As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jander Carlos Silva e Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre as novas tecnologias no contexto escolar, com vistas para aplicação do GeoGebra em trigonometria. O objetivo é nortear professores da educação básica na preparação de aulas usando o GeoGebra, visando ao enriquecimento do tema trigonometria em sala de aula. As atividades propostas estão divididas em três grupos: trigonometria básica, funções trigonométricas e equações trigonométricas. Cada uma possui um alto nível de detalhamento, com o objetivo de incentivar o uso por professores com pouco ou nenhum conhecimento do software, bem como incentivar atividades que promovam a criação por parte dos alunos. A ideia é que os alunos construam as atividades, aprendendo a utilizar o software, interagindo por meio da movimentação dos objetos, e tirando suas conclusões pertinentes às atividades. De maneira geral, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno por meio do ensino de Matemática agregando a utilização de tecnologia, de forma que o aluno não seja somente um expectador, mas sim, participante da construção da própria atividade.
id USP_c7c49c8cdd2155c43d215a40ac8bfa82
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17122015-104430
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria New technologies in the school context: an approach about GeoGebra applications in trigonometry 2015-04-28Vanessa Rolnik ArtioliMarta Cilene GadottiSelma Helena de Jesus NicolaJander Carlos Silva e SilvaUniversidade de São PauloMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUSPBR Dynamic geometry Funções trigonoméricas e equações trigonométricas GeoGebra GeoGebra Geometria dinâmica Trigonometria Trigonometry Trigonometry functions and trigonometric equations Este trabalho apresenta uma abordagem sobre as novas tecnologias no contexto escolar, com vistas para aplicação do GeoGebra em trigonometria. O objetivo é nortear professores da educação básica na preparação de aulas usando o GeoGebra, visando ao enriquecimento do tema trigonometria em sala de aula. As atividades propostas estão divididas em três grupos: trigonometria básica, funções trigonométricas e equações trigonométricas. Cada uma possui um alto nível de detalhamento, com o objetivo de incentivar o uso por professores com pouco ou nenhum conhecimento do software, bem como incentivar atividades que promovam a criação por parte dos alunos. A ideia é que os alunos construam as atividades, aprendendo a utilizar o software, interagindo por meio da movimentação dos objetos, e tirando suas conclusões pertinentes às atividades. De maneira geral, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno por meio do ensino de Matemática agregando a utilização de tecnologia, de forma que o aluno não seja somente um expectador, mas sim, participante da construção da própria atividade. This work presents na approach to new Technologies in the educational context, with a view to applications of the GeoGebra in trigonometry. The goal is to guide teachers of the basic education in preparing lessons using GeoGebra, aiming to enrich trigonometry the in the classroom. The proposed activities are divided into three groups : basic trigonometry, trigonometry functions and trigonometry equations. Each one has a high level of details, in order to encourage the use by teachers with little or no knowledge of the software, and also encourage activities that promote the creation by the students. The idea is that students build the activities, learning how to use the software, interacting by moving objects, and taking their conclusions about the activities. In general, one intends to contribute to the development of logical thinking of students through the teaching of Mathematics adding the use of technology, so that the student is not only a spectator, but, participant of the construction of their own activity. https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:15:42Zoai:teses.usp.br:tde-17122015-104430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:49:55.608842Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv New technologies in the school context: an approach about GeoGebra applications in trigonometry
title As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
spellingShingle As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
Jander Carlos Silva e Silva
title_short As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
title_full As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
title_fullStr As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
title_full_unstemmed As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
title_sort As novas tecnologias no contexto escolar: uma abordagem sobre aplicações do GeoGebra em trigonometria
author Jander Carlos Silva e Silva
author_facet Jander Carlos Silva e Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanessa Rolnik Artioli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marta Cilene Gadotti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Selma Helena de Jesus Nicola
dc.contributor.author.fl_str_mv Jander Carlos Silva e Silva
contributor_str_mv Vanessa Rolnik Artioli
Marta Cilene Gadotti
Selma Helena de Jesus Nicola
description Este trabalho apresenta uma abordagem sobre as novas tecnologias no contexto escolar, com vistas para aplicação do GeoGebra em trigonometria. O objetivo é nortear professores da educação básica na preparação de aulas usando o GeoGebra, visando ao enriquecimento do tema trigonometria em sala de aula. As atividades propostas estão divididas em três grupos: trigonometria básica, funções trigonométricas e equações trigonométricas. Cada uma possui um alto nível de detalhamento, com o objetivo de incentivar o uso por professores com pouco ou nenhum conhecimento do software, bem como incentivar atividades que promovam a criação por parte dos alunos. A ideia é que os alunos construam as atividades, aprendendo a utilizar o software, interagindo por meio da movimentação dos objetos, e tirando suas conclusões pertinentes às atividades. De maneira geral, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno por meio do ensino de Matemática agregando a utilização de tecnologia, de forma que o aluno não seja somente um expectador, mas sim, participante da construção da própria atividade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430
url https://doi.org/10.11606/D.55.2015.tde-17122015-104430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502822184615936