Um estudo diagnóstico da Educação Ambiental nas Escolas do Ensino Fundamental do Município de Piracicaba/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Júlia Teixeira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-07032008-160949/
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo diagnóstico do modo como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas escolas de ensino fundamental (5a a 8a séries) da cidade de Piracicaba/SP. A pesquisa levantou os professores que trabalham com Educação Ambiental nas escolas, as principais atividades desenvolvidas, os objetivos, as experiências vivenciadas, os materiais utilizados, as metodologias empregadas, os projetos desenvolvidos e parceiros nessas atividades. Além disso, procurou identificar as concepções de Educação Ambiental dos professores, bem como as principais carências e dificuldades na realização das atividades. O estudo do modo como vem se dando as práticas de Educação Ambiental nas escolas é pertinente por se tratar de um parâmetro curricular recente, desenvolvido muitas vezes de forma improvisada e adaptada, outras vezes por pessoas e instituições externas às escolas. A presente pesquisa, utilizandose de elementos da pesquisa qualitativa, realizou entrevistas junto aos coordenadores e professores das escolas estaduais e particulares do ensino fundamental e reuniu informações das estruturas escolares. A cidade de Piracicaba conta com um pouco mais do dobro de escolas de ensino fundamental da rede estadual (cinqüenta e quatro) em relação às escolas da rede privada (vinte). Para garantir que a amostra fosse representativa e proporcional, o município foi dividido em quatro regiões geográficas, sendo que em cada uma delas foram sorteadas as escolas para a realização da pesquisa, de modo que se selecionou um sexto das escolas estaduais e um terço das escolas particulares da cidade. Na dissertação demonstramos que as dificuldades, tanto das escolas estaduais quanto das particulares, são referentes às diferentes formas de interpretar e compreender a Educação Ambiental, aspectos esses relacionados ao fato de se tratar de um campo ainda novo e não devidamente incorporado nos processos de formação de professores. Além disso, observamos como agravantes a falta de tempo e espaço adequado para reuniões de planejamento, estudo e pesquisa, recursos materiais e metodológicos escassos e até inexistentes, currículos programados de modo rígido e fechado, organizados por uma estrutura fortemente disciplinar. Observamos que a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas escolas em disciplinas consideradas "ambientais", como Ciências e Geografia, com o desenvolvimento de projetos temáticos ou em atividades extracurriculares e pontuais. Pôde-se constatar que a Educação Ambiental vem sendo incorporada pelas escolas de maneira fragmentada, superficial, isolada e descontínua, portanto, contribuindo pouco para uma educação escolar que almeje ser crítica, transformadora e emancipatória.
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O estudo do modo como vem se dando as práticas de Educação Ambiental nas escolas é pertinente por se tratar de um parâmetro curricular recente, desenvolvido muitas vezes de forma improvisada e adaptada, outras vezes por pessoas e instituições externas às escolas. A presente pesquisa, utilizandose de elementos da pesquisa qualitativa, realizou entrevistas junto aos coordenadores e professores das escolas estaduais e particulares do ensino fundamental e reuniu informações das estruturas escolares. A cidade de Piracicaba conta com um pouco mais do dobro de escolas de ensino fundamental da rede estadual (cinqüenta e quatro) em relação às escolas da rede privada (vinte). Para garantir que a amostra fosse representativa e proporcional, o município foi dividido em quatro regiões geográficas, sendo que em cada uma delas foram sorteadas as escolas para a realização da pesquisa, de modo que se selecionou um sexto das escolas estaduais e um terço das escolas particulares da cidade. Na dissertação demonstramos que as dificuldades, tanto das escolas estaduais quanto das particulares, são referentes às diferentes formas de interpretar e compreender a Educação Ambiental, aspectos esses relacionados ao fato de se tratar de um campo ainda novo e não devidamente incorporado nos processos de formação de professores. Além disso, observamos como agravantes a falta de tempo e espaço adequado para reuniões de planejamento, estudo e pesquisa, recursos materiais e metodológicos escassos e até inexistentes, currículos programados de modo rígido e fechado, organizados por uma estrutura fortemente disciplinar. Observamos que a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas escolas em disciplinas consideradas "ambientais", como Ciências e Geografia, com o desenvolvimento de projetos temáticos ou em atividades extracurriculares e pontuais. Pôde-se constatar que a Educação Ambiental vem sendo incorporada pelas escolas de maneira fragmentada, superficial, isolada e descontínua, portanto, contribuindo pouco para uma educação escolar que almeje ser crítica, transformadora e emancipatória.The present work has had the goal to do a diagnosis study about the way the Environmental Education has been working in the elementary schools (5th to 8th grades) of the city of Piracicaba/SP. The research mapped the teachers who work with environmental education at schools, their main activities that were developed, goals, experiences, used materials, and applied methodologies, developed projects and partners in these activities. Moreover, this research tried to identify the concepts of environmental education of these teachers as well as their main needs and difficulties in performing their activities. The study of the environmental education in the schools is important since it has recently become part of the curriculum, many times developed as an improvising and adapted way, and other times for people or institutions out of the schools. This research, using elements from the qualitative research, promoted interviews with state and private elementary schools coordinators and teachers, and collected information regarding schools structures. The city of Piracicaba has more than twice the number of state elementary schools (it has fifty four) than private schools (twenty). In order to guarantee a representative and proportional sample, the city was divided in four geographic regions, being schools randomly selected in each region for the purpose of the research, with the result of one sixth of the state schools being selected versus one third of private schools. In the dissertation we demonstrate that the difficulties, in both state and private schools, were due to the multiple ways to interpret and comprehend environmental education. These aspects related to the different concepts and goals of environmental education. Other difficulties refer to the fact that environmental education is a new subject and so far not well incorporated in the process of training teachers. Besides, we observed as an additional contribution the lack of time and adequate space to plan meetings, study and research, few or none material and methodological resources, firm and defined school programs, organized by a very rigid and disciplined structure. We also observed that the environmental education has been working at schools in disciplines considered in connection with environment, as science and geography, with the development of theme projects or in extra school program and specific activities. It has been found out that environment education has been incorporated by schools in isolated, superficial, discontinued and piecemealed way, and therefore, with a low contribution to a school education which aims to develop thinking, transformation and emancipation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartirani, Laura AlvesMachado, Júlia Teixeira2008-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-07032008-160949/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-07032008-160949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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