Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/ |
Resumo: | Esta tese de doutorado versa sobre as perspectivas históricas, políticas e artísticopedagógicas em Teatro Documentário, bem como situa algumas distintas maneiras de fazer esta proposta estética e parte de referências internacionais e nacionais e paulistanas, como o exemplo da Cia. Teatro Documentário em São Paulo, a qual o autor desta tese integra como ator-documentarista há dez anos. Este trabalho buscou compreender os tantos cantos e significados da palavra experiência para assim refletir: o que seria construir aulas de Teatro Documentário que se propusessem a ser experiência e que gerassem consciência significativa aos envolvidos? O estudo pensa, reflete e propõe uma educação básica a partir do conceito de experiência. Para tanto, foi necessária a construção de um novo currículo na área das Artes na unidade escolar pesquisada com a articulação do projeto CAI - Centro de Artes Integradas, o qual unificou as múltiplas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema e arquitetou novas práticas pedagógicas. A pesquisa também investigou e analisou o percurso artístico-pedagógico de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II que foi exposto, especificamente, ao ensino de Teatro Documentário. A narrativa é contada pelo artista-docente-pesquisador e pelos estudantes por meio de protocolos de aulas, os quais revelam novas possibilidades de se pensar, sentir e fazer escola e arte partindo dos fundamentos da chamada Pedagogia da Participação. |
id |
USP_c4f091d8076055f18708696738edff02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01032021-160102 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básicaDocumentary Theater: songs of experience, artistic action in praxis in basic educationArtes integradasCurrículo em arteCurriculum in artDocumentary theaterEnsino de teatroExperienceExperiênciaIntegrated artsPedagogia da participaçãoPedagogia do teatroPedagogy of participationProtocolProtocoloTeatro do realTeatro documentárioTheater of the realTheater pedagogyTheater teachingEsta tese de doutorado versa sobre as perspectivas históricas, políticas e artísticopedagógicas em Teatro Documentário, bem como situa algumas distintas maneiras de fazer esta proposta estética e parte de referências internacionais e nacionais e paulistanas, como o exemplo da Cia. Teatro Documentário em São Paulo, a qual o autor desta tese integra como ator-documentarista há dez anos. Este trabalho buscou compreender os tantos cantos e significados da palavra experiência para assim refletir: o que seria construir aulas de Teatro Documentário que se propusessem a ser experiência e que gerassem consciência significativa aos envolvidos? O estudo pensa, reflete e propõe uma educação básica a partir do conceito de experiência. Para tanto, foi necessária a construção de um novo currículo na área das Artes na unidade escolar pesquisada com a articulação do projeto CAI - Centro de Artes Integradas, o qual unificou as múltiplas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema e arquitetou novas práticas pedagógicas. A pesquisa também investigou e analisou o percurso artístico-pedagógico de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II que foi exposto, especificamente, ao ensino de Teatro Documentário. A narrativa é contada pelo artista-docente-pesquisador e pelos estudantes por meio de protocolos de aulas, os quais revelam novas possibilidades de se pensar, sentir e fazer escola e arte partindo dos fundamentos da chamada Pedagogia da Participação.This doctoral thesis deals with the historical, political and artistic-pedagogical perspectives in Documentary Theater, as well as situates some different ways of making this aesthetic proposal, starting from international and national references, such as Cia. Teatro Documentário in São Paulo, where the author of this thesis has been a documentary actor for ten years. This work sought to understand the many corners and meanings of the word experience in order to reflect: what would it be like to build classes about Documentary Theater that were set out to be an experience and to generate a meaningful counsciousness to those involved. The study thinks, reflects and proposes a primary education based on the concept of experience. To achieve that, it was necessary to build a new curriculum in the Arts department in the school researched with the joint project: CAI - Center for Integrated Arts, which unified the multiple artistic languages (Visual Arts, Dance, Music, Theater and Cinema) and architected new pedagogical practices. The research also investigated and analyzed the artistic-pedagogical trajectory of a group of Elementary School students who were exposed, specifically, to teaching Documentary Theater. The narrative is told by the artist-teacher-researcher and the students through class protocols, which reveal new possibilities for thinking, feeling and doing school and art based on the foundations of the so-called Pedagogy of Participation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinazza, Monica AppezzatoCurado, Gustavo Idelbrando2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-02T22:16:01Zoai:teses.usp.br:tde-01032021-160102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-02T22:16:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica Documentary Theater: songs of experience, artistic action in praxis in basic education |
title |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica |
spellingShingle |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica Curado, Gustavo Idelbrando Artes integradas Currículo em arte Curriculum in art Documentary theater Ensino de teatro Experience Experiência Integrated arts Pedagogia da participação Pedagogia do teatro Pedagogy of participation Protocol Protocolo Teatro do real Teatro documentário Theater of the real Theater pedagogy Theater teaching |
title_short |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica |
title_full |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica |
title_fullStr |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica |
title_full_unstemmed |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica |
title_sort |
Teatro Documentário: cantos de experiência, ação artística em práxis na educação básica |
author |
Curado, Gustavo Idelbrando |
author_facet |
Curado, Gustavo Idelbrando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinazza, Monica Appezzato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curado, Gustavo Idelbrando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes integradas Currículo em arte Curriculum in art Documentary theater Ensino de teatro Experience Experiência Integrated arts Pedagogia da participação Pedagogia do teatro Pedagogy of participation Protocol Protocolo Teatro do real Teatro documentário Theater of the real Theater pedagogy Theater teaching |
topic |
Artes integradas Currículo em arte Curriculum in art Documentary theater Ensino de teatro Experience Experiência Integrated arts Pedagogia da participação Pedagogia do teatro Pedagogy of participation Protocol Protocolo Teatro do real Teatro documentário Theater of the real Theater pedagogy Theater teaching |
description |
Esta tese de doutorado versa sobre as perspectivas históricas, políticas e artísticopedagógicas em Teatro Documentário, bem como situa algumas distintas maneiras de fazer esta proposta estética e parte de referências internacionais e nacionais e paulistanas, como o exemplo da Cia. Teatro Documentário em São Paulo, a qual o autor desta tese integra como ator-documentarista há dez anos. Este trabalho buscou compreender os tantos cantos e significados da palavra experiência para assim refletir: o que seria construir aulas de Teatro Documentário que se propusessem a ser experiência e que gerassem consciência significativa aos envolvidos? O estudo pensa, reflete e propõe uma educação básica a partir do conceito de experiência. Para tanto, foi necessária a construção de um novo currículo na área das Artes na unidade escolar pesquisada com a articulação do projeto CAI - Centro de Artes Integradas, o qual unificou as múltiplas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema e arquitetou novas práticas pedagógicas. A pesquisa também investigou e analisou o percurso artístico-pedagógico de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II que foi exposto, especificamente, ao ensino de Teatro Documentário. A narrativa é contada pelo artista-docente-pesquisador e pelos estudantes por meio de protocolos de aulas, os quais revelam novas possibilidades de se pensar, sentir e fazer escola e arte partindo dos fundamentos da chamada Pedagogia da Participação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256573472145408 |