Sistemas controlados de propulsão de veículos automotores.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-11122023-150620/ |
Resumo: | Este trabalho versa sobre os sistemas controlados de propulsão veicular, classificando-os em propulsão convencional, híbrida ou alternativa. Isto facilita o agrupamento em características técnicas e construtivas. O texto descreve os sistemas mais atuais, suas aplicações e estágios de desenvolvimento. Para tanto, o texto relaciona as tecnologias de motores de combustão interna, transmissões, sistemas elétricos e combustíveis empregados. O trabalho prossegue discutindo e analisando um plano para o futuro dos sistemas de propulsão veicular, cuja conclusão é a solução final para os sistemas de propulsão veiculares. Esta solução é a célula de combustível, que ainda não tem prazo definido para predominar no mercado. Como solução alternativa e intermediária, o texto apresenta os veículos híbridos, definindo o restante do escopo deste trabalho. A seção de desenvolvimento da proposta analisa os veículos híbridos em detalhes, quanto à classificação, sub-sistemas e funcionalidades. O texto contempla, ainda, um estudo de caso, com a definição da solução ótima para um veículo híbrido, sob aspectos econômicos, ambientais e técnicos. Neste estudo de caso, os resultados da simulação do modelo matemático no software ADVISOR 2002 corroboram a viabilidade física do modelo proposto. O texto finaliza com a revisão dos resultados obtidos, que atendem os requisitos apresentados em muitos aspectos, e propõe alternativas de continuidade para o trabalho. |
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