Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta um percurso de formação de professores desenvolvido numa escola pública do município de São Paulo, durante um período de dois anos, nos quais estabelecemos um diálogo com um grupo de professores de Ensino Fundamental I e II e, por meio de uma pesquisa-ação-etnográfica (ANDRÉ, 1997 e THIOLLENT, 1992), nos dedicamos coletivamente a estudar as naturezas de textos utilizados como propostas de ensino da leitura para crianças e adolescentes, e quais os objetivos e metodologias de trabalho são estabelecidos para que as aprendizagens dos alunos aconteçam. Diante da realidade brasileira, em que 48% de nossa população pode ser considerada não leitora, e que metade dos estudantes brasileiros com 15 anos não consegue atingir o nível básico de leitura (FAILLA, 2021), é importante destacar o papel de cada professor no ensino da leitura uma vez que, ao utilizar textos em suas aulas, todo professor se torna modelo de leitor e ensina a ler. Para a coleta dos dados, realizamos estudos, planejamentos de aulas e revisões desses planejamentos. Toda a discussão constituiu um corpus importante para pensar sobre os processos de reflexão e aprendizagem dos professores, que acontecem simultaneamente às suas atividades de ensino (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). A pesquisa proporcionou aos sujeitos envolvidos um processo de reflexão que trouxe à luz vários saberes necessários às práticas de ensino da leitura, num processo que procurou superar a ideia de uma formação dos professores em termos unicamente de como fazer, levando os profissionais a tentar compreender o que fazer e por que fazer. Refletir sobre a formação de professores para além dos modelos que dividem os que pensam e os que praticam é fundamental, uma vez que as ações de ensino são situadas e devem ser construídas artesanalmente considerando os sujeitos envolvidos e os contextos nos quais se realizam. |
id |
USP_c0aebaf9bb38868a4bff19f948c39b39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17102022-165555 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professoresKnowledge concerning reading practices in elementary school: teacher education pathElementary school I and IIEnsino e aprendizagemEnsino fundamental I e IIFormação de professoresInformational text and literary textLeituraReadingTeacher trainingTeaching and learningTexto informativo e texto literárioEste trabalho apresenta um percurso de formação de professores desenvolvido numa escola pública do município de São Paulo, durante um período de dois anos, nos quais estabelecemos um diálogo com um grupo de professores de Ensino Fundamental I e II e, por meio de uma pesquisa-ação-etnográfica (ANDRÉ, 1997 e THIOLLENT, 1992), nos dedicamos coletivamente a estudar as naturezas de textos utilizados como propostas de ensino da leitura para crianças e adolescentes, e quais os objetivos e metodologias de trabalho são estabelecidos para que as aprendizagens dos alunos aconteçam. Diante da realidade brasileira, em que 48% de nossa população pode ser considerada não leitora, e que metade dos estudantes brasileiros com 15 anos não consegue atingir o nível básico de leitura (FAILLA, 2021), é importante destacar o papel de cada professor no ensino da leitura uma vez que, ao utilizar textos em suas aulas, todo professor se torna modelo de leitor e ensina a ler. Para a coleta dos dados, realizamos estudos, planejamentos de aulas e revisões desses planejamentos. Toda a discussão constituiu um corpus importante para pensar sobre os processos de reflexão e aprendizagem dos professores, que acontecem simultaneamente às suas atividades de ensino (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). A pesquisa proporcionou aos sujeitos envolvidos um processo de reflexão que trouxe à luz vários saberes necessários às práticas de ensino da leitura, num processo que procurou superar a ideia de uma formação dos professores em termos unicamente de como fazer, levando os profissionais a tentar compreender o que fazer e por que fazer. Refletir sobre a formação de professores para além dos modelos que dividem os que pensam e os que praticam é fundamental, uma vez que as ações de ensino são situadas e devem ser construídas artesanalmente considerando os sujeitos envolvidos e os contextos nos quais se realizam.This work presents a course of teacher training developed in a public school in the city of São Paulo, during a period of two years, in which we established a dialogue with a group of teachers of Elementary School I and II (students from 6 to 15 years old) and, through a research- ethnographic action (ANDRÉ, 1997 and THIOLLENT, 1992), we are collectively dedicated to studying the nature of texts used as proposals for teaching reading for children and adolescents, and what objectives and work methodologies are established so that students\' learning can take place. Given the Brazilian reality, in which 48% of our population can be considered non-readers, and that half