Os sentidos pluralistas do cotidiano da cultura nas reportagens da revista Realidade nos anos de 1966 a 1968

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marcia Eliane
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-30042009-142142/
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre os sentidos da cultura abordados pela revista Realidade nos anos 1966 a 1968. Realidade foi uma publicação de informação geral que teve uma representação singular no jornalismo brasileiro, com um projeto editorial crítico e ousado refletido no processo jornalístico, ao apresentar pautas criadas sob um olhar inquieto frente às mudanças sociais. As reportagens estudadas foram selecionadas de um total de 33 edições publicadas num período de intensas transformações políticas e culturais no Brasil. Neste trabalho, entende-se por cultura manifestações humanas que se estabelecem num processo contínuo e transformador e a qual permite a interação entre as pessoas de uma forma livre e sem hierarquias, estabelecendo relações com diversas áreas do conhecimento. Sob essa proposta, parte-se da hipótese de que a revista capta essa idéia, quando expressa ao leitor as abordagens sociais de maneira pluralizada. Através de leituras de exemplares da Realidade, foi possível notar que as reportagens exercem uma visão ampliada dos acontecimentos culturais, entendendo que a cultura deva ser abordada em todas suas interfaces, mesmo que conflitantes, resistindo a estagnação proposta por regras padronizadas. Nas abordagens estudadas, estão presentes as questões da identidade cultural, dos conflitos gerados pela indústria cultural e as transformações sociais. A imprensa, ao abordar temas culturais no seu histórico de jornalismo cultural tem demonstrado grande superficialidade, com exceção de alguns movimentos particularizados. Assim, esta pesquisa demonstra o jornalismo não estereotipado da revista Realidade que apresenta um enfoque diferenciado e pluralizado para a cultura.
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