Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Fernando Estella dos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29052024-152647/
Resumo: Desde a criação dos motores de ignição por centelha (ICE), ou ciclo Otto, extensivos estudos têm sido realizados afim de se alcançar alto desempenho, baixa emissão de poluentes e boa economia de combustível, simultaneamente. Recentemente,indústrias automobilísticas, após retomarem suas pesquisas, começaram a produzir motores com sistemas de injeção eletrônica direta de combustível. Essa tecnologia apresenta características que contribuem de forma positiva na busca dos objetivoscitados acima. São apresentados aqui o estado da arte da injeção direta de combustível em motores do ciclo Otto, a tecnologia atual para viabilizar sua realização, as características dos motores que utilizam este sistema, uma comparação com ossistemas que utilizam a injeção indireta de combustível e os resultados de ensaios realizados com um sistema de injeção direta adaptado em um motor que operava originalmente com sistema de injeção indireta
id USP_c047033397f18c2e263ab88eb5ed68bc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29052024-152647
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelhaAnalysis of a fuel direct electronic injection system adapted in a spark-ignitíon enginedesempenhofuel direct injectioninjeção direta de combustívelmisturamixturemotores ICEperformancespark-ignition engineDesde a criação dos motores de ignição por centelha (ICE), ou ciclo Otto, extensivos estudos têm sido realizados afim de se alcançar alto desempenho, baixa emissão de poluentes e boa economia de combustível, simultaneamente. Recentemente,indústrias automobilísticas, após retomarem suas pesquisas, começaram a produzir motores com sistemas de injeção eletrônica direta de combustível. Essa tecnologia apresenta características que contribuem de forma positiva na busca dos objetivoscitados acima. São apresentados aqui o estado da arte da injeção direta de combustível em motores do ciclo Otto, a tecnologia atual para viabilizar sua realização, as características dos motores que utilizam este sistema, uma comparação com ossistemas que utilizam a injeção indireta de combustível e os resultados de ensaios realizados com um sistema de injeção direta adaptado em um motor que operava originalmente com sistema de injeção indiretaSince the invention of the spark-ignition engine (SI), or Otto cycle engine, extensive studies have been accomplished in order to reach high performance, low emission and good fuel economy, simultaneously. Recently, automotive industries haverestarted the production of electronically controlled engines with fuel direct injection systems. The technology of direct injection presents characteristics that contribute in a positive way to reach the objectives above mentioned. They arepresented here the state-of-the-art of direct fuel injection in SI engines, the current technology to make possible its accomplishment, the characteristics of the engines using this system, a comparative experimental study between this systemand the indirect fuel injection one and the results of rehearsals accomplished with a direct injection system adapted in a engine that operated originally with indirect injection systemBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPorto, Arthur Jose VieiraSantos, Rodrigo Fernando Estella dos2000-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29052024-152647/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-29T19:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-29052024-152647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-29T19:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
Analysis of a fuel direct electronic injection system adapted in a spark-ignitíon engine
title Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
spellingShingle Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
Santos, Rodrigo Fernando Estella dos
desempenho
fuel direct injection
injeção direta de combustível
mistura
mixture
motores ICE
performance
spark-ignition engine
title_short Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
title_full Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
title_fullStr Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
title_full_unstemmed Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
title_sort Análise de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível adaptado em um motor de combustão interna com ignição por centelha
author Santos, Rodrigo Fernando Estella dos
author_facet Santos, Rodrigo Fernando Estella dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porto, Arthur Jose Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo Fernando Estella dos
dc.subject.por.fl_str_mv desempenho
fuel direct injection
injeção direta de combustível
mistura
mixture
motores ICE
performance
spark-ignition engine
topic desempenho
fuel direct injection
injeção direta de combustível
mistura
mixture
motores ICE
performance
spark-ignition engine
description Desde a criação dos motores de ignição por centelha (ICE), ou ciclo Otto, extensivos estudos têm sido realizados afim de se alcançar alto desempenho, baixa emissão de poluentes e boa economia de combustível, simultaneamente. Recentemente,indústrias automobilísticas, após retomarem suas pesquisas, começaram a produzir motores com sistemas de injeção eletrônica direta de combustível. Essa tecnologia apresenta características que contribuem de forma positiva na busca dos objetivoscitados acima. São apresentados aqui o estado da arte da injeção direta de combustível em motores do ciclo Otto, a tecnologia atual para viabilizar sua realização, as características dos motores que utilizam este sistema, uma comparação com ossistemas que utilizam a injeção indireta de combustível e os resultados de ensaios realizados com um sistema de injeção direta adaptado em um motor que operava originalmente com sistema de injeção indireta
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29052024-152647/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29052024-152647/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257466880917504