of Brazilian students aged 15 years cannot reach the basic level of reading (FAILLA, 2021), it was important to highlight the role of each teacher in teaching reading since, by using texts in their classes, every teacher becomes a model reader and teaches reading. For data collection, we carried out studies, lesson plans and reviews of these plans. The entire discussion constituted an important corpus for thinking about the reflection and learning processes of teachers, which take place simultaneously with their teaching activities (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). The research provided the subjects involved with a process of reflection that brought to light various knowledge necessary for the practices of teaching reading, in a process that sought to overcome the idea of teacher training in terms solely of how to do it, leading professionals to try to understand the what to do and why to do it. Reflecting on teacher training beyond the models that divide those who think and those who practice is fundamental, since teaching actions are contingent and craft made, considering the subjects involved and the contexts in which they are carried out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado deJacobik, Fabiana Andréa Dias2022-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-19T16:41:32Zoai:teses.usp.br:tde-17102022-165555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-19T16:41:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores Knowledge concerning reading practices in elementary school: teacher education path |
title |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores |
spellingShingle |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores Jacobik, Fabiana Andréa Dias Elementary school I and II Ensino e aprendizagem Ensino fundamental I e II Formação de professores Informational text and literary text Leitura Reading Teacher training Teaching and learning Texto informativo e texto literário |
title_short |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores |
title_full |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores |
title_fullStr |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores |
title_sort |
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores |
author |
Jacobik, Fabiana Andréa Dias |
author_facet |
Jacobik, Fabiana Andréa Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobik, Fabiana Andréa Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elementary school I and II Ensino e aprendizagem Ensino fundamental I e II Formação de professores Informational text and literary text Leitura Reading Teacher training Teaching and learning Texto informativo e texto literário |
topic |
Elementary school I and II Ensino e aprendizagem Ensino fundamental I e II Formação de professores Informational text and literary text Leitura Reading Teacher training Teaching and learning Texto informativo e texto literário |
description |
Este trabalho apresenta um percurso de formação de professores desenvolvido numa escola pública do município de São Paulo, durante um período de dois anos, nos quais estabelecemos um diálogo com um grupo de professores de Ensino Fundamental I e II e, por meio de uma pesquisa-ação-etnográfica (ANDRÉ, 1997 e THIOLLENT, 1992), nos dedicamos coletivamente a estudar as naturezas de textos utilizados como propostas de ensino da leitura para crianças e adolescentes, e quais os objetivos e metodologias de trabalho são estabelecidos para que as aprendizagens dos alunos aconteçam. Diante da realidade brasileira, em que 48% de nossa população pode ser considerada não leitora, e que metade dos estudantes brasileiros com 15 anos não consegue atingir o nível básico de leitura (FAILLA, 2021), é importante destacar o papel de cada professor no ensino da leitura uma vez que, ao utilizar textos em suas aulas, todo professor se torna modelo de leitor e ensina a ler. Para a coleta dos dados, realizamos estudos, planejamentos de aulas e revisões desses planejamentos. Toda a discussão constituiu um corpus importante para pensar sobre os processos de reflexão e aprendizagem dos professores, que acontecem simultaneamente às suas atividades de ensino (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). A pesquisa proporcionou aos sujeitos envolvidos um processo de reflexão que trouxe à luz vários saberes necessários às práticas de ensino da leitura, num processo que procurou superar a ideia de uma formação dos professores em termos unicamente de como fazer, levando os profissionais a tentar compreender o que fazer e por que fazer. Refletir sobre a formação de professores para além dos modelos que dividem os que pensam e os que praticam é fundamental, uma vez que as ações de ensino são situadas e devem ser construídas artesanalmente considerando os sujeitos envolvidos e os contextos nos quais se realizam. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102022-165555/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257052442787840 |