A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Nelizia Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15096
Resumo: O presente estudo trata da Educação Ambiental e seu desenvolvimento de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental em Escola Pública de Macapá. Procura responder a questão de partida: a Educação Ambiental, trabalhada interdisciplinarmente no ensino fundamental em escola pública, pode promover a mediação entre conhecimentos e a articulação de saberes ambientais? Tem como objetivo analisar o impacto dos princípios da interdisciplinaridade na Educação Ambiental através do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, em Macapá. Especificamentenos desdobramentos dessa educação para essa modalidade de ensino, caracterizando as percepções sobre meio ambiente e identificando a prática da transversalidade na 8ª Série do ensino fundamental. Quanto à natureza das variáveis estudadas, esta pesquisa é classificada como qualitativa, pois aplica questionários estruturados, com escala de concordância de Likert e entrevista semiestruturada. A bibliografia sustenta a prática acadêmica tradicional, amplamente difundida nas instituições de ensino, caracterizada como uma simples continuação da lógica pedagógica do passar de série em cada disciplina, avaliados de forma paralela, mas não integrados ou inter-relacionados. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental é de natureza interdisciplinar e, por conseguinte, os saberes especializados, trabalhados em forma de disciplinas, tornam-se impotentes diante da complexidade das questões ambientais. Como proposta interdisciplinar pode ser aplicada no ensino fundamental, uma vez que esta se configura através de um trabalho no qual, os conhecimentos, sempre especializados, buscam a convergência e, possivelmente, a constituição de um texto único. Ao final são feitas sugestões de estudos futuros; ABSTRACT:This study is about environmental education and its development in an interdisciplinary way in elementary school at a public school in Macapá. It tries to answer the following question: Can environmental education, associated with school subjects in public elementary schools, mediate knowledge and the articulation of environmental knowledge? This work aims at analyzing the impact of the principles of interdisciplinarity in the teaching of environmental education over the Pedagogical Political Project of a public school in Macapá. It specifically analyzes the developments of this education for this type of teaching, and characterizes the perceptions of the environment and identifies the practice of mainstreaming in the 8th grade of elementary school. Regarding the nature of the variables studied, this work is classified as a qualitative research once structured questionnaires based on Likert scale and a semistructured interview were applied. The literature supports the traditional widespread academic practice of educational institutions which is characterized as a simple continuation of the pedagogical rationale. The students’ main goal is to be approved in their school exams. These tests are evaluated in a parallel but not integrated or interrelated way, though. The results showed that environmental education has an interdisciplinary nature and, therefore, the specialized knowledge, worked as school subjects, becomes powerless due to the complexity of environmental issues. The environmental education can be applied in elementary school as an interdisciplinary proposal once it is based on a work in which specialized knowledge seeks the convergence and possibly the formation of a single text. At the end, suggestions for future studies are made.
id RCAP_fa8c02ddb76601c2411c03a4af4b5c55
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de MacapáEducaçãoEnsino fundamentalTemática ambientalEducação ambientalInterdisciplinaridadeEducationElementary schoolEnvironmental issuesEnvironmental educationInterdisciplinarityO presente estudo trata da Educação Ambiental e seu desenvolvimento de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental em Escola Pública de Macapá. Procura responder a questão de partida: a Educação Ambiental, trabalhada interdisciplinarmente no ensino fundamental em escola pública, pode promover a mediação entre conhecimentos e a articulação de saberes ambientais? Tem como objetivo analisar o impacto dos princípios da interdisciplinaridade na Educação Ambiental através do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, em Macapá. Especificamentenos desdobramentos dessa educação para essa modalidade de ensino, caracterizando as percepções sobre meio ambiente e identificando a prática da transversalidade na 8ª Série do ensino fundamental. Quanto à natureza das variáveis estudadas, esta pesquisa é classificada como qualitativa, pois aplica questionários estruturados, com escala de concordância de Likert e entrevista semiestruturada. A bibliografia sustenta a prática acadêmica tradicional, amplamente difundida nas instituições de ensino, caracterizada como uma simples continuação da lógica pedagógica do passar de série em cada disciplina, avaliados de forma paralela, mas não integrados ou inter-relacionados. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental é de natureza interdisciplinar e, por conseguinte, os saberes especializados, trabalhados em forma de disciplinas, tornam-se impotentes diante da complexidade das questões ambientais. Como proposta interdisciplinar pode ser aplicada no ensino fundamental, uma vez que esta se configura através de um trabalho no qual, os conhecimentos, sempre especializados, buscam a convergência e, possivelmente, a constituição de um texto único. Ao final são feitas sugestões de estudos futuros; ABSTRACT:This study is about environmental education and its development in an interdisciplinary way in elementary school at a public school in Macapá. It tries to answer the following question: Can environmental education, associated with school subjects in public elementary schools, mediate knowledge and the articulation of environmental knowledge? This work aims at analyzing the impact of the principles of interdisciplinarity in the teaching of environmental education over the Pedagogical Political Project of a public school in Macapá. It specifically analyzes the developments of this education for this type of teaching, and characterizes the perceptions of the environment and identifies the practice of mainstreaming