Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobik, Fabiana Andréa Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/
Resumo: Este trabalho apresenta um percurso de formação de professores desenvolvido numa escola pública do município de São Paulo, durante um período de dois anos, nos quais estabelecemos um diálogo com um grupo de professores de Ensino Fundamental I e II e, por meio de uma pesquisa-ação-etnográfica (ANDRÉ, 1997 e THIOLLENT, 1992), nos dedicamos coletivamente a estudar as naturezas de textos utilizados como propostas de ensino da leitura para crianças e adolescentes, e quais os objetivos e metodologias de trabalho são estabelecidos para que as aprendizagens dos alunos aconteçam. Diante da realidade brasileira, em que 48% de nossa população pode ser considerada não leitora, e que metade dos estudantes brasileiros com 15 anos não consegue atingir o nível básico de leitura (FAILLA, 2021), é importante destacar o papel de cada professor no ensino da leitura uma vez que, ao utilizar textos em suas aulas, todo professor se torna modelo de leitor e ensina a ler. Para a coleta dos dados, realizamos estudos, planejamentos de aulas e revisões desses planejamentos. Toda a discussão constituiu um corpus importante para pensar sobre os processos de reflexão e aprendizagem dos professores, que acontecem simultaneamente às suas atividades de ensino (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). A pesquisa proporcionou aos sujeitos envolvidos um processo de reflexão que trouxe à luz vários saberes necessários às práticas de ensino da leitura, num processo que procurou superar a ideia de uma formação dos professores em termos unicamente de como fazer, levando os profissionais a tentar compreender o que fazer e por que fazer. Refletir sobre a formação de professores para além dos modelos que dividem os que pensam e os que praticam é fundamental, uma vez que as ações de ensino são situadas e devem ser construídas artesanalmente considerando os sujeitos envolvidos e os contextos nos quais se realizam.
id USP_c0aebaf9bb38868a4bff19f948c39b39
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17102022-165555
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professoresKnowledge concerning reading practices in elementary school: teacher education pathElementary school I and IIEnsino e aprendizagemEnsino fundamental I e IIFormação de professoresInformational text and literary textLeituraReadingTeacher trainingTeaching and learningTexto informativo e texto literárioEste trabalho apresenta um percurso de formação de professores desenvolvido numa escola pública do município de São Paulo, durante um período de dois anos, nos quais estabelecemos um diálogo com um grupo de professores de Ensino Fundamental I e II e, por meio de uma pesquisa-ação-etnográfica (ANDRÉ, 1997 e THIOLLENT, 1992), nos dedicamos coletivamente a estudar as naturezas de textos utilizados como propostas de ensino da leitura para crianças e adolescentes, e quais os objetivos e metodologias de trabalho são estabelecidos para que as aprendizagens dos alunos aconteçam. Diante da realidade brasileira, em que 48% de nossa população pode ser considerada não leitora, e que metade dos estudantes brasileiros com 15 anos não consegue atingir o nível básico de leitura (FAILLA, 2021), é importante destacar o papel de cada professor no ensino da leitura uma vez que, ao utilizar textos em suas aulas, todo professor se torna modelo de leitor e ensina a ler. Para a coleta dos dados, realizamos estudos, planejamentos de aulas e revisões desses planejamentos. Toda a discussão constituiu um corpus importante para pensar sobre os processos de reflexão e aprendizagem dos professores, que acontecem simultaneamente às suas atividades de ensino (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). A pesquisa proporcionou aos sujeitos envolvidos um processo de reflexão que trouxe à luz vários saberes necessários às práticas de ensino da leitura, num processo que procurou superar a ideia de uma formação dos professores em termos unicamente de como fazer, levando os profissionais a tentar compreender o que fazer e por que fazer. Refletir sobre a formação de professores para além dos modelos que dividem os que pensam e os que praticam é fundamental, uma vez que as ações de ensino são situadas e devem ser construídas artesanalmente considerando os sujeitos envolvidos e os contextos nos quais se realizam.This work presents a course of teacher training developed in a public school in the city of São Paulo, during a period of two years, in which we established a dialogue with a group of teachers of Elementary School I and II (students from 6 to 15 years old) and, through a research- ethnographic action (ANDRÉ, 1997 and THIOLLENT, 1992), we are collectively dedicated to studying the nature of texts used as proposals for teaching reading for children and adolescents, and what objectives and work methodologies are established so that students\' learning can take place. Given the Brazilian reality, in which 48% of