Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brinkmann, Roger Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-18052021-112137/
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar, comparar e analisar as estratégias de comunicação das entidades esportivas CONMEBOL e UEFA durante as competições Copa Libertadores e Champions League. A questão de pesquisa que norteou este trabalho foi \"Quais são as diferenças e semelhanças nas estratégias de comunicação da CONMEBOL e UEFA, quanto aos produtos Copa Libertadores e Liga dos Campeões?\". O problema de pesquisa está relacionado com a discrepância na gestão das entidades esportivas entre o futebol sul-americano e europeu, que está aumentando a cada ano. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais importantes para uma boa gestão, fato que o futebol europeu já percebeu há muito tempo. Para a análise das estratégias de comunicação das entidades, a base teórica do modelo de comunicação organizacional integrada da professora Margarida Kunsch serviu como referência e o método utilizado foi o estudo de caso. Com base nos resultados dos sites das entidades, vemos que a CONMEBOL tem uma estratégia de mudança da sua imagem corporativa desde 2016, enquanto a UEFA possui uma estratégia com foco na comunicação dos seus valores, principalmente o respeito. Em relação as páginas oficiais do Facebook, é possível perceber que a UEFA possui uma estratégia de comunicação mais direcionada, com menos publicações diárias, mas com muitas postagens patrocinadas pelos seus parceiros, enquanto a CONMEBOL possui uma estratégia com muitas publicações diárias, embora com menos postagens patrocinadas. Também existe uma ligação clara entre o site da UEFA e a página do Facebook, fato que não é tão perceptível entre o site da CONMEBOL e a página do Facebook
id USP_c4c31299d25f1d2c189f35b96ce396f3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18052021-112137
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions LeagueDigital communication strategies of products in sports entities: the cases CONMEBOL-Libertadores and UEFA-Champions LeagueComunicação organizacionalEntidades esportivasFootballFutebolGestão do esporteOrganizational communicationSports EntitiesSports managementEssa pesquisa teve como objetivo principal identificar, comparar e analisar as estratégias de comunicação das entidades esportivas CONMEBOL e UEFA durante as competições Copa Libertadores e Champions League. A questão de pesquisa que norteou este trabalho foi \"Quais são as diferenças e semelhanças nas estratégias de comunicação da CONMEBOL e UEFA, quanto aos produtos Copa Libertadores e Liga dos Campeões?\". O problema de pesquisa está relacionado com a discrepância na gestão das entidades esportivas entre o futebol sul-americano e europeu, que está aumentando a cada ano. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais importantes para uma boa gestão, fato que o futebol europeu já percebeu há muito tempo. Para a análise das estratégias de comunicação das entidades, a base teórica do modelo de comunicação organizacional integrada da professora Margarida Kunsch serviu como referência e o método utilizado foi o estudo de caso. Com base nos resultados dos sites das entidades, vemos que a CONMEBOL tem uma estratégia de mudança da sua imagem corporativa desde 2016, enquanto a UEFA possui uma estratégia com foco na comunicação dos seus valores, principalmente o respeito. Em relação as páginas oficiais do Facebook, é possível perceber que a UEFA possui uma estratégia de comunicação mais direcionada, com menos publicações diárias, mas com muitas postagens patrocinadas pelos seus parceiros, enquanto a CONMEBOL possui uma estratégia com muitas publicações diárias, embora com menos postagens patrocinadas. Também existe uma ligação clara entre o site da UEFA e a página do Facebook, fato que não é tão perceptível entre o site da CONMEBOL e a página do FacebookThis research had as main objective to identify, compare and analyze the communication strategies of the sports entities CONMEBOL and UEFA during the Copa Libertadores and Champions League competitions. The research question was \"What are the differences and similarities in the communication strategies of CONMEBOL and UEFA, regarding of the products the Copa Libertadores and Champions League?\". The research problem is related to the discrepancy in the management of sports entities between South American and European football, which is increasing every year. Organizational communication is one of the most important tools for good management, a fact that European football has noticed for a long time. For the analysis of the communication strategies of the entities, the theoretical basis used was the integrated organizational communication model of Professor Margarida Kunsch and the method used was the case study. Based on the results of the entities\' websites, it is possible to see that CONMEBOL has had a strategy to change its corporate image since 2016, while UEFA has a strategy focused on communicating values, especially respect. Regarding the official Facebook pages, it is possible to see that UEFA has a more targeted communication strategy, with fewer daily publications, but with many posts sponsored by its partners, while CONMEBOL has a strategy with many publications, but with fewer sponsored posts. There is also a clear link between the UEFA website and the Facebook page, a fact that is not so noticeable between the CONMEBOL website and the Facebook pageBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocco Junior, Ary JoseBrinkmann, Roger Luiz2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-18052021-112137/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-03T15:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-18052021-112137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-03T15:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
Digital communication strategies of products in sports entities: the cases CONMEBOL-Libertadores and UEFA-Champions League
title Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
spellingShingle Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
Brinkmann, Roger Luiz
Comunicação organizacional
Entidades esportivas
Football
Futebol
Gestão do esporte
Organizational communication
Sports Entities
Sports management
title_short Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
title_full Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
title_fullStr Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
title_sort Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
author Brinkmann, Roger Luiz
author_facet Brinkmann, Roger Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocco Junior, Ary Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Brinkmann, Roger Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Entidades esportivas
Football
Futebol
Gestão do esporte
Organizational communication
Sports Entities
Sports management
topic Comunicação organizacional
Entidades esportivas
Football
Futebol
Gestão do esporte
Organizational communication
Sports Entities
Sports management
description Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar, comparar e analisar as estratégias de comunicação das entidades esportivas CONMEBOL e UEFA durante as competições Copa Libertadores e Champions League. A questão de pesquisa que norteou este trabalho foi \"Quais são as diferenças e semelhanças nas estratégias de comunicação da CONMEBOL e UEFA, quanto aos produtos Copa Libertadores e Liga dos Campeões?\". O problema de pesquisa está relacionado com a discrepância na gestão das entidades esportivas entre o futebol sul-americano e europeu, que está aumentando a cada ano. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais importantes para uma boa gestão, fato que o futebol europeu já percebeu há muito tempo. Para a análise das estratégias de comunicação das entidades, a base teórica do modelo de comunicação organizacional integrada da professora Margarida Kunsch serviu como referência e o método utilizado foi o estudo de caso. Com base nos resultados dos sites das entidades, vemos que a CONMEBOL tem uma estratégia de mudança da sua imagem corporativa desde 2016, enquanto a UEFA possui uma estratégia com foco na comunicação dos seus valores, principalmente o respeito. Em relação as páginas oficiais do Facebook, é possível perceber que a UEFA possui uma estratégia de comunicação mais direcionada, com menos publicações diárias, mas com muitas postagens patrocinadas pelos seus parceiros, enquanto a CONMEBOL possui uma estratégia com muitas publicações diárias, embora com menos postagens patrocinadas. Também existe uma ligação clara entre o site da UEFA e a página do Facebook, fato que não é tão perceptível entre o site da CONMEBOL e a página do Facebook
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-18052021-112137/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-18052021-112137/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257099719933952