Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curado, Gustavo Idelbrando
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/
Resumo: Esta tese de doutorado versa sobre as perspectivas históricas, políticas e artísticopedagógicas em Teatro Documentário, bem como situa algumas distintas maneiras de fazer esta proposta estética e parte de referências internacionais e nacionais e paulistanas, como o exemplo da Cia. Teatro Documentário em São Paulo, a qual o autor desta tese integra como ator-documentarista há dez anos. Este trabalho buscou compreender os tantos cantos e significados da palavra experiência para assim refletir: o que seria construir aulas de Teatro Documentário que se propusessem a ser experiência e que gerassem consciência significativa aos envolvidos? O estudo pensa, reflete e propõe uma educação básica a partir do conceito de experiência. Para tanto, foi necessária a construção de um novo currículo na área das Artes na unidade escolar pesquisada com a articulação do projeto CAI - Centro de Artes Integradas, o qual unificou as múltiplas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema e arquitetou novas práticas pedagógicas. A pesquisa também investigou e analisou o percurso artístico-pedagógico de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II que foi exposto, especificamente, ao ensino de Teatro Documentário. A narrativa é contada pelo artista-docente-pesquisador e pelos estudantes por meio de protocolos de aulas, os quais revelam novas possibilidades de se pensar, sentir e fazer escola e arte partindo dos fundamentos da chamada Pedagogia da Participação.
id USP_c4f091d8076055f18708696738edff02
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01032021-160102
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básicaDocumentary Theater: songs of experience, artistic action in praxis in basic educationArtes integradasCurrículo em arteCurriculum in artDocumentary theaterEnsino de teatroExperienceExperiênciaIntegrated artsPedagogia da participaçãoPedagogia do teatroPedagogy of participationProtocolProtocoloTeatro do realTeatro documentárioTheater of the realTheater pedagogyTheater teachingEsta tese de doutorado versa sobre as perspectivas históricas, políticas e artísticopedagógicas em Teatro Documentário, bem como situa algumas distintas maneiras de fazer esta proposta estética e parte de referências internacionais e nacionais e paulistanas, como o exemplo da Cia. Teatro Documentário em São Paulo, a qual o autor desta tese integra como ator-documentarista há dez anos. Este trabalho buscou compreender os tantos cantos e significados da palavra experiência para assim refletir: o que seria construir aulas de Teatro Documentário que se propusessem a ser experiência e que gerassem consciência significativa aos envolvidos? O estudo pensa, reflete e propõe uma educação básica a partir do conceito de experiência. Para tanto, foi necessária a construção de um novo currículo na área das Artes na unidade escolar pesquisada com a articulação do projeto CAI - Centro de Artes Integradas, o qual unificou as múltiplas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema e arquitetou novas práticas pedagógicas. A pesquisa também investigou e analisou o percurso artístico-pedagógico de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II que foi exposto, especificamente, ao ensino de Teatro Documentário. A narrativa é contada pelo artista-docente-pesquisador e pelos estudantes por meio de protocolos de aulas, os quais revelam novas possibilidades de se pensar, sentir e fazer escola e arte partindo dos fundamentos da chamada Pedagogia da Participação.This doctoral thesis deals with the historical, political and artistic-pedagogical perspectives in Documentary Theater, as well as situates some different ways of making this aesthetic proposal, starting from international and national references, such as Cia. Teatro Documentário in São Paulo, where the author of this thesis has been a documentary actor for ten years. This work sought to understand the many corners and meanings of the word experience in order to reflect: what would it be like to build classes about Documentary Theater that were set out to be an experience and to generate a meaningful counsciousness to those involved. The study thinks, reflects and proposes a primary education based on the concept of experience. To achieve that, it was necessary to build a new curriculum in the Arts department in the school researched with the joint project: CAI - Center for Integrated Arts, which unified the multiple artistic languages (Visual Arts, Dance, Music, Theater and Cinema) and architected new pedagogical practices. The research also investigated and analyzed the artistic-pedagogical trajectory of a group of Elementary School students who were exposed, specifically, to teaching Documentary Theater. The narrative is told by the artist-teacher-researcher and the students through class protocols, which reveal new possibilities for thinking, feeling and doing school and art based on the foundations of the so-called Pedagogy of Participation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinazza, Monica AppezzatoCurado, Gustavo Idelbrando2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-02T22:16:01Zoai:teses.usp.br:tde-01032021-160102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-02T22:16:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
Documentary Theater: songs of experience, artistic action in praxis in basic education
title Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
spellingShingle Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
Curado, Gustavo Idelbrando
Artes integradas
Currículo em arte
Curriculum in art
Documentary theater
Ensino de teatro
Experience
Experiência
Integrated arts
Pedagogia da participação
Pedagogia do teatro
Pedagogy of participation
Protocol
Protocolo
Teatro do real
Teatro documentário
Theater of the real
Theater pedagogy
Theater teaching
title_short Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
title_full Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
title_fullStr Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
title_full_unstemmed Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
title_sort Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
author Curado, Gustavo Idelbrando
author_facet Curado, Gustavo Idelbrando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinazza, Monica Appezzato
dc.contributor.author.fl_str_mv Curado, Gustavo Idelbrando
dc.subject.por.fl_str_mv Artes integradas
Currículo em arte
Curriculum in art
Documentary theater
Ensino de teatro
Experience
Experiência
Integrated arts
Pedagogia da participação
Pedagogia do teatro
Pedagogy of participation
Protocol
Protocolo
Teatro do real
Teatro documentário
Theater of the real
Theater pedagogy
Theater teaching
topic Artes integradas
Currículo em arte
Curriculum in art
Documentary theater
Ensino de teatro
Experience
Experiência
Integrated arts
Pedagogia da participação
Pedagogia do teatro
Pedagogy of participation
Protocol
Protocolo
Teatro do real
Teatro documentário
Theater of the real
Theater pedagogy
Theater teaching
description Esta tese de doutorado versa sobre as perspectivas históricas, políticas e artísticopedagógicas em Teatro Documentário, bem como situa algumas distintas maneiras de fazer esta proposta estética e parte de referências internacionais e nacionais e paulistanas, como o exemplo da Cia. Teatro Documentário em São Paulo, a qual o autor desta tese integra como ator-documentarista há dez anos. Este trabalho buscou compreender os tantos cantos e significados da palavra experiência para assim refletir: o que seria construir aulas de Teatro Documentário que se propusessem a ser experiência e que gerassem consciência significativa aos envolvidos? O estudo pensa, reflete e propõe uma educação básica a partir do conceito de experiência. Para tanto, foi necessária a construção de um novo currículo na área das Artes na unidade escolar pesquisada com a articulação do projeto CAI - Centro de Artes Integradas, o qual unificou as múltiplas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema e arquitetou novas práticas pedagógicas. A pesquisa também investigou e analisou o percurso artístico-pedagógico de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II que foi exposto, especificamente, ao ensino de Teatro Documentário. A narrativa é contada pelo artista-docente-pesquisador e pelos estudantes por meio de protocolos de aulas, os quais revelam novas possibilidades de se pensar, sentir e fazer escola e arte partindo dos fundamentos da chamada Pedagogia da Participação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090270018404352