuta psicanalítica e a complementaridade dos fenômenos e a abordagem da contratransferência. Os conceitos de transferência e de contratransferência predominantemente utilizados pelos entrevistados são baseados na visão totalística. A abordagem da contratransferência na supervisão vem sendo realizada de forma mais direta e objetiva quando comparada com período anterior, embora exista grande cuidado em delimitar os limites entre supervisão e análise pessoal. A finalidade principal é ampliar a compreensão e aprofundar as interpretações dirigidas ao paciente. Estes achados sugerem que a evolução do conceito de contratransferência em diferentes culturas psicanalíticas e os desenvolvimentos sobre campo analítico vêm contribuindo para esta mudança.A recent examination of the literature on countertransference and its developments reveals its clinical usefulness in different psychoanalytic cultures. However, there are few publications regarding its approach in supervision. The aim of this study was to examine the concepts of transference and countertransference and how countertransference is approached in supervision, in candidate training, at a psychoanalytic institute belonging to a society affiliated to the International Psychoanalytical Association (IPA). A qualitative study was performed interviewing supervisors and supervisees. By analyzing the content, the data were transformed into initial, intermediate and final categories: the concepts of transference and countertransference; psychoanalytic listening and the complementariness of the phenomena and the approach to countertransference. The concepts of transference and countertransference predominantly used by the interviewees are based on the totalistic view. The approach to countertransference in supervision has been performed more directly and objectively when compared with a previous period, although great care is taken to delimit the boundaries between supervision and personal analysis. The main purpose is to broaden the understanding and deepen the patient-oriented interpretations. These findings suggest that the evolution of the concept of countertransference in different psychoanalytic cultures and developments in the analytic field have contributed to this change.application/pdfporPsicanáliseContratransferênciaPsychoanalytic supervisionCountertransferencePsychoanalytic educationPsychoanalytic trainingSupervisão psicanalítica : abordagem da contratransferênciaPsychoanalytic Supervision : approaching countertransferenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicas : PsiquiatriaPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000401682.pdf000401682.pdfTexto completoapplication/pdf1494132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3528/1/000401682.pdf71fcdb423523b7dd8de2bd086e3b13a1MD51TEXT000401682.pdf.txt000401682.pdf.txtExtracted Texttext/plain380822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3528/2/000401682.pdf.txt36e8d7598f46701b241ad9a26ade9389MD52THUMBNAIL000401682.pdf.jpg000401682.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3528/3/000401682.pdf.jpg32ffb284cdaf37a8db2b8468b8b58e47MD5310183/35282023-08-16 03:34:11.706752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-16T06:34:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Psychoanalytic Supervision : approaching countertransference
title Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
spellingShingle Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
Zaslavsky, Jacó
Psicanálise
Contratransferência
Psychoanalytic supervision
Countertransference
Psychoanalytic education
Psychoanalytic training
title_short Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
title_full Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
title_fullStr Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
title_full_unstemmed Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
title_sort Supervisão psicanalítica : abordagem da contratransferência
author Zaslavsky, Jacó
author_facet Zaslavsky, Jacó
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaslavsky, Jacó
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eizirik, Claudio Laks
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nunes, Maria Lucia Tiellet
contributor_str_mv Eizirik, Claudio Laks
Nunes, Maria Lucia Tiellet
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Contratransferência
topic Psicanálise
Contratransferência
Psychoanalytic supervision
Countertransference
Psychoanalytic education
Psychoanalytic training
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalytic supervision
Countertransference
Psychoanalytic education
Psychoanalytic training
description Recente exame da literatura sobre a contratransferência e seus desenvolvimentos revela sua utilidade clínica em diferentes culturas psicanalíticas. No entanto, sobre sua abordagem na supervisão, mostra escassez de publicações. O objetivo deste estudo foi examinar os conceitos de transferência e contratransferência e como a contratransferência é abordada na supervisão, na formação de candidatos, em um instituto de psicanálise de uma sociedade filiada a International Psychoanalytical Association (IPA). Realizou-se pesquisa qualitativa, entrevistando supervisores e supervisionandos. Através da análise de conteúdo, os dados foram transformados em categorias iniciais, intermediárias e finais. Os principais achados foram subdivididos em três categorias: os conceitos de transferência e contratransferência; a escuta psicanalítica e a complementaridade dos fenômenos e a abordagem da contratransferência. Os conceitos de transferência e de contratransferência predominantemente utilizados pelos entrevistados são baseados na visão totalística. A abordagem da contratransferência na supervisão vem sendo realizada de forma mais direta e objetiva quando comparada com período anterior, embora exista grande cuidado em delimitar os limites entre supervisão e análise pessoal. A finalidade principal é ampliar a compreensão e aprofundar as interpretações dirigidas ao paciente. Estes achados sugerem que a evolução do conceito de contratransferência em diferentes culturas psicanalíticas e os desenvolvimentos sobre campo analítico vêm contribuindo para esta mudança.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3528
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000401682
url http://hdl.handle.net/10183/3528
identifier_str_mv 000401682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3528/1/000401682.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3528/2/000401682.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3528/3/000401682.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71fcdb423523b7dd8de2bd086e3b13a1
36e8d7598f46701b241ad9a26ade9389
32ffb284cdaf37a8db2b8468b8b58e47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736760027152384