Efeito da associação de sabor e música sobre o julgamento gustativo e o estado de ânimo de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Viviane Freire
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-04072006-170323/
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar como crianças julgam a sensação gustativa e o estado de ânimo provocado pela associação de sabor e música diante de contextos de estímulos congruentes e contrastantes. Estímulos congruentes são aqueles que possuem a mesma valência afetiva entre si. Contrastantes, no entanto, divergem afetivamente entre si. Os participantes eram 83 crianças de 5 a 10 anos de idade, e de ambos os sexos, representando uma amostra da população de nível social médio-baixo. A tarefa dos participantes consistia em experimentar o sabor de soluções supralimiares de sacarose e de cafeína na ausência de música, identificá-lo como doce ou amargo e julgar a sensação gustativa conseqüente classificando-a como gostoso ou não-gostoso mediante a escolha de uma face esquemática indicativa de uma emoção inicial. Após essa situação, a criança realizava a segunda parte da tarefa. Na presença de músicas populares e pré-qualificadas como alegres e tristes, identificava a emoção expressa por cada música e realizava o julgamento gustativo na situação musical. Resultados indicam que as crianças, dessa amostra, souberam discriminar e reconhecer os sabores de doce e de amargo das soluções, e foram também capazes de julgar a sensação e a conseqüente emoção. Deste estudo, conclui-se que o julgamento das crianças sobre os sabores doce e amargo e a emoção pode se alterar após a execução de músicas. Essa mudança acontece quando o sabor é amargo e as músicas são alegres, caso em que a emoção se altera de triste para alegre e quando o sabor é doce e as músicas tristes, a emoção passa de alegre para triste. O estudo demonstrou que a realização de provas sensoriais com crianças pode alcançar bons resultados, na medida em que elas possam ser consideradas como colaboradoras dos detalhes do arranjo experimental. Sugere-se ainda que a variação na escolha do estímulo causador da sensação gustativa e da emoção dependa, dentre outros fatores, do desenvolvimento da sensibilidade gustativa e auditiva característica de uma faixa etária, da maneira como recursos atencionais, mnemônicos e afetivos são utilizados, dos diferentes contextos em que os estímulos sensoriais estão envolvidos, e, das melhoras com a integração sensorial aos 7 anos de idade especificamente na situação de estímulos congruentes.
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A tarefa dos participantes consistia em experimentar o sabor de soluções supralimiares de sacarose e de cafeína na ausência de música, identificá-lo como doce ou amargo e julgar a sensação gustativa conseqüente classificando-a como gostoso ou não-gostoso mediante a escolha de uma face esquemática indicativa de uma emoção inicial. Após essa situação, a criança realizava a segunda parte da tarefa. Na presença de músicas populares e pré-qualificadas como alegres e tristes, identificava a emoção expressa por cada música e realizava o julgamento gustativo na situação musical. Resultados indicam que as crianças, dessa amostra, souberam discriminar e reconhecer os sabores de doce e de amargo das soluções, e foram também capazes de julgar a sensação e a conseqüente emoção. Deste estudo, conclui-se que o julgamento das crianças sobre os sabores doce e amargo e a emoção pode se alterar após a execução de músicas. Essa mudança acontece quando o sabor é amargo e as músicas são alegres, caso em que a emoção se altera de triste para alegre e quando o sabor é doce e as músicas tristes, a emoção passa de alegre para triste. O estudo demonstrou que a realização de provas sensoriais com crianças pode alcançar bons resultados, na medida em que elas possam ser consideradas como colaboradoras dos detalhes do arranjo experimental. Sugere-se ainda que a variação na escolha do estímulo causador da sensação gustativa e da emoção dependa, dentre outros fatores, do desenvolvimento da sensibilidade gustativa e auditiva característica de uma faixa etária, da maneira como recursos atencionais, mnemônicos e afetivos são utilizados, dos diferentes contextos em que os estímulos sensoriais estão envolvidos, e, das melhoras com a integração sensorial aos 7 anos de idade especificamente na situação de estímulos congruentes.The aim of the present study was to assess the children’s judgement on the gustatory pleasantness and mood generated by associating the taste and music in congruent and contrast stimulus context. Congruent stimuli had the same affective valence while the contrast stimuli had a divergent affective valence. Eighty three children, males and females, age five to ten were assessed. The participants represented a sample of middle-low social class. The participant were asked to taste the suprathreshold solutions of sucrose and the caffeine in the absence of music, to identify it as sweet or bitter and to make a judgement of the gustatory sensation in terms of pleasing or displeasing by choosing a schematic face representative of the initial mood state. In the second stage of the task, the participants listened to popular music pre-qualified as happy and sad. Initially they were asked to judge the mood transmitted by the music and then while listening to the music went again through the gustative judgement task. The results show that children in this study sample recognized and distinguished the sweet from bitter tastes and were able to judge the gustative pleasantness sensation and the consequent mood. This study also shows that children’s judgement on sweet and bitter taste as well as mood can be changed by the music execution. This change occurred in the presence of a bitter taste and happy music altering the mood judgment from sad to happy. In presence of the sweet taste and sad music the mood was altered from happy to sad. The study showed that the use of sensory tests with children can generate good results and they might be considered a contribution collaborator of details in the experimental arrangements. It is also proposed that the variation in the judgement on the gustative pleasantness sensation and mood is contingent on, among others factors, the development of the gustative and auditory sensitivity along the age groups, the way attention, memory and affective skills are used, the different sensory stimulus context and the improvement of sensory integration at the age of 7, specifically in the case of congruent stimulus.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBergamasco, Nielsy Helena PugliaBueno, Viviane Freire2006-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-04072006-170323/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-22T20:43:14Zoai:teses.usp.br:tde-04072006-170323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-22T20:43:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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