Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandra Cristina Gorni Benedetti
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2007.tde-26062007-090606
Resumo: Por meio de nove atmosferas distintas, distribuídas em três capítulos, construiu-se um esboço de cartografia teórica de alguns estudos educacionais voltados à filosofia das multiplicidades de Gilles Deleuze & Félix Guattari, a partir da seguinte questão: o que se passa entre a educação e o plano de pensamento desses autores? As atmosferas anteriores e o primeiro capítulo dizem da construção do objeto da presente pesquisa: desde sua errância até a opção por tal plano de pensamento, e não outro. No segundo capítulo, são selecionados e apresentados alguns conceitos que permitem considerar a educação escolar na ausência do sujeito da educação, tradicionalmente tomado como fundamento e fim último da lida pedagógica; daí a opção pela concepção de aprendizagem de Deleuze. No último capítulo, questiona-se o lugar da identidade como ficção psíquica que a escola tem auxiliado a construir desde sua fundação, assim como se discutem os devires da educação por meio da análise dos efeitos de ruptura, resistência e criação materializados em 11 textos que enfrentam a tradição pedagógica com novas armas. Municiados de conceitos do plano de pensamento de Deleuze & Guattari e de outros criados a partir deste, os autores realizam uma experimentação que esgarça as concepções de representação e de recognição acopladas à idéia de sujeito da educação, expondo os artifícios de produção e corrupção das subjetividades pelo capitalismo. A última atmosfera, abraçando o derradeiro texto de Deleuze: Imanência: uma vida..., dedica-se a recolher os efeitos de ressonância captados por tal linha minoritária do pensamento educacional atual, a qual enseja fomentar as chances de a escola tornar-se lócus privilegiado de composição de forças desejantes capazes de ampliar a potência de dizer sim a outras formas de existência; existências dispostas, se necessário for, a criarem \"máquinas de guerra\" afeitas a desintegrar tudo o que ofusca a vida, seja na escola, seja fora dela.
id USP_c6fae524492ddf59d9c6b9b0c244946c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26062007-090606
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida... Between the education and the plane of thought of Deleuze & Guattari: a life... 2007-05-17Julio Roberto Groppa AquinoSandra Mara CorazzaSonia Aparecida Moreira FrançaWalter Omar KohanFlavia Ines SchillingSandra Cristina Gorni BenedettiUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Diferença e educação Difference and Education Educação e esquizoanálise Educação e filosofia das multiplicidades Education and Schizoanalysis Education e Philosophy of Multiplicities Félix Guattari Félix Guattari Gilles Deleuze Gilles Deleuze Por meio de nove atmosferas distintas, distribuídas em três capítulos, construiu-se um esboço de cartografia teórica de alguns estudos educacionais voltados à filosofia das multiplicidades de Gilles Deleuze & Félix Guattari, a partir da seguinte questão: o que se passa entre a educação e o plano de pensamento desses autores? As atmosferas anteriores e o primeiro capítulo dizem da construção do objeto da presente pesquisa: desde sua errância até a opção por tal plano de pensamento, e não outro. No segundo capítulo, são selecionados e apresentados alguns conceitos que permitem considerar a educação escolar na ausência do sujeito da educação, tradicionalmente tomado como fundamento e fim último da lida pedagógica; daí a opção pela concepção de aprendizagem de Deleuze. No último capítulo, questiona-se o lugar da identidade como ficção psíquica que a escola tem auxiliado a construir desde sua fundação, assim como se discutem os devires da educação por meio da análise dos efeitos de ruptura, resistência e criação materializados em 11 textos que enfrentam a tradição pedagógica com novas armas. Municiados de conceitos do plano de pensamento de Deleuze & Guattari e de outros criados a partir deste, os autores realizam uma experimentação que esgarça as concepções de representação e de recognição acopladas à idéia de sujeito da educação, expondo os artifícios de produção e corrupção das subjetividades pelo capitalismo. A última atmosfera, abraçando o derradeiro texto de Deleuze: Imanência: uma vida..., dedica-se a recolher os efeitos de ressonância captados por tal linha minoritária do pensamento educacional atual, a qual enseja fomentar as chances de a escola tornar-se lócus privilegiado de composição de forças desejantes capazes de ampliar a potência de dizer sim a outras formas de existência; existências dispostas, se necessário for, a criarem \"máquinas de guerra\" afeitas a desintegrar tudo o que ofusca a vida, seja na escola, seja fora dela. Through nine different atmospheres, distributed in three chapters, it was outlined a theoretical cartography of some studies addressed to Gilles Deleuze & Félix Guattari\'s philosophy of multiplicities, from the following question: what happens between education and the plane of thought of these authors? The Previous atmospheres and the first chapter are on the building of the object of this research from its roaming to the