A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15096 |
Resumo: | O presente estudo trata da Educação Ambiental e seu desenvolvimento de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental em Escola Pública de Macapá. Procura responder a questão de partida: a Educação Ambiental, trabalhada interdisciplinarmente no ensino fundamental em escola pública, pode promover a mediação entre conhecimentos e a articulação de saberes ambientais? Tem como objetivo analisar o impacto dos princípios da interdisciplinaridade na Educação Ambiental através do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, em Macapá. Especificamentenos desdobramentos dessa educação para essa modalidade de ensino, caracterizando as percepções sobre meio ambiente e identificando a prática da transversalidade na 8ª Série do ensino fundamental. Quanto à natureza das variáveis estudadas, esta pesquisa é classificada como qualitativa, pois aplica questionários estruturados, com escala de concordância de Likert e entrevista semiestruturada. A bibliografia sustenta a prática acadêmica tradicional, amplamente difundida nas instituições de ensino, caracterizada como uma simples continuação da lógica pedagógica do passar de série em cada disciplina, avaliados de forma paralela, mas não integrados ou inter-relacionados. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental é de natureza interdisciplinar e, por conseguinte, os saberes especializados, trabalhados em forma de disciplinas, tornam-se impotentes diante da complexidade das questões ambientais. Como proposta interdisciplinar pode ser aplicada no ensino fundamental, uma vez que esta se configura através de um trabalho no qual, os conhecimentos, sempre especializados, buscam a convergência e, possivelmente, a constituição de um texto único. Ao final são feitas sugestões de estudos futuros; ABSTRACT:This study is about environmental education and its development in an interdisciplinary way in elementary school at a public school in Macapá. It tries to answer the following question: Can environmental education, associated with school subjects in public elementary schools, mediate knowledge and the articulation of environmental knowledge? This work aims at analyzing the impact of the principles of interdisciplinarity in the teaching of environmental education over the Pedagogical Political Project of a public school in Macapá. It specifically analyzes the developments of this education for this type of teaching, and characterizes the perceptions of the environment and identifies the practice of mainstreaming in the 8th grade of elementary school. Regarding the nature of the variables studied, this work is classified as a qualitative research once structured questionnaires based on Likert scale and a semistructured interview were applied. The literature supports the traditional widespread academic practice of educational institutions which is characterized as a simple continuation of the pedagogical rationale. The students’ main goal is to be approved in their school exams. These tests are evaluated in a parallel but not integrated or interrelated way, though. The results showed that environmental education has an interdisciplinary nature and, therefore, the specialized knowledge, worked as school subjects, becomes powerless due to the complexity of environmental issues. The environmental education can be applied in elementary school as an interdisciplinary proposal once it is based on a work in which specialized knowledge seeks the convergence and possibly the formation of a single text. At the end, suggestions for future studies are made. |
id |
RCAP_fa8c02ddb76601c2411c03a4af4b5c55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15096 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de MacapáEducaçãoEnsino fundamentalTemática ambientalEducação ambientalInterdisciplinaridadeEducationElementary schoolEnvironmental issuesEnvironmental educationInterdisciplinarityO presente estudo trata da Educação Ambiental e seu desenvolvimento de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental em Escola Pública de Macapá. Procura responder a questão de partida: a Educação Ambiental, trabalhada interdisciplinarmente no ensino fundamental em escola pública, pode promover a mediação entre conhecimentos e a articulação de saberes ambientais? Tem como objetivo analisar o impacto dos princípios da interdisciplinaridade na Educação Ambiental através do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, em Macapá. Especificamentenos desdobramentos dessa educação para essa modalidade de ensino, caracterizando as percepções sobre meio ambiente e identificando a prática da transversalidade na 8ª Série do ensino fundamental. Quanto à natureza das variáveis estudadas, esta pesquisa é classificada como qualitativa, pois aplica questionários estruturados, com escala de concordância de Likert e entrevista semiestruturada. A bibliografia sustenta a prática acadêmica tradicional, amplamente difundida nas instituições de ensino, caracterizada como uma simples continuação da lógica pedagógica do passar de série em cada disciplina, avaliados de forma paralela, mas não integrados ou inter-relacionados. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental é de natureza interdisciplinar e, por conseguinte, os saberes especializados, trabalhados em forma de disciplinas, tornam-se impotentes diante da complexidade das questões ambientais. Como proposta interdisciplinar pode ser aplicada no ensino fundamental, uma vez que esta se configura através de um trabalho no qual, os conhecimentos, sempre especializados, buscam a convergência e, possivelmente, a constituição de um texto único. Ao final são feitas sugestões de estudos futuros; ABSTRACT:This study is about environmental education and its development in an interdisciplinary way in elementary school at a public school in Macapá. It tries to answer the following question: Can environmental education, associated with school subjects in public elementary schools, mediate knowledge and the articulation of environmental knowledge? This work aims at analyzing the impact of the principles of interdisciplinarity in the teaching of environmental education over the Pedagogical Political Project of a public school in Macapá. It specifically analyzes the developments of this education for this type of teaching, and characterizes the