Leitura e interpretação de textos: um diagnóstico do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTERO, Arethusa Angre do Rêgo.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19654
Resumo: A leitura e interpretação de textos são temas que inquietam os educadores pela sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos A leitura é um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. O ato de ler caracteriza-se como um processo interativo entre o texto e o leitor sujeito. É um processo ativo que não se esgota meramente no sentido literal. Ler é atribuir sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com as experiências previas do leitor. Nesse aspecto, se os alunos não adquirem desde cedo o hábito da leitura, sua formação como leitor crítico será prejudicada e, consequentemente, não estarão preparados para enfrentar a sociedade e para tomarem-se sujeitos modificadores do meio em que vivem. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo diagnosticar o nível de leitura e interpretação de textos dos alunos ao ingressarem na segunda fase do Ensino Fundamental, além de contribuir para uma tomada de conscientização que resulte numa melhoria do trabalho dos docentes em sala de aula. Optamos pelo uso de métodos qualitativos e quantitativos para analtsar os dados. Realizamos uma intervenção didática em que foram utilizadas perguntas discursivas e/ou subjetivas estabelecendo dados estatísticos e uma abordagem hermenêutica Durante a investigação foi proposta uma aula de leitura e interpretação de texto, constatando que os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental apresentaram um nível insuficiente de leitura e interpretação de textos, levando em consideração que já estão em contato com a escrita na escola há alguns anos. Tal realidade aponta para a necessidade de políticas educacionais amplas voltadas para o Ensino Fundamental, sobretudo no que se refere à compreensão e interpretação de textos.
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spelling Leitura e interpretação de textos: um diagnóstico do ensino fundamental.Reading and interpreting texts: a diagnosis of elementary education.Leer e interpretar textos: un diagnóstico de la educación básica.EducaçãoEnsino fundamentalLeitura e interpretação de textoEducationElementary schoolReading and text interpretationEducaciónEnseñanza fundamentalLectura e interpretación de textosEducaçãoA leitura e interpretação de textos são temas que inquietam os educadores pela sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos A leitura é um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. O ato de ler caracteriza-se como um processo interativo entre o texto e o leitor sujeito. É um processo ativo que não se esgota meramente no sentido literal. Ler é atribuir sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com as experiências previas do leitor. Nesse aspecto, se os alunos não adquirem desde cedo o hábito da leitura, sua formação como leitor crítico será prejudicada e, consequentemente, não estarão preparados para enfrentar a sociedade e para tomarem-se sujeitos modificadores do meio em que vivem. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo diagnosticar o nível de leitura e interpretação de textos dos alunos ao ingressarem na segunda fase do Ensino Fundamental, além de contribuir para uma tomada de conscientização que resulte numa melhoria do trabalho dos docentes em sala de aula. Optamos pelo uso de métodos qualitativos e quantitativos para analtsar os dados. Realizamos uma intervenção didática em que foram utilizadas perguntas discursivas e/ou subjetivas estabelecendo dados estatísticos e uma abordagem hermenêutica Durante a investigação foi proposta uma aula de leitura e interpretação de texto, constatando que os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental apresentaram um nível insuficiente de leitura e interpretação de textos, levando em consideração que já estão em contato com a escrita na escola há alguns anos. Tal realidade aponta para a necessidade de políticas educacionais amplas voltadas para o Ensino Fundamental, sobretudo no que se refere à compreensão e interpretação de textos.La lecture et l'interprétation des textes sont des questions qui préoccupent les enseignants, à cause de leur importance pour l'apprentissage des éleves. La lecture est un acte de connaissance, parce qu'elle nous aide à percevoir et à comprendre les relations existantes dans le monde. L'acte de tire est caractérisé comme un processus interactif entre te texte et le lecteur. n s'agit d'un processus actif qui n'est pas épuisé seulement dans le sens littéral. Lire c'est attribuer un sens au texte, en le rapportant au contexte et aux expériences ultérieures de lecture du lecteur. À cet égard, si les éleves n'acquierent pas des le début de leur formation l'habitude de la lecture, en tant que lecteur critiques, ils auront des handicaps et, conséquemment, ils ne seront pas prêts à faire face à la société et à modifier l'environnement dans lequel ils vivent. Face à ce constat, la présente étude vise à diagnostiquer le niveau de lecture et de compréhension des éleves lorsqu' ils entrent dans la deuxieme étape de I'Education de Base, et à contribuer à une prise de conscience qui se traduit par une amélioration du travail des enseignants en salle de classe. Nous avons décidé d'utiliser des méthodes qualitatives et quantitatives pour l'analyse des données. Nous avons effectué une intervention didactique qui utilise des questions à développement et I ou subjectives, pour établir de données statistiques et une approche hennéneutique. Au cours de l'enquête, il a été proposé une classe de lecture et d'interprétation de texte qui a pu démontrer que les étudiants en 6 eme année du primaire avaient un niveau insuffisant de lecture et d'interprétation de tex:tes, si on considere qu'ils ont déjà un contact avec l'écriture depuis un certain nombre d'années à I' école. Cette réalité souligne la nécessité de politiques éducatives vastes, orientées vers I'Enseignement de Base, qui mettent l'accent sur la compréhension et l'interprétation des textes.La lectura e interpretación de textos son temas que inquietan a los educadores por su importancia para el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes La lectura es un acto de conocimiento, porque leer significa percibir y comprender las relaciones que existen en el mundo. O el acto de leer se caracteriza como un proceso interactivo entre el texto y el sujeto lector. Es un proceso activo que no se agota en el sentido literal. Leer es dar sentido al texto, relacionándolo con el contexto y las experiencias previas del lector. En este sentido, si el los alumnos no adquieren el hábito de la lectura desde temprana edad, su formación como lector crítico será discapacitados y, en consecuencia, no estarán preparados para enfrentar la sociedad y para para convertirse en sujetos modificadores del entorno en el que viven. Dado lo anterior, el presente El estudio tiene como objetivo diagnosticar el nivel de lectura e interpretación de textos de los estudiantes. al ingresar a la segunda fase de la escuela primaria, además de contribuir a una de sensibilización que redunda en una mejora en el trabajo de los docentes en el aula. Elegimos utilizar métodos cualitativos y cuantitativos para analizar los datos. Actuamos una intervención didáctica en la que se utilizaron preguntas discursivas y / o subjetivas establecer datos estadísticos y un enfoque hermenéutico Durante la investigación se propuso una clase de lectura e interpretación de textos, señalando que los estudiantes de 6o grado La escuela primaria presentó un nivel insuficiente de lectura e interpretación de textos, teniendo en cuenta que llevan unos años en contacto con la escritura en la escuela. Semejante La realidad apunta a la necesidad de políticas educativas amplias orientadas a la docencia. Fundamental, especialmente en lo que respecta a la comprensión e interpretación de textos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGXAVIER NETO, Lauro Pires.XAVIER NETO, L. P.http://lattes.cnpq.br/4490301988734961MONTEIRO, Vivian.MONTEIRO, V.http://lattes.cnpq.br/0044203978779488FEITOSA, Izayana Pereira.FEITOSA, I. 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(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T14:52:03Zoai:localhost:riufcg/19654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T14:52:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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