As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma abordagem sobre as novas tecnologias no contexto escolar, com vistas para aplicação do GeoGebra em trigonometria. O objetivo é nortear professores da educação básica na preparação de aulas usando o GeoGebra, visando ao enriquecimento do tema trigonometria em sala de aula. As atividades propostas estão divididas em três grupos: trigonometria básica, funções trigonométricas e equações trigonométricas. Cada uma possui um alto nível de detalhamento, com o objetivo de incentivar o uso por professores com pouco ou nenhum conhecimento do software, bem como incentivar atividades que promovam a criação por parte dos alunos. A ideia é que os alunos construam as atividades, aprendendo a utilizar o software, interagindo por meio da movimentação dos objetos, e tirando suas conclusões pertinentes às atividades. De maneira geral, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno por meio do ensino de Matemática agregando a utilização de tecnologia, de forma que o aluno não seja somente um expectador, mas sim, participante da construção da própria atividade. |
id |
USP_c7c49c8cdd2155c43d215a40ac8bfa82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17122015-104430 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria New technologies in the school context: an approach about GeoGebra applications in trigonometry 2015-04-28Vanessa Rolnik ArtioliMarta Cilene GadottiSelma Helena de Jesus NicolaJander Carlos Silva e SilvaUniversidade de São PauloMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUSPBR Dynamic geometry Funções trigonoméricas e equações trigonométricas GeoGebra GeoGebra Geometria dinâmica Trigonometria Trigonometry Trigonometry functions and trigonometric equations Este trabalho apresenta uma abordagem sobre as novas tecnologias no contexto escolar, com vistas para aplicação do GeoGebra em trigonometria. O objetivo é nortear professores da educação básica na preparação de aulas usando o GeoGebra, visando ao enriquecimento do tema trigonometria em sala de aula. As atividades propostas estão divididas em três grupos: trigonometria básica, funções trigonométricas e equações trigonométricas. Cada uma possui um alto nível de detalhamento, com o objetivo de incentivar o uso por professores com pouco ou nenhum conhecimento do software, bem como incentivar atividades que promovam a criação por parte dos alunos. A ideia é que os alunos construam as atividades, aprendendo a utilizar o software, interagindo por meio da movimentação dos objetos, e tirando suas conclusões pertinentes às atividades. De maneira geral, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno por meio do ensino de Matemática agregando a utilização de tecnologia, de forma que o aluno não seja somente um expectador, mas sim, participante da construção da própria atividade. This work presents na approach to new Technologies in the educational context, with a view to applications of the GeoGebra in trigonometry. The goal is to guide teachers of the basic education in preparing lessons using GeoGebra, aiming to enrich trigonometry the in the classroom. The proposed activities are divided into three groups : basic trigonometry, trigonometry functions and trigonometry equations. Each one has a high level of details, in order to encourage the use by teachers with little or no knowledge of the software, and also encourage activities that promote the creation by the students. The idea is that students build the activities, learning how to use the software, interacting by moving objects, and taking their conclusions about the activities. In general, one intends to contribute to the development of logical thinking of students through the teaching of Mathematics adding the use of technology, so that the student is not only a spectator, but, participant of the construction of their own activity. https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:15:42Zoai:teses.usp.br:tde-17122015-104430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:49:55.608842Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
New technologies in the school context: an approach about GeoGebra applications in trigonometry |
title |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria |
spellingShingle |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria Jander Carlos Silva e Silva |
title_short |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria |
title_full |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria |
title_fullStr |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria |
title_full_unstemmed |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria |
title_sort |
As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria |
author |
Jander Carlos Silva e Silva |
author_facet |
Jander Carlos Silva e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vanessa Rolnik Artioli |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marta Cilene Gadotti |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Selma Helena de Jesus Nicola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jander Carlos Silva e Silva |
contributor_str_mv |
Vanessa Rolnik Artioli Marta Cilene Gadotti Selma Helena de Jesus Nicola |
description |
Este trabalho apresenta uma abordagem sobre as novas tecnologias no contexto escolar, com vistas para aplicação do GeoGebra em trigonometria. O objetivo é nortear professores da educação básica na preparação de aulas usando o GeoGebra, visando ao enriquecimento do tema trigonometria em sala de aula. As atividades propostas estão divididas em três grupos: trigonometria básica, funções trigonométricas e equações trigonométricas. Cada uma possui um alto nível de detalhamento, com o objetivo de incentivar o uso por professores com pouco ou nenhum conhecimento do software, bem como incentivar atividades que promovam a criação por parte dos alunos. A ideia é que os alunos construam as atividades, aprendendo a utilizar o software, interagindo por meio da movimentação dos objetos, e tirando suas conclusões pertinentes às atividades. De maneira geral, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno por meio do ensino de Matemática agregando a utilização de tecnologia, de forma que o aluno não seja somente um expectador, mas sim, participante da construção da própria atividade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502822184615936 |