perceptions of the environment and identifies the practice of mainstreaming in the 8th grade of elementary school. Regarding the nature of the variables studied, this work is classified as a qualitative research once structured questionnaires based on Likert scale and a semistructured interview were applied. The literature supports the traditional widespread academic practice of educational institutions which is characterized as a simple continuation of the pedagogical rationale. The students’ main goal is to be approved in their school exams. These tests are evaluated in a parallel but not integrated or interrelated way, though. The results showed that environmental education has an interdisciplinary nature and, therefore, the specialized knowledge, worked as school subjects, becomes powerless due to the complexity of environmental issues. The environmental education can be applied in elementary school as an interdisciplinary proposal once it is based on a work in which specialized knowledge seeks the convergence and possibly the formation of a single text. At the end, suggestions for future studies are made.Universidade de Évora2015-09-01T09:28:55Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15096http://hdl.handle.net/10174/15096porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Colares, Nelizia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:30.031348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
title |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
spellingShingle |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá Colares, Nelizia Pereira Educação Ensino fundamental Temática ambiental Educação ambiental Interdisciplinaridade Education Elementary school Environmental issues Environmental education Interdisciplinarity |
title_short |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
title_full |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
title_fullStr |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
title_sort |
A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá |
author |
Colares, Nelizia Pereira |
author_facet |
Colares, Nelizia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares, Nelizia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino fundamental Temática ambiental Educação ambiental Interdisciplinaridade Education Elementary school Environmental issues Environmental education Interdisciplinarity |
topic |
Educação Ensino fundamental Temática ambiental Educação ambiental Interdisciplinaridade Education Elementary school Environmental issues Environmental education Interdisciplinarity |
description |
O presente estudo trata da Educação Ambiental e seu desenvolvimento de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental em Escola Pública de Macapá. Procura responder a questão de partida: a Educação Ambiental, trabalhada interdisciplinarmente no ensino fundamental em escola pública, pode promover a mediação entre conhecimentos e a articulação de saberes ambientais? Tem como objetivo analisar o impacto dos princípios da interdisciplinaridade na Educação Ambiental através do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, em Macapá. Especificamentenos desdobramentos dessa educação para essa modalidade de ensino, caracterizando as percepções sobre meio ambiente e identificando a prática da transversalidade na 8ª Série do ensino fundamental. Quanto à natureza das variáveis estudadas, esta pesquisa é classificada como qualitativa, pois aplica questionários estruturados, com escala de concordância de Likert e entrevista semiestruturada. A bibliografia sustenta a prática acadêmica tradicional, amplamente difundida nas instituições de ensino, caracterizada como uma simples continuação da lógica pedagógica do passar de série em cada disciplina, avaliados de forma paralela, mas não integrados ou inter-relacionados. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental é de natureza interdisciplinar e, por conseguinte, os saberes especializados, trabalhados em forma de disciplinas, tornam-se impotentes diante da complexidade das questões ambientais. Como proposta interdisciplinar pode ser aplicada no ensino fundamental, uma vez que esta se configura através de um trabalho no qual, os conhecimentos, sempre especializados, buscam a convergência e, possivelmente, a constituição de um texto único. Ao final são feitas sugestões de estudos futuros; ABSTRACT:This study is about environmental education and its development in an interdisciplinary way in elementary school at a public school in Macapá. It tries to answer the following question: Can environmental education, associated with school subjects in public elementary schools, mediate knowledge and the articulation of environmental knowledge? This work aims at analyzing the impact of the principles of interdisciplinarity in the teaching of environmental education over the Pedagogical Political Project of a public school in Macapá. It specifically analyzes the developments of this education for this type of teaching, and characterizes the perceptions of the environment and identifies the practice of mainstreaming in the 8th grade of elementary school. Regarding the nature of the variables studied, this work is classified as a qualitative research once structured questionnaires based on Likert scale and a semistructured interview were applied. The literature supports the traditional widespread academic practice of educational institutions which is characterized as a simple continuation of the pedagogical rationale. The students’ main goal is to be approved in their school exams. These tests are evaluated in a parallel but not integrated or interrelated way, though. The results showed that environmental education has an interdisciplinary nature and, therefore, the specialized knowledge, worked as school subjects, becomes powerless due to the complexity of environmental issues. The environmental education can be applied in elementary school as an interdisciplinary proposal once it is based on a work in which specialized knowledge seeks the convergence and possibly the formation of a single text. At the end, suggestions for future studies are made. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:28:55Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15096 http://hdl.handle.net/10174/15096 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136559584247808 |