A adoção de uma nova tecnologia no desenvolvimento de novos produtos e processos: o caso da tecnologia de realidade virtual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06122021-111129/ |
Resumo: | É consenso geral que o nível de competitividade no mercado está cada vez mais acirrado, que os produtos ofertados são a cada dia mais parecidos entre si, que o consumidor está mais consciente de seus direitos e que as empresas buscam alternativas para tomarem-se mais competitivas em todos os aspectos por meio de fusões, acordos, transferência tecnológica e outros. Nesse mercado, verdadeiramente implacável, a competitividade, que antes era vista como parâmetro de produtividade, passou agora a ser considerada em todas as fases do fluxo industrial e comercial de um produto. Também é de conhecimento geral que a incessante evolução tecnológica associada a esse crescimento competitivo tem provocado uma redução no ciclo de vida dos produtos, obrigando as empresas a atualizarem seus respectivos portfólios com maior frequência, e a adotarem estratégias competitivas mais ousadas a cada dia. Novas ferramentas que visam ganhar tempo de desenvolvimento, reduzir custos e investimentos, enfim, incrementar a eficácia de um projeto, estão sendo aplicadas com mais intensidade. É justamente sobre a adoção de uma dessas tecnologias que este trabalho irá tratar. Uma das mais recentes ferramentas que está sendo difundida e adotada por empresas de ponta é a tecnologia de realidade virtual, que, integrada ao processo de desenvolvimento de produtos promete, ser uma influência ímpar e poderosa na performance de novos projetos, podendo contribuir de forma intensa nas varias fases do fluxo de desenvolvimento de produtos. O objetivo central deste estudo é apresentar, por meio de um estudo de caso em uma empresa de alta tecnologia e valor agregado do mercado brasileiro e que já adotou esta ferramenta há mais de dois anos, quais foram os impactos da adoção da realidade virtual (RV) na performance do desenvolvimento de novos produtos, quais os potenciais de utilização dessa tecnologia e como ela pode influenciar o processo de gerenciamento de projetos de uma maneira geral |
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A adoção de uma nova tecnologia no desenvolvimento de novos produtos e processos: o caso da tecnologia de realidade virtualThe adoption of a new technology in the development of new products and processes: the case of virtual reality technologyGestão de projetosNew productsProdutos novosProject managementRealidade VirtualVirtual realityÉ consenso geral que o nível de competitividade no mercado está cada vez mais acirrado, que os produtos ofertados são a cada dia mais parecidos entre si, que o consumidor está mais consciente de seus direitos e que as empresas buscam alternativas para tomarem-se mais competitivas em todos os aspectos por meio de fusões, acordos, transferência tecnológica e outros. Nesse mercado, verdadeiramente implacável, a competitividade, que antes era vista como parâmetro de produtividade, passou agora a ser considerada em todas as fases do fluxo industrial e comercial de um produto. Também é de conhecimento geral que a incessante evolução tecnológica associada a esse crescimento competitivo tem provocado uma redução no ciclo de vida dos produtos, obrigando as empresas a atualizarem seus respectivos portfólios com maior frequência, e a adotarem estratégias competitivas mais ousadas a cada dia. Novas ferramentas que visam ganhar tempo de desenvolvimento, reduzir custos e investimentos, enfim, incrementar a eficácia de um projeto, estão sendo aplicadas com mais intensidade. É justamente sobre a adoção de uma dessas tecnologias que este trabalho irá tratar. Uma das mais recentes ferramentas que está sendo difundida e adotada por empresas de ponta é a tecnologia de realidade virtual, que, integrada ao processo de desenvolvimento de produtos promete, ser uma influência ímpar e poderosa na performance de novos projetos, podendo contribuir de forma intensa nas varias fases do fluxo de desenvolvimento de produtos. O objetivo central deste estudo é apresentar, por meio de um estudo de caso em uma empresa de alta tecnologia e valor agregado do mercado brasileiro e que já adotou esta ferramenta há mais de dois anos, quais foram os impactos da adoção da realidade virtual (RV) na performance do desenvolvimento de novos produtos, quais os potenciais de utilização dessa tecnologia e como ela pode influenciar o processo de gerenciamento de projetos de uma maneira geralIt is well known that market competitiveness is getting harder and harder, that goods are becoming more similar among themselves and that customers are aware of their rights. Also, industries search altematives to face this competitiveness, like joint ventures, agreements, know how exchange, etc. For the current demanding marketing, competitiveness, formerly considercd as productivity Standard, now is taken into consideration in every step of a product industrial and commercial flow. The steady technological evolution associated to the competitiveness growing up have shortened the product life time in the market, leading manufacturers to update portfolios more often as well as to adopt daring strategies. New tooling have been used more intensively to reduce the project time development, to cut off costs and investment expenditures in order to improve the project efficiency. This asset aims to discuss the adoption of one of those technical strategies: The ultimate tool widely spread all over top manufacturers is the virtual reality technology, which, associated to the product development process seems to be a unique and powerfull influence on the new projects performance, also being able to contribute intensively on the various steps of the product development flow. The main purpose of this research is to show through a study case in a brazilian high tech and valor agregado company, which has already applied this tool for more than two years, what are the impacts of the virtual reality adoption (VR) in the performance of the new product development, what are the technology usage potentials and how they can influence in the project management processBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSbragia, RobertoSilva, Carlos Fernandes da2004-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06122021-111129/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-06T13:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-06122021-111129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-06T13:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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