option for such a plane of thought, and not any other one. The second chapter deals with some concepts that allow us to think school education while in the absence of the subject of education, traditionally considered the purpose and the ultimate end of the pedagogical task; thus the reason for the option for Deleuze\'s pedagogical concept. The last chapter argues which is the place of identity as psychic fiction that school has helped us to build since its origins, as well as it discuss the coming-to-be of education through the analysis of the effects of disruption, resistance and e creation developed in 11 essays that face the pedagogical tradition with new weapons. Furnished with the concepts of Deleuze & Guattari\'s plane of thought, and with other ones created from them, the authors make an experimentation that tears apart the conceptions of representation and of recognition connected with the subject\'s idea of education, unveiling the artificialities of production and corruption of the subjectivities by capitalism. The last atmosphere, which embraces Deleuzes\' final essay: Immanence: a life..., gathers the resounding effects picked up by this minor part of the present educational thought, which wishes to promote chances of the school to become privileged locus of the composing of desiring forces able to enlarge the potency to say yes to other forms of existence; forms willing, if necessary, to create \"war machines\" used to disintegrating everything that hinders life, be it at school, or outside it. https://doi.org/10.11606/T.48.2007.tde-26062007-090606info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:12:26Zoai:teses.usp.br:tde-26062007-090606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:20:19.815652Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between the education and the plane of thought of Deleuze & Guattari: a life...
title Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
spellingShingle Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
Sandra Cristina Gorni Benedetti
title_short Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
title_full Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
title_fullStr Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
title_full_unstemmed Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
title_sort Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...
author Sandra Cristina Gorni Benedetti
author_facet Sandra Cristina Gorni Benedetti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio Roberto Groppa Aquino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Mara Corazza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sonia Aparecida Moreira França
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Walter Omar Kohan
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Flavia Ines Schilling
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandra Cristina Gorni Benedetti
contributor_str_mv Julio Roberto Groppa Aquino
Sandra Mara Corazza
Sonia Aparecida Moreira França
Walter Omar Kohan
Flavia Ines Schilling
description Por meio de nove atmosferas distintas, distribuídas em três capítulos, construiu-se um esboço de cartografia teórica de alguns estudos educacionais voltados à filosofia das multiplicidades de Gilles Deleuze & Félix Guattari, a partir da seguinte questão: o que se passa entre a educação e o plano de pensamento desses autores? As atmosferas anteriores e o primeiro capítulo dizem da construção do objeto da presente pesquisa: desde sua errância até a opção por tal plano de pensamento, e não outro. No segundo capítulo, são selecionados e apresentados alguns conceitos que permitem considerar a educação escolar na ausência do sujeito da educação, tradicionalmente tomado como fundamento e fim último da lida pedagógica; daí a opção pela concepção de aprendizagem de Deleuze. No último capítulo, questiona-se o lugar da identidade como ficção psíquica que a escola tem auxiliado a construir desde sua fundação, assim como se discutem os devires da educação por meio da análise dos efeitos de ruptura, resistência e criação materializados em 11 textos que enfrentam a tradição pedagógica com novas armas. Municiados de conceitos do plano de pensamento de Deleuze & Guattari e de outros criados a partir deste, os autores realizam uma experimentação que esgarça as concepções de representação e de recognição acopladas à idéia de sujeito da educação, expondo os artifícios de produção e corrupção das subjetividades pelo capitalismo. A última atmosfera, abraçando o derradeiro texto de Deleuze: Imanência: uma vida..., dedica-se a recolher os efeitos de ressonância captados por tal linha minoritária do pensamento educacional atual, a qual enseja fomentar as chances de a escola tornar-se lócus privilegiado de composição de forças desejantes capazes de ampliar a potência de dizer sim a outras formas de existência; existências dispostas, se necessário for, a criarem \"máquinas de guerra\" afeitas a desintegrar tudo o que ofusca a vida, seja na escola, seja fora dela.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2007.tde-26062007-090606
url https://doi.org/10.11606/T.48.2007.tde-26062007-090606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503065344147456