Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Rafael Diniz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-30042019-130752/
Resumo: Atualmente, a utilização de suspensão traseira do tipo twist beam é muito difundida em veículos de pequeno porte e alto volume de produção, por apresentar um bom compromisso entre custo e desempenho. No entanto este conceito possui limitações no que diz respeito à absorção de vibrações de ride (conforto) secundário e impactos, e possui um compromisso com as características de handling (estabilidade) do veículo. Este trabalho apresenta um estudo de influência da rigidez das buchas da suspensão twist beam nos eventos de impacto singular para ride e no regime permanente do handling. É utilizado no estudo um modelo de multicorpos com veículo completo construído no software ADAMS. Para o estudo de ride é utilizada uma abordagem semi-analítica, através dos dados de medição em pista utilizando transdutores de força nas rodas (WFT). A partir do uso de tais carregamentos é possível simular os fenômenos de ride sem necessitar de um modelo específico de pneu. Para o estudo de handling é utilizado modelo pneu correlacionado com medição de curva em uma bancada chamada Flat-Trac. Utilizando os modelos construídos para ride e handling, são apresentados os dados de correlação dos modelos com veículo protótipo e um estudo da influência da rigidez de bucha nas métricas de impacto singular para ride e gradiente de esterçamento para handling.
id USP_bfb21f385169aeabb9c685106c84396e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30042019-130752
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeioStudy of influence of twist bem rear suspension bushings in the ride impact events and handling steady state behavior of a passenger vehicleHandlingHandlingMulti-bodiesMulticorposRideRideSuspension bushingSuspension bushingAtualmente, a utilização de suspensão traseira do tipo twist beam é muito difundida em veículos de pequeno porte e alto volume de produção, por apresentar um bom compromisso entre custo e desempenho. No entanto este conceito possui limitações no que diz respeito à absorção de vibrações de ride (conforto) secundário e impactos, e possui um compromisso com as características de handling (estabilidade) do veículo. Este trabalho apresenta um estudo de influência da rigidez das buchas da suspensão twist beam nos eventos de impacto singular para ride e no regime permanente do handling. É utilizado no estudo um modelo de multicorpos com veículo completo construído no software ADAMS. Para o estudo de ride é utilizada uma abordagem semi-analítica, através dos dados de medição em pista utilizando transdutores de força nas rodas (WFT). A partir do uso de tais carregamentos é possível simular os fenômenos de ride sem necessitar de um modelo específico de pneu. Para o estudo de handling é utilizado modelo pneu correlacionado com medição de curva em uma bancada chamada Flat-Trac. Utilizando os modelos construídos para ride e handling, são apresentados os dados de correlação dos modelos com veículo protótipo e um estudo da influência da rigidez de bucha nas métricas de impacto singular para ride e gradiente de esterçamento para handling.Currently, the use of rear suspension twist beam is widespread in small vehicles and high-volume production, because it presents a good compromise between cost and performance. However, this concept has limitations regards the absorption of secondary ride vibrations and impacts, and has a commitment with handling characteristics of the vehicle. This dissertation presents a study of the stiffness influence of the twist beam suspension bushings in impact singular events to the ride and the steady state handling behavior. A multibody model of vehicle complete built in ADAMS software has been used for the study. For the ride study is using a semi-analytical approach, through the track measurement data using wheel force transducers (WFT). From the use of such road loads is possible to simulate the ride phenomena without needing a specific model of tire. For the handling study a tire model used is correlated with measurement curve on a workbench called Flat-Trac. Using models built for ride and handling are shown the correlation data models with prototype vehicle and a study of the influence of the bushing stiffness for the singular impact event metrics for ride and the steering gradient metric for handling.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta Neto, ÁlvaroSantiago, Rafael Diniz2013-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-30042019-130752/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:59:52Zoai:teses.usp.br:tde-30042019-130752Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:59:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
Study of influence of twist bem rear suspension bushings in the ride impact events and handling steady state behavior of a passenger vehicle
title Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
spellingShingle Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
Santiago, Rafael Diniz
Handling
Handling
Multi-bodies
Multicorpos
Ride
Ride
Suspension bushing
Suspension bushing
title_short Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
title_full Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
title_fullStr Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
title_full_unstemmed Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
title_sort Estudo de influência das buchas de suspensão traseira do tipo Twist-Beam nos eventos de impacto do ride e no regime permanente do handling de um veículo de passeio
author Santiago, Rafael Diniz
author_facet Santiago, Rafael Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa Neto, Álvaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Rafael Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Handling
Handling
Multi-bodies
Multicorpos
Ride
Ride
Suspension bushing
Suspension bushing
topic Handling
Handling
Multi-bodies
Multicorpos
Ride
Ride
Suspension bushing
Suspension bushing
description Atualmente, a utilização de suspensão traseira do tipo twist beam é muito difundida em veículos de pequeno porte e alto volume de produção, por apresentar um bom compromisso entre custo e desempenho. No entanto este conceito possui limitações no que diz respeito à absorção de vibrações de ride (conforto) secundário e impactos, e possui um compromisso com as características de handling (estabilidade) do veículo. Este trabalho apresenta um estudo de influência da rigidez das buchas da suspensão twist beam nos eventos de impacto singular para ride e no regime permanente do handling. É utilizado no estudo um modelo de multicorpos com veículo completo construído no software ADAMS. Para o estudo de ride é utilizada uma abordagem semi-analítica, através dos dados de medição em pista utilizando transdutores de força nas rodas (WFT). A partir do uso de tais carregamentos é possível simular os fenômenos de ride sem necessitar de um modelo específico de pneu. Para o estudo de handling é utilizado modelo pneu correlacionado com medição de curva em uma bancada chamada Flat-Trac. Utilizando os modelos construídos para ride e handling, são apresentados os dados de correlação dos modelos com veículo protótipo e um estudo da influência da rigidez de bucha nas métricas de impacto singular para ride e gradiente de esterçamento para handling.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-30042019-130752/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-30042019-130752/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257499015577600