in the 8th grade of elementary school. Regarding the nature of the variables studied, this work is classified as a qualitative research once structured questionnaires based on Likert scale and a semistructured interview were applied. The literature supports the traditional widespread academic practice of educational institutions which is characterized as a simple continuation of the pedagogical rationale. The students’ main goal is to be approved in their school exams. These tests are evaluated in a parallel but not integrated or interrelated way, though. The results showed that environmental education has an interdisciplinary nature and, therefore, the specialized knowledge, worked as school subjects, becomes powerless due to the complexity of environmental issues. The environmental education can be applied in elementary school as an interdisciplinary proposal once it is based on a work in which specialized knowledge seeks the convergence and possibly the formation of a single text. At the end, suggestions for future studies are made.Universidade de Évora2015-09-01T09:28:55Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15096http://hdl.handle.net/10174/15096porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Colares, Nelizia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:30.031348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
title A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
spellingShingle A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
Colares, Nelizia Pereira
Educação
Ensino fundamental
Temática ambiental
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Education
Elementary school
Environmental issues
Environmental education
Interdisciplinarity
title_short A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
title_full A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
title_fullStr A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
title_full_unstemmed A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
title_sort A educação ambiental e a interdisciplinaridade para o ensino fundamental em escola pública de Macapá
author Colares, Nelizia Pereira
author_facet Colares, Nelizia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Nelizia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Temática ambiental
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Education
Elementary school
Environmental issues
Environmental education
Interdisciplinarity
topic Educação
Ensino fundamental
Temática ambiental
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Education
Elementary school
Environmental issues
Environmental education
Interdisciplinarity
description O presente estudo trata da Educação Ambiental e seu desenvolvimento de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental em Escola Pública de Macapá. Procura responder a questão de partida: a Educação Ambiental, trabalhada interdisciplinarmente no ensino fundamental em escola pública, pode promover a mediação entre conhecimentos e a articulação de saberes ambientais? Tem como objetivo analisar o impacto dos princípios da interdisciplinaridade na Educação Ambiental através do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, em Macapá. Especificamentenos desdobramentos dessa educação para essa modalidade de ensino, caracterizando as percepções sobre meio ambiente e identificando a prática da transversalidade na 8ª Série do ensino fundamental. Quanto à natureza das variáveis estudadas, esta pesquisa é classificada como qualitativa, pois aplica questionários estruturados, com escala de concordância de Likert e entrevista semiestruturada. A bibliografia sustenta a prática acadêmica tradicional, amplamente difundida nas instituições de ensino, caracterizada como uma simples continuação da lógica pedagógica do passar de série em cada disciplina, avaliados de forma paralela, mas não integrados ou inter-relacionados. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental é de natureza interdisciplinar e, por conseguinte, os saberes especializados, trabalhados em forma de disciplinas, tornam-se impotentes diante da complexidade das questões ambientais. Como proposta interdisciplinar pode ser aplicada no ensino fundamental, uma vez que esta se configura através de um trabalho no qual, os conhecimentos, sempre especializados, buscam a convergência e, possivelmente, a constituição de um texto único. Ao final são feitas sugestões de estudos futuros; ABSTRACT:This study is about environmental education and its development in an interdisciplinary way in elementary school at a public school in Macapá. It tries to answer the following question: Can environmental education, associated with school subjects in public elementary schools, mediate knowledge and the articulation of environmental knowledge? This work aims at analyzing the impact of the principles of interdisciplinarity in the teaching of environmental education over the Pedagogical Political Project of a public school in Macapá. It specifically analyzes the developments of this education for this type of teaching, and characterizes the perceptions of the environment and identifies the practice of mainstreaming in the 8th grade of elementary school. Regarding the nature of the variables studied, this work is classified as a qualitative research once structured questionnaires based on Likert scale and a semistructured interview were applied. The literature supports the traditional widespread academic practice of educational institutions which is characterized as a simple continuation of the pedagogical rationale. The students’ main goal is to be approved in their school exams. These tests are evaluated in a parallel but not integrated or interrelated way, though. The results showed that environmental education has an interdisciplinary nature and, therefore, the specialized knowledge, worked as school subjects, becomes powerless due to the complexity of environmental issues. The environmental education can be applied in elementary school as an interdisciplinary proposal once it is based on a work in which specialized knowledge seeks the convergence and possibly the formation of a single text. At the end, suggestions for future studies are made.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:28:55Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15096
http://hdl.handle.net/10174/15096
url http://hdl.handle.net/10174/15096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136559584247808