Desempenho na freagem de veículos combinados do tipo cavalo-mecânico e semi-reboque com válvulas ALB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-17062024-121659/ |
Resumo: | O desempenho na freagem do cavalo-mecânico e semi-reboque com as válvulas ALB (Automatic Load-sensitive Braking-force metering), é avaliado após a determinação do modelo matemático utilizado pelo programa computacional desenvolvido, o que possibilita simular a aplicação dos freios de serviço do veículo-exemplo em regime permanente e retilíneo. O veículo estudado é de grande utilização nas rodovias brasileiras, equipado com freios a tambor com comando por came-S e acionamento pneumático. As válvulas ALB introduzidas no circuito de freios e serviços, são acionadas através da deflexão da suspensão do eixo traseiro do cavalo-mecânico, variando a proporção da pressão total liberada aos cilindros de freios do(s) eixo(s) controlado(s) conforme o carregamento do semi-reboque, atuando também durante a desaceleração através da variação das forças normais. Calcula-se então o desempenho na freagem do veículo-exemplo considerando a eficiência, espaço percorrido, desacelaração e a seqüência de travamento dos eixos. Os resultados obtidos para várias condições de carregamento são comparados considerando a utilização das válvulas ALB, verificando significativa melhora no equilíbrio das forças de freagem e na estabilidade do veículo combinado, satisfazendo requisitos da legislação européia sobre freios que deverá ser implantada nos países que integram o MERCOSUL |
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