BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-23082013-110650/ |
Resumo: | A presente pesquisa investiga o conceito de modelo de ação, um dos elementos que configuram a proposta de Bertolt Brecht para o exercício com suas peças didáticas. Para isso, em um primeiro capítulo, são contextualizados os aspectos que fundamentam essa proposta por meio de uma análise da situação em que tais ideias foram elaboradas. No capítulo seguinte, analisa-se com maior detalhamento as considerações do dramaturgo alemão referentes ao conceito de modelo de ação. Ainda neste capítulo, um experimento denominado Sete vezes Sr. Schmitt é abordado como possibilidade na prática com a peça didática. Por fim, no terceiro capítulo, descreve-se e examina-se os procedimentos artísticos e a encenação intitulada BadenBaden, tanto nos âmbitos das premissas que embasaram esse trabalho quanto nas repercussões desse processo para os artistas envolvidos. Dessa forma, especula-se acerca dos vínculos entre a proposta brechtiana das peças didáticas e a prática de encenação contemporânea, no campo da Pedagogia do Teatro. |
id |
USP_c4c8a99a40c1a309d9fea165bbf82001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23082013-110650 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt BrechtBadenBaden. Action model and staging process with Bertolt Brecht\'s Learning Plays.Action ModelBertolt BrechtBertolt BrechtEncenaçãoLearning PlaysModelo de açãoPeça DidáticaPedagogia do TeatroStagingTheater PedagogyA presente pesquisa investiga o conceito de modelo de ação, um dos elementos que configuram a proposta de Bertolt Brecht para o exercício com suas peças didáticas. Para isso, em um primeiro capítulo, são contextualizados os aspectos que fundamentam essa proposta por meio de uma análise da situação em que tais ideias foram elaboradas. No capítulo seguinte, analisa-se com maior detalhamento as considerações do dramaturgo alemão referentes ao conceito de modelo de ação. Ainda neste capítulo, um experimento denominado Sete vezes Sr. Schmitt é abordado como possibilidade na prática com a peça didática. Por fim, no terceiro capítulo, descreve-se e examina-se os procedimentos artísticos e a encenação intitulada BadenBaden, tanto nos âmbitos das premissas que embasaram esse trabalho quanto nas repercussões desse processo para os artistas envolvidos. Dessa forma, especula-se acerca dos vínculos entre a proposta brechtiana das peças didáticas e a prática de encenação contemporânea, no campo da Pedagogia do Teatro.The current research aims at investigating the concept of action model, one of the elements that constitutes Bertolt Brecht\'s proposal for the exercise with his own learning plays. In the first chapter, the founding aspects of his proposal are contextualized through an analysis of the context in which those ideas were conceived. The next chapter analyzes with more specific details the German dramaturge\'s considerations referring to the concept of action model; in the same chapter, the experiment called \"Seven times Mr. Schmitt\" is described as a possibility in the practice with the learning play. Finally, in the third chapter, the artistic procedures are described and analyzed, and the staging entitled BadenBaden, both in the premises that justify this research, as well as the repercussion of this process for the artists involved. Thus, the connections between Brecht\'s proposal for the learning plays and the contemporary staging practice are evaluated, in the context of the Theater Pedagogy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKoudela, Ingrid DormienConcilio, Vicente2013-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-23082013-110650/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-23082013-110650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht BadenBaden. Action model and staging process with Bertolt Brecht\'s Learning Plays. |
title |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht |
spellingShingle |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht Concilio, Vicente Action Model Bertolt Brecht Bertolt Brecht Encenação Learning Plays Modelo de ação Peça Didática Pedagogia do Teatro Staging Theater Pedagogy |
title_short |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht |
title_full |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht |
title_fullStr |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht |
title_full_unstemmed |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht |
title_sort |
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht |
author |
Concilio, Vicente |
author_facet |
Concilio, Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koudela, Ingrid Dormien |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Concilio, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Action Model Bertolt Brecht Bertolt Brecht Encenação Learning Plays Modelo de ação Peça Didática Pedagogia do Teatro Staging Theater Pedagogy |
topic |
Action Model Bertolt Brecht Bertolt Brecht Encenação Learning Plays Modelo de ação Peça Didática Pedagogia do Teatro Staging Theater Pedagogy |
description |
A presente pesquisa investiga o conceito de modelo de ação, um dos elementos que configuram a proposta de Bertolt Brecht para o exercício com suas peças didáticas. Para isso, em um primeiro capítulo, são contextualizados os aspectos que fundamentam essa proposta por meio de uma análise da situação em que tais ideias foram elaboradas. No capítulo seguinte, analisa-se com maior detalhamento as considerações do dramaturgo alemão referentes ao conceito de modelo de ação. Ainda neste capítulo, um experimento denominado Sete vezes Sr. Schmitt é abordado como possibilidade na prática com a peça didática. Por fim, no terceiro capítulo, descreve-se e examina-se os procedimentos artísticos e a encenação intitulada BadenBaden, tanto nos âmbitos das premissas que embasaram esse trabalho quanto nas repercussões desse processo para os artistas envolvidos. Dessa forma, especula-se acerca dos vínculos entre a proposta brechtiana das peças didáticas e a prática de encenação contemporânea, no campo da Pedagogia do Teatro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-23082013-110650/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-23082013-110650/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257368923996160 |