Abordagens de tecnologia presentes nos livros didáticos de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daiane Beatriz Santana dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-141953/
Resumo: A tecnologia está presente de forma crescente em vários campos da sociedade e na educação tem sido bastante abordada no movimento CTS. Este trabalho tem como objetivo principal a análise dos livros didáticos de química do Ensino Médio e a elucidação das principais abordagens sobre tecnologia presentes nesses textos. Os dados analisados compreenderam trabalhos de pesquisa nos principais periódicos brasileiros da área de ensino de ciências, documentos oficiais que orientam esse ensino, editais de seleção e guias de livros didáticos assim como as quatro coleções de livros didáticos de química aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático de 2015. A análise realizada foi baseada na análise de conteúdo utilizando categorias provenientes da literatura e categorias que emergiram dos textos. A análise dos documentos oficiais, do guia e dos editais de seleção dos livros didáticos revela que a tecnologia é considerada um conteúdo obrigatório no ensino de química. Um levantamento feito nos principais periódicos brasileiros da área de ensino de ciências revelou que a tecnologia é pouco pesquisada nesse contexto. Os trabalhos apontam que a principal concepção de tecnologia é a de ciência aplicada. Por outro lado, os documentos oficiais apontam para a importância de um ensino CTS, dos alunos compreenderem o processo histórico de desenvolvimento da tecnologia e compreenderem o funcionamento de artefatos tecnológicos. A análise dos livros didáticos revela que 79% dos exemplos encontrados apontam que tecnologia é ciência aplicada e em 8% aparecem como sinônimo de técnica. Em 12% dos trechos analisados a tecnologia influencia o desenvolvimento da ciência, entretanto na maioria dos casos é apresentada a ideia de modelo linear de desenvolvimento científico e tecnológico. Os livros didáticos também apresentam alguns exemplos de cultura tecnológica intrínseca e extrínseca. Na cultura tecnológica extrínseca dividiram-se os exemplos em otimismo e pessimismo tecnológico, acessibilidade da tecnologia, neutralidade da tecnologia e tecnologia muda a forma de ver o mundo. O número de exemplos em que a tecnologia foi vista de forma otimista é superior aos exemplos pessimistas. A tecnologia foi apresentada mais como fonte de exemplificação do que como fonte de conteúdo e também foi utilizada no livro como uma forma de justificar a aprendizagem da ciência. Assim, aparecem contradições entre as concepções de tecnologia veiculadas nos livros e as estabelecidas nos documentos oficiais. Tais contradições dificultam o trabalho dos professores em sala de aula e podem estar na raiz das visões equivocadas encontradas do termo. Dessa forma, trabalhar efetivamente a tecnologia em sala de aula requer uma mudança na postura tradicional, que tende a reduzir a tecnologia à mera ciência aplicada. Tal mudança passa necessariamente pela atualização de algumas ideias veiculadas pelos livros didáticos.
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A análise realizada foi baseada na análise de conteúdo utilizando categorias provenientes da literatura e categorias que emergiram dos textos. A análise dos documentos oficiais, do guia e dos editais de seleção dos livros didáticos revela que a tecnologia é considerada um conteúdo obrigatório no ensino de química. Um levantamento feito nos principais periódicos brasileiros da área de ensino de ciências revelou que a tecnologia é pouco pesquisada nesse contexto. Os trabalhos apontam que a principal concepção de tecnologia é a de ciência aplicada. Por outro lado, os documentos oficiais apontam para a importância de um ensino CTS, dos alunos compreenderem o processo histórico de desenvolvimento da tecnologia e compreenderem o funcionamento de artefatos tecnológicos. A análise dos livros didáticos revela que 79% dos exemplos encontrados apontam que tecnologia é ciência aplicada e em 8% aparecem como sinônimo de técnica. Em 12% dos trechos analisados a tecnologia influencia o desenvolvimento da ciência, entretanto na maioria dos casos é apresentada a ideia de modelo linear de desenvolvimento científico e tecnológico. Os livros didáticos também apresentam alguns exemplos de cultura tecnológica intrínseca e extrínseca. Na cultura tecnológica extrínseca dividiram-se os exemplos em otimismo e pessimismo tecnológico, acessibilidade da tecnologia, neutralidade da tecnologia e tecnologia muda a forma de ver o mundo. O número de exemplos em que a tecnologia foi vista de forma otimista é superior aos exemplos pessimistas. A tecnologia foi apresentada mais como fonte de exemplificação do que como fonte de conteúdo e também foi utilizada no livro como uma forma de justificar a aprendizagem da ciência. Assim, aparecem contradições entre as concepções de tecnologia veiculadas nos livros e as estabelecidas nos documentos oficiais. Tais contradições dificultam o trabalho dos professores em sala de aula e podem estar na raiz das visões equivocadas encontradas do termo. Dessa forma, trabalhar efetivamente a tecnologia em sala de aula requer uma mudança na postura tradicional, que tende a reduzir a tecnologia à mera ciência aplicada. Tal mudança passa necessariamente pela atualização de algumas ideias veiculadas pelos livros didáticos.Technology is present increasingly in various fields of society and in education has been greatly addressed in the CTS movement. The aim of this work is the analysis of high school chemistry textbooks and the elucidation of the main approaches on technology present in these texts. The data analyzed included research work in the main Brazilian journals in the area of science education, official documents that guide this teaching, selection process and textbook guides as well as the four collections of chemistry textbooks approved in the National Textbook Plan of 2015. The analysis was based on the content analysis using categories from the literature and categories that emerged from the texts. The analysis of the official documents, the guide and the textbook selection processes reveals that technology is considered an obligatory content in teaching chemistry. A survey carried out in the main Brazilian journals in the field of science education revealed that technology is little researched in this context. The works show that the main concept of technology is applied science. On the other hand, official documents point to the importance of CTS teaching, students understanding of the historical process of technology development and understanding of the operation of technological artifacts. The analysis of the textbooks reveals that 79% of the examples found point out that technology is applied science and in 8% they appear as synonymous with technique. In 12% of the extracts analyzed technology influences the development of science. However, in most cases the idea of a linear model of scientific and technological development is presented. The textbooks also present some examples of intrinsic and extrinsic technological culture. In the extrinsic technological culture the examples were divided into optimism and technological pessimism, technology accessibility, technology neutrality and technology modifies the way we see the world. The number of examples in which the technology was viewed optimistically is superior to pessimistic examples. Technology was presented more as a source of exemplification than as a source of subject matter and was also used in the book as a way of justifying the learning of science. Thus, contradictions appear between the conceptions of technology conveyed in the books and those established in the official documents. Such contradictions make the work of teachers difficult in the classroom and may be at the root of the mistaken views of the term. Thus, effectively working the technology in the classroom requires a change in the traditional posture, which tends to reduce technology to mere applied science. Such change necessarily involves the updating of some ideas conveyed by textbooks.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, CarmenSantos, Daiane Beatriz Santana dos2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-141953/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-05072018-141953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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