Design e exposição: das vitrines para as novas telas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallari, Heloisa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-28042010-151401/
Resumo: Discorre-se sobre as transformações na conceituação de design e nos modos de exposição do mesmo. A investigação tem início na segunda metade do século XIX, com destaque às relações estabelecidas na Exposição Universal de Londres, em 1851 entre a institucionalização do objeto industrial e a arquitetura. São tratadas as discussões entre forma e estilo, com a análise dos artefatos presentes nos pavilhões Art Déco e do Purismo mostrados na Exposição Internacional de Paris, em 1925, e os conceitos que embasam a musealização do design no MoMA, quando da formação, em 1932, do Departamento de Arquitetura e Design dessa instituição. Chega-se à atualidade pelo exame da espetaculização da cidade de Milão via objetos industriais e pelas discussões, que guiam a criação de museus dedicados ao tema e o surgimento da possibilidade de acessá-los via internet, de qualquer lugar e a qualquer hora.
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