Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natália Pereira dos Anjos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-18112022-122508/
Resumo: As pesquisas sobre autogestão em equipes ágeis indicam papéis, estilos e características de liderança necessárias para a autogestão, componente essencial para o funcionamento dos métodos ágeis. Uma das formas mais importantes de entender a liderança é por meio dos comportamentos, mas não há estudos sistematizando os comportamentos das lideranças em ambientes com equipes ágeis autogeridas. Quais são os comportamentos esperados em líderes dentro de equipes ágeis? São iguais aos que se espera em equipes ou organizações tradicionais? É possível e suficiente utilizar os instrumentos tradicionais de avaliação dos comportamentos de liderança? O propósito deste estudo é identificar novos conteúdos, candidatos a itens para um instrumento de avaliação de comportamentos de liderança em equipes ágeis, nos moldes do LBDQ 50. A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica sistemática que identificou 23 comportamentos de liderança em equipes ágeis. A lista foi comparada com os 50 itens do LBDQ 50, o que permitiu identificar 20 novos conteúdos que descrevem comportamentos candidatos a compor este futuro instrumento. Estes comportamentos foram validados por nove especialistas, resultando em sete conteúdos considerados claros, pertinentes e relevantes, que podem vir a ser novos itens para instrumentos de avaliação de liderança em equipes ágeis. O resultado indica a necessidade de adaptação dos instrumentos de medição de comportamento de liderança para o contexto de equipes ágeis. Portanto, propõe-se sete conteúdos que podem ser utilizados para iniciar este processo. A transformação dos novos conteúdos em itens validados é a próxima etapa para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação de lideranças em equipes ágeis.
id USP_c7712c07821db8e2273c7367144e4b74
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18112022-122508
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridasIdentification of content to assess leadership behaviors in self-managed agile teamsAgile project managementAutogestãoBehavior assessment instrumentGerenciamento ágil de projetosInstrumento de avaliação de comportamentoLeadershipLiderançaSelf-managementAs pesquisas sobre autogestão em equipes ágeis indicam papéis, estilos e características de liderança necessárias para a autogestão, componente essencial para o funcionamento dos métodos ágeis. Uma das formas mais importantes de entender a liderança é por meio dos comportamentos, mas não há estudos sistematizando os comportamentos das lideranças em ambientes com equipes ágeis autogeridas. Quais são os comportamentos esperados em líderes dentro de equipes ágeis? São iguais aos que se espera em equipes ou organizações tradicionais? É possível e suficiente utilizar os instrumentos tradicionais de avaliação dos comportamentos de liderança? O propósito deste estudo é identificar novos conteúdos, candidatos a itens para um instrumento de avaliação de comportamentos de liderança em equipes ágeis, nos moldes do LBDQ 50. A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica sistemática que identificou 23 comportamentos de liderança em equipes ágeis. A lista foi comparada com os 50 itens do LBDQ 50, o que permitiu identificar 20 novos conteúdos que descrevem comportamentos candidatos a compor este futuro instrumento. Estes comportamentos foram validados por nove especialistas, resultando em sete conteúdos considerados claros, pertinentes e relevantes, que podem vir a ser novos itens para instrumentos de avaliação de liderança em equipes ágeis. O resultado indica a necessidade de adaptação dos instrumentos de medição de comportamento de liderança para o contexto de equipes ágeis. Portanto, propõe-se sete conteúdos que podem ser utilizados para iniciar este processo. A transformação dos novos conteúdos em itens validados é a próxima etapa para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação de lideranças em equipes ágeis.Research on self-management in agile teams indicates roles, styles and leadership characteristics necessary for self-management, an essential component for the functioning of agile methods. One of the most important ways to understand leadership is through behaviors, but there are no studies systematizing leadership behaviors in environments with self-managed agile teams. What are the expected behaviors in leaders within agile teams? Are they the same as what is expected in traditional teams or organizations? Is it possible and sufficient to use traditional instruments of assessment leadership behaviors? The purpose of this study is to identify new contents, candidate items for an instrument to assess leadership behaviors in agile teams, along the lines of the LBDQ 50. The research involved a systematic literature review that identified 23 leadership behaviors in agile teams. The list was compared with the 50 items of the LBDQ 50, which allowed the identification of 20 new contents that describe candidate behaviors to compose this future instrument. These behaviors were validated by nine experts, resulting in seven contents considered clear, pertinent and relevant, which may become new items for assessment tools of leadership in agile teams. The result indicates the need to adapt leadership behavior measurement instruments to the context of agile teams. Therefore, seven contents are proposed that can be used to start this process. The transformation of new contents into validated items is the next step for the development of an instrument for assessing leadership in agile teams.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Daniel CapaldoSilva, Natália Pereira dos Anjos2022-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-18112022-122508/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-18T17:49:11Zoai:teses.usp.br:tde-18112022-122508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-18T17:49:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
Identification of content to assess leadership behaviors in self-managed agile teams
title Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
spellingShingle Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
Silva, Natália Pereira dos Anjos
Agile project management
Autogestão
Behavior assessment instrument
Gerenciamento ágil de projetos
Instrumento de avaliação de comportamento
Leadership
Liderança
Self-management
title_short Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
title_full Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
title_fullStr Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
title_full_unstemmed Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
title_sort Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
author Silva, Natália Pereira dos Anjos
author_facet Silva, Natália Pereira dos Anjos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Daniel Capaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natália Pereira dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Agile project management
Autogestão
Behavior assessment instrument
Gerenciamento ágil de projetos
Instrumento de avaliação de comportamento
Leadership
Liderança
Self-management
topic Agile project management
Autogestão
Behavior assessment instrument
Gerenciamento ágil de projetos
Instrumento de avaliação de comportamento
Leadership
Liderança
Self-management
description As pesquisas sobre autogestão em equipes ágeis indicam papéis, estilos e características de liderança necessárias para a autogestão, componente essencial para o funcionamento dos métodos ágeis. Uma das formas mais importantes de entender a liderança é por meio dos comportamentos, mas não há estudos sistematizando os comportamentos das lideranças em ambientes com equipes ágeis autogeridas. Quais são os comportamentos esperados em líderes dentro de equipes ágeis? São iguais aos que se espera em equipes ou organizações tradicionais? É possível e suficiente utilizar os instrumentos tradicionais de avaliação dos comportamentos de liderança? O propósito deste estudo é identificar novos conteúdos, candidatos a itens para um instrumento de avaliação de comportamentos de liderança em equipes ágeis, nos moldes do LBDQ 50. A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica sistemática que identificou 23 comportamentos de liderança em equipes ágeis. A lista foi comparada com os 50 itens do LBDQ 50, o que permitiu identificar 20 novos conteúdos que descrevem comportamentos candidatos a compor este futuro instrumento. Estes comportamentos foram validados por nove especialistas, resultando em sete conteúdos considerados claros, pertinentes e relevantes, que podem vir a ser novos itens para instrumentos de avaliação de liderança em equipes ágeis. O resultado indica a necessidade de adaptação dos instrumentos de medição de comportamento de liderança para o contexto de equipes ágeis. Portanto, propõe-se sete conteúdos que podem ser utilizados para iniciar este processo. A transformação dos novos conteúdos em itens validados é a próxima etapa para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação de lideranças em equipes ágeis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-18112022-122508/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-18112022-122508/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257118270291968