our population can be considered non-readers, and that half of Brazilian students aged 15 years cannot reach the basic level of reading (FAILLA, 2021), it was important to highlight the role of each teacher in teaching reading since, by using texts in their classes, every teacher becomes a model reader and teaches reading. For data collection, we carried out studies, lesson plans and reviews of these plans. The entire discussion constituted an important corpus for thinking about the reflection and learning processes of teachers, which take place simultaneously with their teaching activities (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). The research provided the subjects involved with a process of reflection that brought to light various knowledge necessary for the practices of teaching reading, in a process that sought to overcome the idea of teacher training in terms solely of how to do it, leading professionals to try to understand the what to do and why to do it. Reflecting on teacher training beyond the models that divide those who think and those who practice is fundamental, since teaching actions are contingent and craft made, considering the subjects involved and the contexts in which they are carried out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado deJacobik, Fabiana Andréa Dias2022-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-19T16:41:32Zoai:teses.usp.br:tde-17102022-165555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-19T16:41:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
Knowledge concerning reading practices in elementary school: teacher education path
title Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
spellingShingle Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
Jacobik, Fabiana Andréa Dias
Elementary school I and II
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental I e II
Formação de professores
Informational text and literary text
Leitura
Reading
Teacher training
Teaching and learning
Texto informativo e texto literário
title_short Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
title_full Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
title_fullStr Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
title_full_unstemmed Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
title_sort Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
author Jacobik, Fabiana Andréa Dias
author_facet Jacobik, Fabiana Andréa Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobik, Fabiana Andréa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Elementary school I and II
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental I e II
Formação de professores
Informational text and literary text
Leitura
Reading
Teacher training
Teaching and learning
Texto informativo e texto literário
topic Elementary school I and II
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental I e II
Formação de professores
Informational text and literary text
Leitura
Reading
Teacher training
Teaching and learning
Texto informativo e texto literário
description Este trabalho apresenta um percurso de formação de professores desenvolvido numa escola pública do município de São Paulo, durante um período de dois anos, nos quais estabelecemos um diálogo com um grupo de professores de Ensino Fundamental I e II e, por meio de uma pesquisa-ação-etnográfica (ANDRÉ, 1997 e THIOLLENT, 1992), nos dedicamos coletivamente a estudar as naturezas de textos utilizados como propostas de ensino da leitura para crianças e adolescentes, e quais os objetivos e metodologias de trabalho são estabelecidos para que as aprendizagens dos alunos aconteçam. Diante da realidade brasileira, em que 48% de nossa população pode ser considerada não leitora, e que metade dos estudantes brasileiros com 15 anos não consegue atingir o nível básico de leitura (FAILLA, 2021), é importante destacar o papel de cada professor no ensino da leitura uma vez que, ao utilizar textos em suas aulas, todo professor se torna modelo de leitor e ensina a ler. Para a coleta dos dados, realizamos estudos, planejamentos de aulas e revisões desses planejamentos. Toda a discussão constituiu um corpus importante para pensar sobre os processos de reflexão e aprendizagem dos professores, que acontecem simultaneamente às suas atividades de ensino (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). A pesquisa proporcionou aos sujeitos envolvidos um processo de reflexão que trouxe à luz vários saberes necessários às práticas de ensino da leitura, num processo que procurou superar a ideia de uma formação dos professores em termos unicamente de como fazer, levando os profissionais a tentar compreender o que fazer e por que fazer. Refletir sobre a formação de professores para além dos modelos que dividem os que pensam e os que praticam é fundamental, uma vez que as ações de ensino são situadas e devem ser construídas artesanalmente considerando os sujeitos envolvidos e os contextos nos quais se realizam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257052442787840