Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kindermann, Cristina Arcuri Eluf
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-26052011-134021/
Resumo: Esta tese constitui-se de pesquisa que relata a construção de uma nova Interface Pedagógica e evidencia sua aplicação como alternativa na produção e construção do conhecimento na formação do professor de Língua Inglesa. A interface é desenvolvida a partir da interseção da Linguística de Corpus e dos Multiletramentos. Sua práxis, primeiramente, ocorre em sala de aula, na graduação do curso de Letras e a interface compreende disciplinas que não estão incluídas na grade curricular. Sua utilização visa proporcionar promoção de autonomia, desenvolvimento da independência e acesso à capacitação ao aprendiz no processo ensino-aprendizagem. As práticas relacionadas ao uso da interface foram viabilizadas pelo momento contemporâneo, da globalização, e pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação as TICs tanto na sociedade quanto na educação formal. As observações foram feitas a partir das atividades desenvolvidas em quatro projetos elaborados para aplicação da interface. Estes comportam dois instantes de ensino-aprendizagem. Um deles ocorre na formação dos futuros professores de Língua Inglesa na graduação de Letras, por meio da prática efetuada pelo professor em sala de aula, com a compilação de um Corpus de Aprendizes e a construção de textos multimodais. O outro instante acontece quando o aluno graduando aplica suas próprias práticas. Esta etapa envolve os demais projetos: Projeto Helpers universidade particular, Projeto Helpers universidade pública e o Projeto EMEF desenvolvido em escola da rede municipal.
id USP_c766f107f5e242eb0398caacb2d5b2f0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26052011-134021
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesaNew pedagogic interface: corpus linguistics & multiliteraciesCorpus linguisticsFormação do professor de língua inglesaInterface pedagógicaLinguística de corpusMultiletramentosMultiliteraciesPedagogical interfacePraxisPráxisTraining of english teachers.Esta tese constitui-se de pesquisa que relata a construção de uma nova Interface Pedagógica e evidencia sua aplicação como alternativa na produção e construção do conhecimento na formação do professor de Língua Inglesa. A interface é desenvolvida a partir da interseção da Linguística de Corpus e dos Multiletramentos. Sua práxis, primeiramente, ocorre em sala de aula, na graduação do curso de Letras e a interface compreende disciplinas que não estão incluídas na grade curricular. Sua utilização visa proporcionar promoção de autonomia, desenvolvimento da independência e acesso à capacitação ao aprendiz no processo ensino-aprendizagem. As práticas relacionadas ao uso da interface foram viabilizadas pelo momento contemporâneo, da globalização, e pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação as TICs tanto na sociedade quanto na educação formal. As observações foram feitas a partir das atividades desenvolvidas em quatro projetos elaborados para aplicação da interface. Estes comportam dois instantes de ensino-aprendizagem. Um deles ocorre na formação dos futuros professores de Língua Inglesa na graduação de Letras, por meio da prática efetuada pelo professor em sala de aula, com a compilação de um Corpus de Aprendizes e a construção de textos multimodais. O outro instante acontece quando o aluno graduando aplica suas próprias práticas. Esta etapa envolve os demais projetos: Projeto Helpers universidade particular, Projeto Helpers universidade pública e o Projeto EMEF desenvolvido em escola da rede municipal.This thesis consists of an action research which reports the construction of a new pedagogical interface as an alternative for production and construction of knowledge in language graduation courses which prepare English language teachers. The interface is developed from the intersection of Corpus Linguistics and Multiliteracies. Its praxis primarily occurs in the classroom of the undergraduate students of Languages. The interface comprises two academic areas which are not included in the curriculum. Its use is intended to provide promotion of autonomy, independence and development of the learner access to training in the teaching / learning. Practices related to use of the interface were made possible by the contemporary moment of globalization and the integration of Information and Communication Technologies ICTs both in society and in education. The observations were made from the activities carried out in four projects designed for the interface application. These include two moments of teaching and learning. One occurs in the training of future English teachers in the Graduation Courses of Languages, through the practice made by the professor in the classroom, with the compilation of a learner corpus and with the construction of multimodal texts. The other moment is when the undergraduate students apply their own practices. This step involves the other projects: Helpers Project in a private university, Helpers Project in a public university and the Project EMEF developed in a public school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTagnin, Stella Esther OrtweilerKindermann, Cristina Arcuri Eluf2011-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-26052011-134021/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-26052011-134021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
New pedagogic interface: corpus linguistics & multiliteracies
title Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
spellingShingle Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
Kindermann, Cristina Arcuri Eluf
Corpus linguistics
Formação do professor de língua inglesa
Interface pedagógica
Linguística de corpus
Multiletramentos
Multiliteracies
Pedagogical interface
Praxis
Práxis
Training of english teachers.
title_short Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
title_full Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
title_fullStr Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
title_full_unstemmed Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
title_sort Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
author Kindermann, Cristina Arcuri Eluf
author_facet Kindermann, Cristina Arcuri Eluf
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tagnin, Stella Esther Ortweiler
dc.contributor.author.fl_str_mv Kindermann, Cristina Arcuri Eluf
dc.subject.por.fl_str_mv Corpus linguistics
Formação do professor de língua inglesa
Interface pedagógica
Linguística de corpus
Multiletramentos
Multiliteracies
Pedagogical interface
Praxis
Práxis
Training of english teachers.
topic Corpus linguistics
Formação do professor de língua inglesa
Interface pedagógica
Linguística de corpus
Multiletramentos
Multiliteracies
Pedagogical interface
Praxis
Práxis
Training of english teachers.
description Esta tese constitui-se de pesquisa que relata a construção de uma nova Interface Pedagógica e evidencia sua aplicação como alternativa na produção e construção do conhecimento na formação do professor de Língua Inglesa. A interface é desenvolvida a partir da interseção da Linguística de Corpus e dos Multiletramentos. Sua práxis, primeiramente, ocorre em sala de aula, na graduação do curso de Letras e a interface compreende disciplinas que não estão incluídas na grade curricular. Sua utilização visa proporcionar promoção de autonomia, desenvolvimento da independência e acesso à capacitação ao aprendiz no processo ensino-aprendizagem. As práticas relacionadas ao uso da interface foram viabilizadas pelo momento contemporâneo, da globalização, e pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação as TICs tanto na sociedade quanto na educação formal. As observações foram feitas a partir das atividades desenvolvidas em quatro projetos elaborados para aplicação da interface. Estes comportam dois instantes de ensino-aprendizagem. Um deles ocorre na formação dos futuros professores de Língua Inglesa na graduação de Letras, por meio da prática efetuada pelo professor em sala de aula, com a compilação de um Corpus de Aprendizes e a construção de textos multimodais. O outro instante acontece quando o aluno graduando aplica suas próprias práticas. Esta etapa envolve os demais projetos: Projeto Helpers universidade particular, Projeto Helpers universidade pública e o Projeto EMEF desenvolvido em escola da rede municipal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-26052011-134021/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-26052011-134021/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091094885957632