Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Jamile Silva Guimarães de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-18042017-094354/
Resumo: Esta pesquisa é um estudo etnográfico realizado em duas escolas públicas do segundo ciclo do ensino fundamental (6º a 9° anos), de duas capitais, São Paulo e Salvador. Tendo como objetivo compreender o papel do bullying no processo de construção da identidade de gênero entre as meninas, foram utilizadas as seguintes técnicas metodológicas: observação participante, conversas informais individuais e grupais com jovens de ambos os sexos e entrevistas em profundidade com garotas, na faixa etária de 11 a 15 anos. A instituição escolar constitui um espaço basilar de poder que regula, normaliza e inculca modelos de feminilidade e masculinidade e da sexualidade heterossexual. Nesse processo de aprendizado social das identidades de gênero, o grupo de pares exerce papel fundamental na reprodução e/ou ressignificação das normas, práticas e discursos relacionados à feminilidade. O bullying cumpre um importante papel como mecanismo cultural estruturado para a prescrição de formas de produção e modelagem dos sujeitos. Tomando como ponto de partida as práticas interacionais cotidianas de inclusão/exclusão social, interpreta-se o bullying entre garotas como uma forma de sociabilidade, assentada em um jogo de diferenças e oposições. As disputas cotidianas entre as meninas associam-se à regulação da sua sexualidade e conformam um processo feminilizante através do controle e da punição de condutas socialmente reprovadas. Por meio dessas interações de regulação e controle da sexualidade são coproduzidas categorias de identidade de gênero, mediante a demarcação e negociação de posições e papéis na hierarquia social
id USP_c77a19ed7b3ed06dcb10c61982f9e39c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18042017-094354
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gêneroBullying as a form of youthful sociability: a study of interactive practices among girls in the construction of gender identitiesBullyingBullyingGenderGêneroGirlsMeninasSexualidadeSexualitySocializaçãoSocializationEsta pesquisa é um estudo etnográfico realizado em duas escolas públicas do segundo ciclo do ensino fundamental (6º a 9° anos), de duas capitais, São Paulo e Salvador. Tendo como objetivo compreender o papel do bullying no processo de construção da identidade de gênero entre as meninas, foram utilizadas as seguintes técnicas metodológicas: observação participante, conversas informais individuais e grupais com jovens de ambos os sexos e entrevistas em profundidade com garotas, na faixa etária de 11 a 15 anos. A instituição escolar constitui um espaço basilar de poder que regula, normaliza e inculca modelos de feminilidade e masculinidade e da sexualidade heterossexual. Nesse processo de aprendizado social das identidades de gênero, o grupo de pares exerce papel fundamental na reprodução e/ou ressignificação das normas, práticas e discursos relacionados à feminilidade. O bullying cumpre um importante papel como mecanismo cultural estruturado para a prescrição de formas de produção e modelagem dos sujeitos. Tomando como ponto de partida as práticas interacionais cotidianas de inclusão/exclusão social, interpreta-se o bullying entre garotas como uma forma de sociabilidade, assentada em um jogo de diferenças e oposições. As disputas cotidianas entre as meninas associam-se à regulação da sua sexualidade e conformam um processo feminilizante através do controle e da punição de condutas socialmente reprovadas. Por meio dessas interações de regulação e controle da sexualidade são coproduzidas categorias de identidade de gênero, mediante a demarcação e negociação de posições e papéis na hierarquia socialThis research is an ethnographic study carried out in two public schools of the second cycle of primary education (6th to 9th grade), from two Brazilian states capitals, São Paulo and Salvador. In order to understand the role of bullying in the process of constructing gender identity among girls, the following methodological techniques were used: participant observation, individual and group informal conversations with both sexes and in-depth interviews with girls in the range age from 11 to 15 years. The school institution is a basic space of power that regulates, normalizes and inculcates models of femininity and masculinity and of heterosexual sexuality. In this process of social learning of gender identities, the peer group plays a fundamental role in the reproduction and/or re-signification of norms, practices and discourses related to femininity. Bullying plays an important role as a structured cultural mechanism for the prescription of forms of production and modeling of subjects. Taking as a starting point the daily interactional practices of social inclusion/exclusion, it is interpreted bullying among girls as a form of sociability, based on a game of differences and oppositions. The daily disputes among girls are associated with the regulation of their sexuality and conform a feminizing process through the control and punishment of socially disapproved behavior. Through these interactions of regulation and control of sexuality, categories of gender identity are co-produced by demarcating and negotiating positions and roles in the social hierarchyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCabral, Cristiane da SilvaSchor, NéiaJesus, Jamile Silva Guimarães de2017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-18042017-094354/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-18042017-094354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
Bullying as a form of youthful sociability: a study of interactive practices among girls in the construction of gender identities
title Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
spellingShingle Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
Jesus, Jamile Silva Guimarães de
Bullying
Bullying
Gender
Gênero
Girls
Meninas
Sexualidade
Sexuality
Socialização
Socialization
title_short Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
title_full Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
title_fullStr Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
title_full_unstemmed Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
title_sort Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero
author Jesus, Jamile Silva Guimarães de
author_facet Jesus, Jamile Silva Guimarães de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Cristiane da Silva
Schor, Néia
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Jamile Silva Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Bullying
Gender
Gênero
Girls
Meninas
Sexualidade
Sexuality
Socialização
Socialization
topic Bullying
Bullying
Gender
Gênero
Girls
Meninas
Sexualidade
Sexuality
Socialização
Socialization
description Esta pesquisa é um estudo etnográfico realizado em duas escolas públicas do segundo ciclo do ensino fundamental (6º a 9° anos), de duas capitais, São Paulo e Salvador. Tendo como objetivo compreender o papel do bullying no processo de construção da identidade de gênero entre as meninas, foram utilizadas as seguintes técnicas metodológicas: observação participante, conversas informais individuais e grupais com jovens de ambos os sexos e entrevistas em profundidade com garotas, na faixa etária de 11 a 15 anos. A instituição escolar constitui um espaço basilar de poder que regula, normaliza e inculca modelos de feminilidade e masculinidade e da sexualidade heterossexual. Nesse processo de aprendizado social das identidades de gênero, o grupo de pares exerce papel fundamental na reprodução e/ou ressignificação das normas, práticas e discursos relacionados à feminilidade. O bullying cumpre um importante papel como mecanismo cultural estruturado para a prescrição de formas de produção e modelagem dos sujeitos. Tomando como ponto de partida as práticas interacionais cotidianas de inclusão/exclusão social, interpreta-se o bullying entre garotas como uma forma de sociabilidade, assentada em um jogo de diferenças e oposições. As disputas cotidianas entre as meninas associam-se à regulação da sua sexualidade e conformam um processo feminilizante através do controle e da punição de condutas socialmente reprovadas. Por meio dessas interações de regulação e controle da sexualidade são coproduzidas categorias de identidade de gênero, mediante a demarcação e negociação de posições e papéis na hierarquia social
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-18042017-094354/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-18042017-094354/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257065680011264