Alunos do ensino técnico: escola e família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Bárbara Alves da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27042020-101713/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a atuação e importância da família na escolha dos filhos de ambos os sexos pelo ensino técnico integrado ao ensino médio, como ocorre o processo seletivo para o ingresso nessa modalidade de ensino, a inserção futura no mercado de trabalho e/ou a continuidade do processo de escolarização mediante o acesso ao ensino superior. Os dados foram coletados através de levantamento junto à escola dos alunos que ingressaram nos anos de 2016 a 2018, de entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, conforme roteiro semi-estruturado com dez alunos, cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino, matriculados no terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Administração (ETIM) da Escola Ângelo Cavalheiro situada na cidade de Serrana-SP, integrantes de famílias cujos pais tenham renda de até três salários mínimos. Também foram entrevistados o atual diretor e ex-diretores e coordenadores pedagógicos da escola e familiares do fundador desse estabelecimento de ensino. Os referenciais empíricos coletados foram analisados de acordo com referenciais da sociologia da educação e da antropologia. O presente trabalho abordou o tripé: família, escola e aluno. Foi possível concluir que a família exerce influência nas escolhas dos alunos e compreender fatores que possibilitam a longevidade escolar e a forma como o discente lida com os conflitos surgidos neste contexto e o ingresso de alguns alunos no ensino superior.
id USP_8689e592906046919b04a85e16e62f9f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27042020-101713
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Alunos do ensino técnico: escola e famíliaTechnical education students: school and familyEnsino técnicoEscolaFamíliaFamilyProcesso de escolarizaçãoSchoolSchooling processTechnical educationEsta pesquisa teve como objetivo investigar a atuação e importância da família na escolha dos filhos de ambos os sexos pelo ensino técnico integrado ao ensino médio, como ocorre o processo seletivo para o ingresso nessa modalidade de ensino, a inserção futura no mercado de trabalho e/ou a continuidade do processo de escolarização mediante o acesso ao ensino superior. Os dados foram coletados através de levantamento junto à escola dos alunos que ingressaram nos anos de 2016 a 2018, de entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, conforme roteiro semi-estruturado com dez alunos, cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino, matriculados no terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Administração (ETIM) da Escola Ângelo Cavalheiro situada na cidade de Serrana-SP, integrantes de famílias cujos pais tenham renda de até três salários mínimos. Também foram entrevistados o atual diretor e ex-diretores e coordenadores pedagógicos da escola e familiares do fundador desse estabelecimento de ensino. Os referenciais empíricos coletados foram analisados de acordo com referenciais da sociologia da educação e da antropologia. O presente trabalho abordou o tripé: família, escola e aluno. Foi possível concluir que a família exerce influência nas escolhas dos alunos e compreender fatores que possibilitam a longevidade escolar e a forma como o discente lida com os conflitos surgidos neste contexto e o ingresso de alguns alunos no ensino superior.This research aimed to investigate the role and importance of the family in the choice of children of both sexes by technical education integrated to high school, as occurs the selective process for entering this type of education, the future insertion in the labor market and / or the continuity of the schooling process through access to higher education. Data were collected through a survey at the school of students who entered from 2016 to 2018, interviews recorded and transcribed in full, according to a semi-structured script with ten students, five female and five male, enrolled in the third year of the technical course integrated with the high school in Administration (ETIM) of the Ângelo Cavalheiro School located in the city of Serrana-SP, members of families whose parents have income of up to three minimum wages. Also interviewed were the current principal and former principals and pedagogical coordinators of the school and family members of the founder of this school. The collected empirical references were analyzed according to references from the sociology of education and anthropology. The present work addressed the tripod: family, school and student. It was possible to conclude that the family influences students\' choices and understand factors that enable school longevity and the way students deal with conflicts that arise in this context and the entrance of some students in higher education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomanelli, GeraldoFranco, Bárbara Alves da Rocha2020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27042020-101713/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-20T21:19:01Zoai:teses.usp.br:tde-27042020-101713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-20T21:19:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos do ensino técnico: escola e família
Technical education students: school and family
title Alunos do ensino técnico: escola e família
spellingShingle Alunos do ensino técnico: escola e família
Franco, Bárbara Alves da Rocha
Ensino técnico
Escola
Família
Family
Processo de escolarização
School
Schooling process
Technical education
title_short Alunos do ensino técnico: escola e família
title_full Alunos do ensino técnico: escola e família
title_fullStr Alunos do ensino técnico: escola e família
title_full_unstemmed Alunos do ensino técnico: escola e família
title_sort Alunos do ensino técnico: escola e família
author Franco, Bárbara Alves da Rocha
author_facet Franco, Bárbara Alves da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romanelli, Geraldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Bárbara Alves da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Escola
Família
Family
Processo de escolarização
School
Schooling process
Technical education
topic Ensino técnico
Escola
Família
Family
Processo de escolarização
School
Schooling process
Technical education
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar a atuação e importância da família na escolha dos filhos de ambos os sexos pelo ensino técnico integrado ao ensino médio, como ocorre o processo seletivo para o ingresso nessa modalidade de ensino, a inserção futura no mercado de trabalho e/ou a continuidade do processo de escolarização mediante o acesso ao ensino superior. Os dados foram coletados através de levantamento junto à escola dos alunos que ingressaram nos anos de 2016 a 2018, de entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, conforme roteiro semi-estruturado com dez alunos, cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino, matriculados no terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Administração (ETIM) da Escola Ângelo Cavalheiro situada na cidade de Serrana-SP, integrantes de famílias cujos pais tenham renda de até três salários mínimos. Também foram entrevistados o atual diretor e ex-diretores e coordenadores pedagógicos da escola e familiares do fundador desse estabelecimento de ensino. Os referenciais empíricos coletados foram analisados de acordo com referenciais da sociologia da educação e da antropologia. O presente trabalho abordou o tripé: família, escola e aluno. Foi possível concluir que a família exerce influência nas escolhas dos alunos e compreender fatores que possibilitam a longevidade escolar e a forma como o discente lida com os conflitos surgidos neste contexto e o ingresso de alguns alunos no ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27042020-101713/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27042020-101713/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257408453214208