A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Mariana Simões Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-29102014-143246/
Resumo: Esta pesquisa investiga a forma como as relações familiares, escolares e entre pares influenciam o ingresso de adolescentes no ensino técnico integrado ao ensino médio e como se articulam às aspirações e expectativas de pais e filhos quanto a essa modalidade de escolarização dentro do contexto social no qual estão inseridos. Além disso, este trabalho examina o significado e a importância do trabalho dos adolescentes, seus projetos escolares e profissionais para o futuro e como vínculos com determinadas religiões articulam-se com o processo de escolarização. Para tanto foram entrevistados, a partir de roteiro semi-estruturado, 10 adolescentes, entre 17 e 18 anos, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, matriculados na quarta série do curso de automação industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus de Sertãozinho, único instituto federal na região administrativa do município de Ribeirão Preto. A partir de análise das entrevistas, gravadas e transcritas, nota-se que os pais exercem influência nas escolhas dos filhos, principalmente em seu apoio ao processo de escolarização e na importância que atribuem ao trabalho futuro da prole. Ao lado da família, a escola, professores, funcionários e os pares também exercem influência na trajetória escolar dos adolescentes e em sua escolha pelo Instituto Federal, escola considerada de prestígio e de qualidade e que oferece não apenas educação geral, mas também técnica. As entrevistas foram classificadas em dois eixos temáticos: família e escola, trabalho e expectativas, e os dados foram analisados utilizando-se referenciais teóricos da sociologia da educação para se avaliar como a realidade socioeconômica das famílias, ao lado de outros fatores, influencia o processo de escolha das instituições escolares e como os filhos podem incorporar e reformular as orientações parentais.
id USP_c4af3005c640ece48b6c116ef24a88a8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29102014-143246
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnicoThe importance of family, school and pairs in the selection process of the technical high school.ensino técnico.FamíliaFamilyprocesso de escolarizaçãoschooling processtechnical education.Esta pesquisa investiga a forma como as relações familiares, escolares e entre pares influenciam o ingresso de adolescentes no ensino técnico integrado ao ensino médio e como se articulam às aspirações e expectativas de pais e filhos quanto a essa modalidade de escolarização dentro do contexto social no qual estão inseridos. Além disso, este trabalho examina o significado e a importância do trabalho dos adolescentes, seus projetos escolares e profissionais para o futuro e como vínculos com determinadas religiões articulam-se com o processo de escolarização. Para tanto foram entrevistados, a partir de roteiro semi-estruturado, 10 adolescentes, entre 17 e 18 anos, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, matriculados na quarta série do curso de automação industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus de Sertãozinho, único instituto federal na região administrativa do município de Ribeirão Preto. A partir de análise das entrevistas, gravadas e transcritas, nota-se que os pais exercem influência nas escolhas dos filhos, principalmente em seu apoio ao processo de escolarização e na importância que atribuem ao trabalho futuro da prole. Ao lado da família, a escola, professores, funcionários e os pares também exercem influência na trajetória escolar dos adolescentes e em sua escolha pelo Instituto Federal, escola considerada de prestígio e de qualidade e que oferece não apenas educação geral, mas também técnica. As entrevistas foram classificadas em dois eixos temáticos: família e escola, trabalho e expectativas, e os dados foram analisados utilizando-se referenciais teóricos da sociologia da educação para se avaliar como a realidade socioeconômica das famílias, ao lado de outros fatores, influencia o processo de escolha das instituições escolares e como os filhos podem incorporar e reformular as orientações parentais.This research aims to investigate how familiar, scholar and pair relationships influence the entry of adolescents in integrated technical education to high school and how it is articulated with the aspirations and expectations of parents and children, regarding this type of schooling, within the social context in which they live. In addition, this paper examines the significance and importance of the adolescents\' work, their scholar and professionals projects for the future and how links with certain religions are articulated with the educational process. Therefore, were interviewed, using a semi-structured guide, 10 teenagers between 17 and 18 years old, five males and five females, enrolled in fourth grade of industrial automation course at the Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Sertãozinho, the only federal institution in the administrative region of Ribeirão Preto. From the analysis of interviews that were taped and transcribed, is noted that parents have an important influence on the children\'s choices, especially on the support of the educational process and the importance they assign to their children future work. Aside to the family, the school, teachers, staff and pairs also exert influence on teenagers\' school performance and their choice for the Federal Institute, a school considered prestigious and with quality, offering not only general education but also technical. The interviews were classified into two main themes: family and school, work and expectations, and data were analyzed using theoretical frameworks of sociology of education to assess how the economic reality of families, alongside other factors, influences the process of choosing the educational institution and how the children can incorporate and rework parental guidance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomanelli, GeraldoCintra, Mariana Simões Ferreira2014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-29102014-143246/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-29102014-143246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
The importance of family, school and pairs in the selection process of the technical high school.
title A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
spellingShingle A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
Cintra, Mariana Simões Ferreira
ensino técnico.
Família
Family
processo de escolarização
schooling process
technical education.
title_short A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
title_full A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
title_fullStr A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
title_full_unstemmed A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
title_sort A importância da família, escola e pares no processo de escolha pelo ensino médio técnico
author Cintra, Mariana Simões Ferreira
author_facet Cintra, Mariana Simões Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romanelli, Geraldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Mariana Simões Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv ensino técnico.
Família
Family
processo de escolarização
schooling process
technical education.
topic ensino técnico.
Família
Family
processo de escolarização
schooling process
technical education.
description Esta pesquisa investiga a forma como as relações familiares, escolares e entre pares influenciam o ingresso de adolescentes no ensino técnico integrado ao ensino médio e como se articulam às aspirações e expectativas de pais e filhos quanto a essa modalidade de escolarização dentro do contexto social no qual estão inseridos. Além disso, este trabalho examina o significado e a importância do trabalho dos adolescentes, seus projetos escolares e profissionais para o futuro e como vínculos com determinadas religiões articulam-se com o processo de escolarização. Para tanto foram entrevistados, a partir de roteiro semi-estruturado, 10 adolescentes, entre 17 e 18 anos, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, matriculados na quarta série do curso de automação industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus de Sertãozinho, único instituto federal na região administrativa do município de Ribeirão Preto. A partir de análise das entrevistas, gravadas e transcritas, nota-se que os pais exercem influência nas escolhas dos filhos, principalmente em seu apoio ao processo de escolarização e na importância que atribuem ao trabalho futuro da prole. Ao lado da família, a escola, professores, funcionários e os pares também exercem influência na trajetória escolar dos adolescentes e em sua escolha pelo Instituto Federal, escola considerada de prestígio e de qualidade e que oferece não apenas educação geral, mas também técnica. As entrevistas foram classificadas em dois eixos temáticos: família e escola, trabalho e expectativas, e os dados foram analisados utilizando-se referenciais teóricos da sociologia da educação para se avaliar como a realidade socioeconômica das famílias, ao lado de outros fatores, influencia o processo de escolha das instituições escolares e como os filhos podem incorporar e reformular as orientações parentais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-29102014-143246/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-29102014-143246/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257488657743872