Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01112023-113451/ |
Resumo: | O Ensino de Ciências, no âmbito da educação escolar, visa desenvolver a Alfabetização Científica, ou seja, tornar o estudante capaz de compreender e transformar o mundo baseado nos conhecimentos e processos científicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as contribuições da Sequência de Ensino Investigativo, com o tema Energia e Eletromagnetismo, no processo de Alfabetização Científica para desenvolver as habilidades cognitivas investigativas dos estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e foi realizada com 28 estudantes entre 13 e 14 anos, cursando o 8º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição de ensino privada, localizada no interior do estado de São Paulo. A coleta dos dados se deu por meio da observação direta, de gravações das aulas de Ciências e de um questionário disponibilizado na plataforma Microsoft Forms. Para a análise dos dados, foram utilizados os indicadores propostos por Sasseron (2008) para descrever como o processo de Alfabetização Científica esteve presente durante as aulas de caráter investigativo. Para classificar as habilidades cognitivas, reveladas pelos estudantes em diferentes níveis, foi adotado o instrumento analítico para as atividades de investigação proposto por Zômpero, Laburú e Vilaça (2019). Os resultados obtidos demonstraram indícios de que as atividades realizadas, por meio da investigação, favoreceram o processo de Alfabetização Científica de forma positiva, de modo a beneficiar as manifestações das habilidades investigativas dos estudantes, uma vez que eles buscaram soluções para as questões propostas, recorrendo a pesquisas e experimentos nos simuladores, permitindo o aprofundamento conceitual embasado nos procedimentos científicos de forma investigativa. |
id |
USP_c6bcc2952db5c48171242c5e282048d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01112023-113451 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e EletromagnetismoScientific Literacy by investigation aimed to develop Cognitive Skills in Middle School: Energy and ElectromagnetismEnergiaEnergyEnsino de CiênciasEnsino InvestigativoInvestigative TeachingScience TeachingSociedade e meio ambienteSociety and environmentO Ensino de Ciências, no âmbito da educação escolar, visa desenvolver a Alfabetização Científica, ou seja, tornar o estudante capaz de compreender e transformar o mundo baseado nos conhecimentos e processos científicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as contribuições da Sequência de Ensino Investigativo, com o tema Energia e Eletromagnetismo, no processo de Alfabetização Científica para desenvolver as habilidades cognitivas investigativas dos estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e foi realizada com 28 estudantes entre 13 e 14 anos, cursando o 8º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição de ensino privada, localizada no interior do estado de São Paulo. A coleta dos dados se deu por meio da observação direta, de gravações das aulas de Ciências e de um questionário disponibilizado na plataforma Microsoft Forms. Para a análise dos dados, foram utilizados os indicadores propostos por Sasseron (2008) para descrever como o processo de Alfabetização Científica esteve presente durante as aulas de caráter investigativo. Para classificar as habilidades cognitivas, reveladas pelos estudantes em diferentes níveis, foi adotado o instrumento analítico para as atividades de investigação proposto por Zômpero, Laburú e Vilaça (2019). Os resultados obtidos demonstraram indícios de que as atividades realizadas, por meio da investigação, favoreceram o processo de Alfabetização Científica de forma positiva, de modo a beneficiar as manifestações das habilidades investigativas dos estudantes, uma vez que eles buscaram soluções para as questões propostas, recorrendo a pesquisas e experimentos nos simuladores, permitindo o aprofundamento conceitual embasado nos procedimentos científicos de forma investigativa.Science Teaching, within the scope of school education, aims to develop Scientific Literacy, that is making students capable of understanding and transforming the world based on knowledge and processes of science. This work reports and analyzes the contributions of the Sequence of Investigative Teaching, leading with the theme Energy and Electromagnetism, in the process of Scientific Literacy to develop the investigative cognitive abilities of students of the Middle School. The research has a qualitative approach of applied nature and was carried out with 28 students between 13 and 14 years old, attending the 7th year of Middle School in a private school, located in the small town in the interior of the São Paulo state. Data collection took place through direct observation, recordings of Science classes, and a questionnaire available for the students on the Microsoft Forms platform. For data analysis, the indicators proposed by Sasseron (2008) were used to describe how the Scientific Literacy process was present during the classes with investigative purpose. To classify the cognitive abilities, revealed by students at different levels, the analytical instrument for research activities proposed by Zômpero, Laburú, and Vilaça (2019) was adopted. The results have shown evidence that the activities carried out, through investigation, favored the Scientific Literacy process in a positive way, in order to benefit the manifestations of the students\' investigative skills, since they have found solutions to the proposed questions, taking research and experiments in simulators, allowing conceptual deepening based on scientific procedures in an investigative way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Carlos Alberto Moreira dosPereira, Émerson dos Reis2023-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01112023-113451/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-01T13:38:03Zoai:teses.usp.br:tde-01112023-113451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-01T13:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo Scientific Literacy by investigation aimed to develop Cognitive Skills in Middle School: Energy and Electromagnetism |
title |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo |
spellingShingle |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo Pereira, Émerson dos Reis Energia Energy Ensino de Ciências Ensino Investigativo Investigative Teaching Science Teaching Sociedade e meio ambiente Society and environment |
title_short |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo |
title_full |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo |
title_fullStr |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo |
title_full_unstemmed |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo |
title_sort |
Alfabetização Científica por investigação visando o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental II: Energia e Eletromagnetismo |
author |
Pereira, Émerson dos Reis |
author_facet |
Pereira, Émerson dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Carlos Alberto Moreira dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Émerson dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energia Energy Ensino de Ciências Ensino Investigativo Investigative Teaching Science Teaching Sociedade e meio ambiente Society and environment |
topic |
Energia Energy Ensino de Ciências Ensino Investigativo Investigative Teaching Science Teaching Sociedade e meio ambiente Society and environment |
description |
O Ensino de Ciências, no âmbito da educação escolar, visa desenvolver a Alfabetização Científica, ou seja, tornar o estudante capaz de compreender e transformar o mundo baseado nos conhecimentos e processos científicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as contribuições da Sequência de Ensino Investigativo, com o tema Energia e Eletromagnetismo, no processo de Alfabetização Científica para desenvolver as habilidades cognitivas investigativas dos estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e foi realizada com 28 estudantes entre 13 e 14 anos, cursando o 8º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição de ensino privada, localizada no interior do estado de São Paulo. A coleta dos dados se deu por meio da observação direta, de gravações das aulas de Ciências e de um questionário disponibilizado na plataforma Microsoft Forms. Para a análise dos dados, foram utilizados os indicadores propostos por Sasseron (2008) para descrever como o processo de Alfabetização Científica esteve presente durante as aulas de caráter investigativo. Para classificar as habilidades cognitivas, reveladas pelos estudantes em diferentes níveis, foi adotado o instrumento analítico para as atividades de investigação proposto por Zômpero, Laburú e Vilaça (2019). Os resultados obtidos demonstraram indícios de que as atividades realizadas, por meio da investigação, favoreceram o processo de Alfabetização Científica de forma positiva, de modo a beneficiar as manifestações das habilidades investigativas dos estudantes, uma vez que eles buscaram soluções para as questões propostas, recorrendo a pesquisas e experimentos nos simuladores, permitindo o aprofundamento conceitual embasado nos procedimentos científicos de forma investigativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01112023-113451/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01112023-113451/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256592239558656 |